Zoom indica em TV

O que é TV On Demand?

A programação da sua TV na hora que você quiser.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você está em casa, com um controle remoto, na frente da TV. Você pode controlar a transmissão pausando, voltando ou adiantando a programação do dia. Não, você não está nos Estados Unidos. Essa é a novidade: a TV On Demand começa a aparecer por aqui. Algumas operadoras de TV a cabo já oferecem esse serviço. Mas, afinal, como funciona e o que é uma TV On Demand?

On Demand é basicamente ter a disponibilidade de assistir aos programas que você mais gosta na hora que você quiser. Tudo é possível graças à tecnologia a cabo e um super servidor local, que faz o streaming (transmite os programas sem precisar baixá-los ou armazená-los) das imagens.

Algumas operadoras abrem uma espécie de canal exclusivo para cada usuário em uma rede privada, com velocidade bem alta, claro. É a mesma coisa de um DVD que você vê e revê tempos depois, sem preocupações. Dessa forma, com uma TV On Demand, você passa a ter um canal só para você de acordo com o seu interesse e tem controle total sobre a programação.

TV on Demand | NetflixAlguns programas poderão ser assistidos gratuitamente com a TV On Demand. Já os lançamentos, que ainda não estão na programação normal dos canais, como filmes, são cobrados. Normalmente são disponibilizados durante 24 ou 48hrs, como uma locadora normal, e você pode assisti-los em qualquer horário.

Sites, como o Netflix, já faziam isso nos computadores ou em TVs com acesso à internet, as Smart TVs. Vale lembrar que a tecnologia On Demand não depende de acesso à internet, pois ela é acessada diretamente pelo decodificador da TV por assinatura.

Entre em contato com a sua operadora de TV a cabo para saber sobre a disponibilidade do serviço para sua região. Se você já tem um pacote HD, é possível que essa funcionalidade já esteja habilitada automaticamente.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv