O que é streaming?

Entenda o que é, as vantagens e desvantagens do streaming

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você assiste filmes, séries ou escuta música online, já deve ter se deparado muito com o termo streaming. Essa palavra em inglês, que em tradução literal significa transmissão, é muito usada por plataformas de vídeos, músicas e até mesmo jogos. Você pode até não saber o significado da palavra, mas provavelmente já consumiu conteúdos de streaming.

Quer saber o que é streaming e quais os benefícios dessa tecnologia para você? Para te ajudar entender um pouco mais sobre o assunto, explicamos a seguir o que é streaming e se ele é mesmo seguro. Vem tirar suas dúvidas sobre o assunto!

Veja aqui como baixar o app da Netflix no seu smart TV box.

O Spotify é uma plataforma de streaming de músicas e podcasts (Foto: Shutterstock)
O Spotify é uma plataforma de streaming de músicas e podcasts (Foto: Shutterstock)

O que é streaming?

O que costumamos chamar de streaming são plataformas de conteúdo online, sejam filmes e séries, músicas, games ou outro tipo de conteúdo. Por transmitir o conteúdo online, o streaming permite que você assista aos programas sem precisar baixá-los. Essas plataformas podem ser acessadas por um computador, smartphone ou mesmo nas smart TVs, e podem ser gratuitas ou não.

O streaming foi popularizado pelas plataformas de vídeo, principalmente filmes e séries - como a Netflix -, mas, hoje em dia, existem opções com os mais variados tipos de conteúdo digital. Com o streaming, é possível assistir partidas de jogos online, ouvir músicas e podcasts sem fazer download.

Paramount+: conheça a nova plataforma de streaming.

Quais são os prós e contras do streaming?

O streaming traz muitas vantagens, já que torna a vida do usuário dessas plataformas mais prática. A principal delas é não ter que fazer download das suas séries ou músicas favoritas para ter acesso a elas. Além de trazer praticidade, isso também contribui no combate à pirataria.

Outra vantagem do streaming é a segurança online. Isso porque, para ter acesso a alguns conteúdos antes da popularização desse tipo de serviço, muitas pessoas se aventuravam por sites não confiáveis. Mas é claro que toda essa facilidade tem um custo.

O lado negativo do streaming é que, embora existam alguns serviços gratuitos, na maior parte das vezes é preciso pagar a assinatura de diferentes plataformas para ter acesso a todo o conteúdo que você quer assistir. Ainda assim, esse valor pode ser bem mais baixo do que se você decidisse comprar a mídia física de cada filme ou CD que você quiser.

Quer acompanhar o BBB? Veja como assistir ao programa ao vivo no Globoplay.

O Prime Video é a plataforma de streaming de filmes e séries da Amazon (Foto: Shutterstock)
O Prime Video é a plataforma de streaming de filmes e séries da Amazon (Foto: Shutterstock)

Conheça algumas plataformas de streaming populares

A mais famosa plataforma de streaming é a Netflix, que foi uma das precursoras desse tipo de serviço online. Além dela, outras plataformas de filmes e séries muito populares são o Prime Video, da Amazon, e a Globoplay, que além dos conteúdos disponíveis online, também transmite a programação da TV ao vivo.

O Spotify, plataforma de conteúdos de áudio - como músicas e podcasts -, também é um serviço de streaming muito popular e tem versão gratuita. Já na Twitch é possível assistir ao vivo a partidas de inúmeros games.

O streaming já é tão popular que sites como Facebook e Youtube também incluíram a função em suas redes. No Youtube, isso fica por conta das lives, ou seja, transmissões online feitas por donos de canais. No Facebook, além da possibilidade de fazer lives para seus amigos e seguidores, o rede social desenvolveu uma plataforma de streaming de jogos, no mesmo estilo da Twitch.

Pensando em comprar uma TV nova? Confira quais foram os modelos mais vendidos aqui no Zoom em fevereiro de 2021.