O que é Freesync? Entenda a tecnologia das novas Smart TVs Samsung

Veja as vantagens do recurso Samsung FreeSync, ideal para quem quer uma smart TV para jogos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Adotada inicialmente nos monitores da marca, a tecnologia FreeSync começou a aparecer nas smart TVs Samsung mais avançadas, como nos modelos com tela QLED, a partir de 2018. O recurso tem como objetivo evitar situações como interferências na tela que atrapalham a experiência em jogos pesados.

Esses problemas são, principalmente, o chamado screen tearing ou tela partida, quando o próximo quadro começa a ser exibido antes do atual acabar, como se uma tivesse “engolindo” a outra, e o stuttering, quando o mesmo quadro é exibido mais de uma vez, como se a imagem estivesse "engasgada".

Isso acontece quando a placa de vídeo de um dispositivo, como console ou PC, e a taxa de atualização do display da TV não funcionam na mesma velocidade. Ou seja, os quadros por segundo (FPS) são enviados pela placa gráfica em uma velocidade maior do que a TV pode acompanhar. Isso normalmente acontece em games mais pesados, que tenham muitos quadros por segundo, e as TVs Samsung FreeSync buscam eliminar essas situações, melhorando a experiência na hora da jogatina.

Vantagens do FreeSync

FreeSync na TV Samsung: como funciona?

Toda TV e smart TV apresenta uma taxa máxima de quadros por segundo, ou FPS, que pode alcançar, independente da fonte da imagem. Normalmente, na exibição de filmes, séries e outros programas, isso não representa um problema.

Porém, alguns games de gráficos mais complexos são produzidos em FPS mais altos. E é aí que entra a TV com FreeSync. A tecnologia faz com que cada quadro enviado por uma placa de vídeo seja completamente carregado antes de ser exibido no display. Ou seja, a imagem só aparece na tela quando estiver 100% carregada e pronta para visualização sem falhas.

Sendo assim, o recurso Samsung FreeSync é dedicado especialmente aos gamers, principalmente àqueles que vão usar uma smart TV Samsung QLED para reproduzir jogos pesados, que ganham imagens mais suaves e fluídas.

Reprodução

Como ativar o FreeSync nas TVs Samsung?

FreeSync é uma das tecnologias presentes no Modo Jogo das smart TVs Samsung QLED. | Divulgação: Samsung

Para ativar a tecnologia FreeSync das smart TVs Samsung é preciso acionar o Modo Jogo das configurações. Isso pode ocorrer de forma automática, quando a TV identifica conexão com os consoles Xbox One X e Xbox One S, ou manualmente, quando a conexão for em um PC.

Ah, sim, é importante que o dispositivo conectado também seja compatível com a tecnologia FreeSync.

Mas a escolha por uma melhor fluidez pode, em alguns casos, representar uma leve redução em outros pontos da qualidade de imagem, como na definição ou no brilho. Isso vai depender do modelo da TV e de algumas configurações permitidas em cada um dos aparelhos.

Em compensação, você não verá mais seu jogo com imagens engasgadas ou tremidas, o que é sempre uma boa ajuda, especialmente em games mais ágeis.

TVs Samsung com FreeSync

Conheça alguns modelos:

  • Smart TV QLED Samsung Q60 4K 49"
  • Smart TV QLED Samsung Q70 4K 55":
  • Samsung The Frame 2019 4K 55":

Saiba mais: