O que é HDR? Entenda e descubra a importância dessa tecnologia na TV

Dê um zoom e entenda o que é HDR e os benefícios desse formato na sua televisão

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você está querendo comprar uma TV nova, mas está em dúvida de qual modelo comprar por não ter certeza do que se trata a sigla HDR, você chegou ao lugar certo. Muitos se perguntam se de fato faz diferença ter uma TV com HDR e a resposta é: sim!

Mas afinal o que é HDR?

A sigla HDR significa “High Dynamic Range”, que se traduzirmos ao pé da letra significa “alto alcance dinâmico”. De forma objetiva, o HDR é responsável pela quantidade de cores que cada pixel pode assumir. Esse formato é capaz de deixar a imagem do televisor com excelente resultado de brilho e contraste, já que as imagens ficam com cores mais vivas, os tons mais claros possuem mais brilho e os tons pretos, mais contraste. O resultado são imagens mais realistas e uma melhor experiência para o espectador!

Para que as imagens sejam reproduzidas em HDR é preciso ainda um detalhe: as programações (filmes, séries e outros programas) devem ser gravadas com câmeras que possuem esse recurso. Entretanto, atualmente no Brasil, os canais de TV, tanto abertos quanto pagos, não oferecem esse formato. Mas não fique desanimado! As plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime Video oferecem. Então tem bastante produções para você assistir.

Apesar de ser encontrado majoritariamente em televisores 4K, o HDR também está disponível em alguns modelos mais simples, como a Smart TV LED 32 TCL e a Smart TV LED 43 Samsung . Inclusive, se você acha que o formato HDR só está disponível em TVs, temos uma ótima notícia: ele pode ser encontrado também em monitores e consoles, como Xbox One S e X e PlayStation 4 Pro.

Além do HDR clássico, existe também o HDR10+

O HDR10+ aumenta o brilho máximo para 4.000 nits, e claro, aumenta também o contraste. Além disso, esse formato é inteligente e permite que cada quadro de um vídeo ou filme tenha seu próprio conjunto de cores, brilho e parâmetros de contraste, criando assim, uma imagem mais realista.

O que é HDR adaptativo?

Na última semana de 2020, a Samsung anunciou que as próximas TVs QLED da marca contarão com HDR 10+ Adaptativo. Mas o que é isso? O novo formato vai permitir que as QLEDs da marca ajustem as imagens de acordo com a luminosidade do ambiente, adequando as cores e o brilho das cenas em tempo real no display, para que nenhum detalhe seja perdido. Leia mais sobre essa novidade aqui.

Leia também: