O que é TV 4K?

Saiba o que é TV 4K, uma TV com resolução quatro vezes maior que a Full HD!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

A resolução 4K - também conhecida como Ultra HD - ganhou muito espaço no mercado de TVs nos últimos anos e já se tornou padrão entre os modelos de 50 polegadas ou mais. Por isso, se você busca uma smart TV com ótima definição e imagens de alta qualidade, deve pesquisar opções com essa resolução.

Mas, afinal, o que é TV 4K? Qual a vantagem dela para assistir aos conteúdos? Para você não ficar com dúvidas e ganhar muito mais realismo nas suas programações, confira mais detalhes sobre essa tecnologia.

Não sabe como escolher a TV ideal? Confira aqui o que você precisar levar em conta na hora da compra.

Entenda a tecnologia 4K

A TV 4K apresenta algumas características diferenciadas. O principal efeito percebido é uma redução drástica no efeito de pixelização, os pontos formadores das imagens em TVs e monitores. Você quase não percebe o efeito e a imagem parece ser muito mais real.

Isso porque as TVs 4K têm resolução quatro vezes maior que a Full HD, representando um grande salto na qualidade e nitidez das imagens. Inclusive, é daí que vem o nome 4K. Por ter essa resolução mais alta, os pixels são muito menores, deixando o conteúdo exibido muito mais definido e realista.

Outro diferencial que a resolução das TVs 4K traz para as casas é que as distâncias mínimas para as telas podem ser alteradas. Nem tanto pelo conforto visual, mas em função da qualidade e nitidez. Ou seja: mesmo de muito perto você enxerga imagem em qualidade total.

Quer saber qual é a distância ideal entre a TV e o sofá? A gente te conta como fazer esse cálculo.

TVs 4K podem ter marcas e tipos de tela variados

Uma das vantagens na hora de escolher a sua TV 4K é, hoje em dia, a maior parte das marcas disponibilizam modelos com essa resolução. Você pode encontrar opções em fabricantes tradicionais - como Sony, LG, Samsung e TCL - ou em marcas mais novas, como HQ.

E aqui vai uma dica: não pense que para ter uma TV 4K dentro de casa é preciso fazer sempre um alto investimento. Os modelos são muitos – e as opções de preço também variam bastante. Há desde modelos bem avançados, que realmente exigem um investimento maior, até modelos mais acessíveis, com bom custo/benefício.

Isso acontece porque existem modelos de TV 4K com diferentes tipos de tela, que podem influenciar bastante no preço do produto. As mais acessíveis costumam ter tela LED, que é uma excelente tecnologia. Mas existem, ainda, opções mais modernas, como QLED, NanoCell ou OLED, a tecnologia de maior qualidade atualmente.

Saiba mais sobre os principais tipos de tela de TVs.

Vários tamanhos de TVs 4K para você escolher

<em>As TVs 4K garantem muito mais qualidade de imagem em telas grandes (Foto: Divulgação/LG)</em>
<em>As TVs 4K garantem muito mais qualidade de imagem em telas grandes (Foto: Divulgação/LG)</em>

Além de diferentes fabricantes, você também vai encontrar uma grande variedade de tamanhos nessas televisões. Se você está pensando em escolher uma TV grande para seu ambiente, a maioria das TVs 4K tem mais de 50 polegadas, e é possível encontrar modelos com mais de 90 polegadas!

Mas calma, que tem tecnologia 4K para televisores menores também. Por exemplo: modelos de TVs 40" também estão disponíveis, mostrando que, mesmo para cômodos menores, você pode ter conteúdos com bastante qualidade de imagem. Já as TVs de 32 polegadas ou menos, por terem telas menores, não estão disponíveis nessa resolução.

Que tal jogar seus games em 4K? Veja aqui como escolher uma TV gamer 4K.

Como assistir aos conteúdos em 4K?

Ter uma TV 4K na sua casa pode ser muito bom, claro. Mas para você aproveitar toda a qualidade de imagem, não se esqueça de que o conteúdo também precisa ser em 4K. A boa notícia é que essa resolução já é tão popular que - seja na televisão aberta ou em plataformas de streaming - a maior parte dos programas são filmados em 4K hoje em dia.

Até mesmo em casa você pode produzir material em Ultra HD e reproduzir em uma TV 4K. Essa possibilidade existe porque há muitos modelos de celulares já filmam em 4K. Assim você mesmo pode filmar e visualizar os conteúdos com a melhor experiência.

Mas, se o conteúdo transmitido tiver resolução mais baixa - em filmes antigos, por exemplo - muitas TVs 4K contam com Upscalling, que otimiza a qualidade de imagem, para aproximá-la dessa resolução.

Quer a máxima qualidade de imagem? Conheça as novas TVs Sony com resolução 4K e 8K.

Veja mais sobre a TV 4K no nosso canal do Youtube, o Dando um Zoom:

Confira algumas opções de TV 4K aqui no Zoom:

Leia também: Melhores TVs 4K custo/benefício