Entenda antes de comprar em TV

O que é Miracast?

Na tela de uma TV com Miracast, conteúdos de tablets e smartphones podem ficar ainda melhores!

O que é Miracast
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quem curte tecnologia sabe: os produtos eletrônicos não param de inovar. Uma vantagem que podemos perceber, em vários aparelhos, é a integração entre eles. Por exemplo: o vídeo que você visualiza no seu celular pode ser compartilhado na tela de uma TV de alta definição. Resultado: as imagens tomam outra dimensão, e fica mais confortável (e até mais divertido) assistir ao vídeo em uma tela bem maior.

Há algumas tecnologias que permitem o compartilhamento de conteúdos entre diferentes aparelhos, e sem precisar usar fios! Uma dessas tecnologias é a Miracast, e aqui você vai saber tudo sobre ela. Confira:

Afinal, o que é Miracast?

Miracast é uma conexão desenvolvida pela empresa de tecnologia Wi-Fi Alliance. Essa conexão possibilita a transferência de áudio e de vídeo entre dispositivos móveis (smartphones e tablets) com TVs de alta definição. Até aí tudo bem, já que existem outras conexões que permitem o mesmo.

No entanto, o diferencial do Miracast é que não é preciso ter uma conexão via cabo e nem uma rede Wi-Fi. Mas como, então, funciona o Miracast? Funciona com uma conexão direta, ponto a ponto, por meio do padrão Wi-Fi Direct - que elimina o uso de um roteador.

Mas qualquer aparelho pode usar o Miracast?

Calma, não é bem assim. Para que você aproveite a tecnologia Miracast, tanto os dispositivos móveis quanto a TV devem ser compatíveis com a tecnologia.

Algumas TVs mais modernas já contam com o Miracast, como no caso da Philips 40PUG6300. Ah, e aqui vai uma informação: ela ainda é uma TV 4K!

 

Contudo, temos uma dica para você: caso a sua TV não seja compatível, é possível usar um adaptador (comprado separadamente) e conectar à TV, por meio do HDMI ou USB. Com isso, vai dar para ter, na tela do televisor, vários conteúdos do seu tablet ou smartphone.

A gente aqui já explicou que, para usar o Miracast, você nem precisa se preocupar com uma rede sem fio. Mas aqui vai uma boa notícia: se o seu tablet ou smartphone estiver conectado ao Miracast, o dispositivo também consegue ficar conectado à internet, tudo ao mesmo tempo. Assim você pode usar a tecnologia Miracast à vontade, sem perder sua conexão com a internet.

Miracast para várias marcas e diferentes sistemas operacionais

O bom do Miracast é a sua compatibilidade com vários aparelhos, de diferentes marcas. No mundo das TVs, algumas fabricantes passaram a disponibilizar essa tecnologia.

Já nos smartphones, é possível encontrar o Miracast em diferentes sistemas operacionais, como Android e Windows Phone. O Sony Xperia M4 Aqua, por exemplo, é um smartphone Android e com Miracast:

Só não vai confundir Miracast com DLNA

Compartilhar fotos e vídeos do seu celular para a tela da TV, e sem precisar usar fios. Isso faz lembrar a tecnologia DLNA, não faz?

Acontece que uma TV com DLNA não quer dizer o mesmo que TV com Miracast. Então fique atento na diferença entre as duas tecnologias: enquanto para usar a tecnologia DLNA todos os aparelhos precisam estar conectados na mesma rede, com o Miracast, o compartilhamento de conteúdos não necessita da rede Wi-Fi.

Com o Miracast, dá até para aproveitar vários games!

Agora que você entendeu que Miracast não é DLNA, vamos contar outras vantagens sobre essa tecnologia. Você sabia que é possível espelhar até jogos na tela da TV? Pois é! Então não fique achando que só vai dar para transferir músicas e vídeos, já que o Miracast foi preparado para reproduzir outros tipos de conteúdos.

Aí se você já acha bacana jogar em um smartphone, com tela de 5 polegadas (em média), imagine só poder jogar o mesmo game em uma grande tela do televisor? Diversão garantida!

É claro que a gente precisa ficar de olho em alguns detalhes. Por exemplo: é preciso saber se o jogo vai rodar com fluidez na tela da TV. Mas não custa lembrar que os modelos de TVs com Miracast são mais modernos e, consequentemente, apresentam uma configuração mais avançada, que pode garantir bom desempenho durante os games.

Para quem está sempre atrás de recursos bem úteis, vale ficar de olho nos dispositivos móveis e TVs que contam com o Miracast. Afinal, assistir a vários conteúdos do seu tablet ou smartphone na tela de uma grande TV vai ser uma experiência bem interessante. E tudo isso sem precisar da rede Wi-Fi!

 

Quer comparar preços de mais produtos? Então continue aqui no Zoom e aproveite.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv