Entenda antes de comprar em TV

Android TV: como funciona o sistema operacional

Parceria entre duas gigantes da tecnologia resultou em smart TVs com Android.

android tv
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

TVS COM ANDROID EM OFERTA:

As smart TVs se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Contudo, de uma parceria entre a Google e a Sony, surgiram as smart TVs com Android, que são ainda melhores que as comuns.

O sistema operacional Android TV foi lançado em meados de 2014 e, em 2015, já chegou ao Brasil, fazendo bastante sucesso.

Quer entender melhor como ele funciona, quais suas vantagens e em quais dispositivos o sistema é usado? É só continuar a leitura e conferir nosso artigo!

O que é o Android TV?

O Android TV é um sistema operacional desenvolvido pela Google, com base no kernel do Linux, sistema comumente utilizado nas demais smart TVs. Como ele é feito especialmente para acessar conteúdos de mídia (músicas e filmes) na televisão, sua interface é bastante otimizada e intuitiva.

A interface do Android TV é similar a do Google Play, contando com os recursos Google Assistante e Chromecast integrado.

Google Assistante

O Google Assistante é uma ferramenta para responder perguntas do usuário, relativamente similar à famosa Siri, desenvolvida pela Apple. Além de realizar interações iniciadas por você, a Assistante também faz recomendações com base no seu histórico de uso e de pesquisas.

Chromecast Integrado

A tecnologia do famoso Chromecast está presente na Android TV para auxiliar no uso de serviços de streaming como Netflix, Spotify, Amazon Prime etc.

O Google Cast sincroniza os dispositivos do usuário com a TV, permitindo controlar a televisão através do tablet ou celular com sistema Android. Isso também permite que o usuário pause o conteúdo e continue a assistir de onde parou em outro dispositivo sincronizado.

Quais as vantagens do Android TV?

O Android TV é um sistema operacional nativo, portanto, não é necessário nenhuma instalação adicional ou o uso de smart boxes. As Smart TVs Android fabricadas pela Sony, por isso, contam com o processador X1 e a excelente tela Sony BRAVIA — ambos desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência de imagem, com cor e contraste otimizados.

O Android TV pode ser controlado não somente por outros dispositivos Android sincronizados, como também por um comando de voz avançado.

Excelência para filmes e jogos

As televisões 4K com Android TV são recomendadas pela própria Netflix como a melhor opção para desfrutar ao máximo da experiência audiovisual.

Essas TVs, por sua capacidade de processamento de imagens, também são excelentes para jogos.

Estes podem ser facilmente transmitidos do smartphone ou tablet para a televisão e alguns suportam o modo multiplayer, desde que seus amigos estejam utilizando a mesma televisão que você.

Interface intuitiva

A interface é muito similar a do Android em celulares, conhecida da maioria dos usuários. Isso torna a experiência muito mais familiar e fácil de ser utilizada.

Além disso, a TV tem fácil acesso à Play Store, que reúne um número maior de aplicativos em relação a todas as concorrentes.

Todos os serviços de vídeo mais importantes, como Youtube, Globo Play e Vimeo têm conteúdo otimizado para as smart TVs com Android, além da própria Netflix.

Busca por voz

Além da comodidade de controlar a televisão por meio de outro dispositivo, também há a possibilidade de fazer buscas por voz rapidamente.

A tecnologia é bastante avançada e funciona bem. Isso porque há um microfone integrado ao próprio controle remoto da TV, o que torna a experiência ainda mais fácil e intuitiva.

Compatibilidade

Além de ter a opção de jogar games presentes na Play Store, as smart TVs com Android também são compatíveis com os consoles mais modernos da Sony, Play Station 4 e Play Station 4 Pro.

Ao integrar os dois, é possível ter acesso a um grande número de jogos populares, com uma excelente qualidade de imagem, som e processamento.

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv