Entenda antes de comprar em TV

IPTV: o que é essa tecnologia e como funciona?

Saiba como funciona a TV via internet banda larga.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

SMART TV BOX EM OFERTA:

A internet por si só é um meio extremamente revolucionário. Porém, o mais legal de analisarmos a tecnologia, é como ela revoluciona e também ajuda a criar novos meios, veículos ou produtos.

E um desses novos serviços/produtos que surgiu graças a popularização da internet é a IPTV (Internet Protocol Television).

O que é IPTV?

A IPTV é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digital e dispositivos móveis.

Como funciona a IPTV?

A grosso modo, podemos dizer que é basicamente receber conteúdos televisivos via internet banda larga, ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou cabo da operadora de TV.

A tecnologia funciona como uma televisão on demand, ou seja, o usuário escolhe o que e quando assistir.

Para utilizar o serviço, é necessário um conversor (set-top box) que transformará o sinal recebido pela internet, fazendo com que seja possível visualizá-lo na tela.

Para utilizar o serviço é exigido pelo menos 4 MBPS de conexão, assim o restante da sua banda não é comprometida. A qualidade de som e imagem pode chegar até mesmo aos 4K.

Qual é o conteúdo de uma IPTV?

Por se tratar de uma evolução da TV convencional e por utilizar a transmissão de internet, o conteúdo exibido em uma IPTV não será o mesmo de um canal aberto, a não ser que alguma emissora entre nessa área.

A IPTV oferece uma gama maior de canais exclusivos e também transmissão de filmes via demanda.

Outra vantagem da IPTV é a disponibilização de um sistema interativo, onde o cliente tem mais participação proporcionando não só entretenimento mas como por exemplo um sistema de comércio online em que o usuário não depende de um computador ou smartphone para realizar compras, acessar sites de filmes, vídeos e música.

IPTVIPTV oferece uma infinidade de canais e conteúdos / Shutterstock

A IPTV é legal?

Algumas críticas surgiram referente a tecnologia, afirmando que quanto mais a televisão usa a internet atual, maiores são as chances de violações de direitos autorais, vulgo pirataria, acontecer.

Para tentar contornar isso, existem dois tipos de sistemas de transmissão na IPTV. O primeiro é o CAS (Conditional Access System), aqui o sistema é responsável pela decisão de apresentar ou não uma transmissão ao consumidor.

O segundo é o DRM (Digital Rights Management) onde um conjunto de várias tecnologias permitem ou não o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.

Como utilizar a IPTV de forma legal?

Além de diversas empresas que já transmitem programas, filmes e eventos esportivos usando tecnologia IPTV através de planos de assinatura, você também pode achar alguns apps com versão gratuita e paga na Play Store e App Store.

Esse é um mercado que tem crescido muito graças ao desenvolvimento de serviços como Netflix e Amazon Prime Video. Há até uma estimativa que sugere que a IPTV irá superar a própria internet banda larga daqui alguns anos.

Saiba mais:

Conheça nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv