O que é Inteligência Artificial e como ela funciona nas smart TVs

IA melhora a experiência do usuário ao oferecer maior interação e otimização audiovisual

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A inteligência artificial (IA) é a capacidade que as máquinas têm para imitar as funções cognitivas humanas, ou seja, podem compreender, "raciocinar" e resolver problemas. Muitos desses dispositivos são alimentados pelo aprendizado de máquina (machine learning), que possibilita aprimorar o desempenho do software a cada nova interação com o usuário, seja com base no comportamento (tipos conteúdos) ou nas comunicações por voz.

Essa tecnologia pode ser encontrada em diversos ramos, como financeiro, da medicina, telefonia, automobilística e atualmente tem feito o maior sucesso nas smart TVs.

Quer saber quais são as vantagens de comprar um aparelho inteligente? Acompanhe como esse recurso faz toda a diferença na hora de escolher o televisor.

Leia também:

Como funciona?

IA melhora o aparelho para que você não tenha apenas uma smart TV em casa

As principais fabricantes estão vendo nessa funcionalidade a chance de dar um upgrade em seus aparelhos, que dessa maneira se tornam mais atraentes aos olhos do público.

O comando de voz é uma das funções mais apreciadas por quem gosta de equipamentos mais modernos, pois possibilita conversar com a TV, desde que elas tenham suporte à Google Assistente ou Amazon Alexa.

Basta falar para que seu assistente pessoal possa localizar aplicativos, aumentar o volume, trocar de canal, contar uma piada, pesquisar informações sobre o trânsito ou consultar a previsão do tempo. Inclusive, sua plataforma pode recomendar conteúdos com base em gostos pessoais, assim como o YouTube já faz intuitivamente.

Um bom exemplo de toda essa tecnologia é a Samsung Q60, que permite criar um centro de automação residencial para sincronizar dispositivos IoT (Internet of Things) a fim de estabelecer uma rotina de funcionamento para sua casa. Essa smart TV QLED chegou com tudo pensado para simplificar seu dia a dia.

Ao baixar o aplicativo SmartThings, você vai ser capaz de controlar via smartphone ou através de controle remoto (com microfone integrado) todos os aparelhos que também tenham acesso à assistente virtual. Com ele, é possível acender as luzes de um abajur, operar a lava e seca, ajustar a temperatura do ar-condicionado e comandar uma série de equipamentos compatíveis. É só ordenar!

Som e imagem

Como dito anteriormente, a inteligência artificial já é tendência no mercado de eletrônicos e vem sendo trabalhada cada vez mais pelas grandes marcas. Com a incorporação de novas tecnologias, elas prometem melhorar o desempenho dos televisores e, assim, tornar a experiência audiovisual mais realista, com conteúdo e som bem calibrados. E isso tudo funcionando em sincronia, para assegurar o melhor proveito de todos os recursos utilizados em seus mecanismos.

Podemos encontrar diversos modelos que carregam técnicas de otimização de imagem, como a Sony XBR-X805G, que faz upscaling do material gravado em formato inferior para uma resolução bem próxima a de um televisor 4K Ultra HD. Tudo para você poder apreciar seu programa favorito com uma paisagem de qualidade surpreendente.

A inteligência artificial também é capaz de analisar e ajustar as propriedades de exibição de cada cena automaticamente com a ajuda de um sensor que reconhece a iluminação do ambiente.

É o caso da LG SM8600 da linha NanoCell, que traz a plataforma ThinQ AI com processador Alpha 7 de segunda geração e Deep Learning para regular o brilho de acordo com as luzes do ambiente no qual a televisão se encontra. Além disso, ela consegue transformar o áudio de 2.0 canais em Virtual Surround 5.1 para oferecer um som multidimensional, ou seja, que tenta simular a experiência de um cinema.

E a inteligência artificial não é só encontrada em modelos grandes. É possível ter acesso à ela e gastar menos de mil reais, como é o caso da TCL 32S650o, uma smart TV de 32 polegadas.

Esse é um aparelho básico com resolução HD, que pode atender bem a quem procura recursos inteligentes para facilitar a navegação e proporcionar mais interatividade. Mas, é importante ressaltar que essa TV TCL tem acesso à assistentes virtuais, mas não muitos avanços nos quesitos som e imagem.

E, dito isso, você precisa entender o que realmente é importante em uma smart TV e o que deseja ao ter um aparelho com inteligência artificial. Procura mais interatividade? Menos dependência do controle remoto e de ter que ficar procurando o que deseja assistir? Mais recursos de imagem e som para deixar a experiência ainda mais parecida com um cinema?

É importante levar tudo isso em consideração quando for adquirir um modelo com inteligência artificial, pois as marcas trabalham essa tecnologia, muitas vezes, de maneiras bem diferentes.

Vale a pena comprar uma TV inteligente?

A inteligência artificial nas TVs é uma características bem presente no mercado, se encontra em modelos mais acessíveis e, por isso, está sendo cada vez mais buscada aqui, no Zoom.

Como dito anteriormente, são vários ganhos que uma TV com essa tecnologia pode ter: mais interatividade, se conecta à outros aparelhos inteligentes, comando de voz, melhorias de imagem e som, etc.

E, claro: isso tudo é o futuro! O importante nessa corrida tecnológica hoje é ter cada vez mais produtos conectados e que deem menos trabalho para os usuários, pois são capazes de funcionar praticamente sozinhos, só a base de poucos comandos.

Saiba mais: