A televisão é um dos aparelhos mais utilizados no nosso dia a dia. A evolução tecnológica por trás das TVs é marcada por grandes saltos, que partem dos primeiros modelos em tubo, passam pelas telas de plasma e de LCD até chegar em duas tecnologias inovadoras: a OLED e a QLED.

A primeira é sucessora das famosas telas LED, com diodos orgânicos para emissão de luz e sem a necessidade de uma lâmpada traseira de backlight. Já a segunda é uma exclusividade dos aparelhos top de linha da Samsung, com um filtro feito de pontos quânticos.

Para entender melhor a diferença entre as duas e decidir qual tecnologia é melhor para sua nova Smart TV, continue a leitura deste artigo!

Como funciona a tecnologia OLED?

A tecnologia OLED é considerada uma evolução das telas LED. Enquanto esta última conta com retroiluminação (feita por uma camada de cristal líquido na frete e uma iluminação traseira), a OLED dispensa o backlight e traz pixels que se iluminam sozinhos, a partir de uma corrente elétrica.

Essa característica é responsável por um gasto menor de energia, melhor qualidade de imagem — como o contraste infinito, impossível nas TVs de LED — e aparelhos cada vez mais finos. As únicas desvantagens das Smart TVs com tela OLED é o custo elevado e a vida útil um pouco reduzida em comparação às de LED.

Veja três modelos de aparelhos que contam com essa tecnologia!

3. Smart TV LG 55B8SSC 4K OLED 55", com bom custo/benefício

Smart TV OLED 55" LG ThinQ AI 4K HDR OLED55B8SSC

A Smart TV 55B8SSC da LG é um modelo mais em conta entre os aparelhos com tecnologia de ponta.

A tela OLED garante imagens mais nítidas e sem vazamento de luz, mesmo em cenas com muita claridade. A TV também é capaz de reproduzir o preto puro, o que permite um contraste infinito nas imagens.

2. Smart TV Sony XBR-65A8F 4K OLED 65", um modelo completo

Smart TV OLED 65" Sony Bravia 4K XBR-65A8F 4 HDMI

A Sony também está desenvolvendo aparelhos com tecnologia OLED. A XBR-65A8F, por exemplo, é equipada com uma tela que permite imagens de excelente definição.

Assim como a representante da LG, essa Smart TV é capaz de reproduzir os pretos mais intensos e as cenas mais claras sem perder a qualidade.

1. Smart TV LG 65E7P 4K HDR OLED 65", com altíssima qualidade de imagem

Smart TV OLED 65" LG 4K HDR OLED65E7P 4 HDMI

A LG 65E7P de 65" é mais cara, no entanto, além de ser equipada com a tela OLED e ter uma altíssima qualidade de imagem, chama atenção pelo sistema operacional intuitivo, repleto de opções de conteúdo.

Sem contar que o modelo é ultra slim, o que proporciona muita elegância ao aparelho.

Como funciona a tecnologia QLED

O painel QLED, por sua vez, é um aperfeiçoamento da tecnologia de TVs de LED, e é exclusividade das Smart TVs Samsung. O grande diferencial está no filtro composto por pontos quânticos (Quantum Dot), que formam uma camada de partículas microscópicas feitas de seleneto de cádmio. Esses cristais absorvem a luz e a reemitem em ondas diferentes.

É isso o que permite a reprodução de imagens com um nível de fidelidade surpreendente. As cores, o brilho e as texturas são muito puras e alcançam uma precisão de detalhes bastante impressionante. Em relação às telas OLED, no entanto, as QLED perdem um pouco no contraste, já que não têm pixels com autoiluminação.

Conheça algumas Smart TVs Samsung com tecnologia QLED.

3. Smart TV Samsung Q6F 4K QLED 55", com excelente definição e valor intermediário

Smart TV QLED 55" Samsung Q6F 4K HDR QN55Q6FAMG

Entre os modelos top de linha da Samsung, a Q6F é uma Smart TV mais acessível, encontrada por preços intermediários.

A qualidade de imagem é certamente o ponto de destaque, mas a TV também conta com recursos online muito interessantes e opções de conexão com outros aparelhos inteligentes.

2. Smart TV Samsung Q7FN 4K HDR QLED 75", um verdadeiro cinema em casa

Smart TV QLED 75" Samsung Q7FN 4K HDR QN75Q7FN

Para quem está disposto a gastar mais para ter um cinema em casa, o modelo Q7FN da Samsung é uma excelente opção.

A qualidade das cores, do contraste e das texturas é o que mais chama atenção no aparelho. Além disso, o tamanho é ideal para uma verdadeira experiência imersiva.

1. Smart TV Samsung Q8C 4K QLED 75", com tela curva e muitos recursos

Smart TV QLED 75" Samsung Q8C 4K HDR QN75Q8CAMG

Outro modelo top de linha da Samsung é o Q8C, com o diferencial da tela curva, que proporciona uma sensação de profundidade e mais realismo nas reproduções.

O modelo também é cheio de aplicativos de filmes e séries em streaming, músicas, vídeos online e jogos para toda a família.

OLED vs QLED: qual é a melhor?

Não há como definir qual das duas tecnologias é melhor. Tanto a OLED quanto a QLED têm suas vantagens e desvantagens quando comparadas. Podemos dizer que a segunda está na frente em relação à precisão das imagens, mas as telas OLED permitem espessuras mínimas (de menos de 2 cm) e uma reprodução de preto absoluto.

Por outro lado, as TVs OLED podem ter a qualidade de brilho e cor afetadas pela temperatura da tela, por exemplo. Como nas QLED, a reprodução das imagens depende das propriedades físicas dos cristais — que nunca mudam —, a qualidade na reprodução das imagens é sempre a mesma.

Além disso, durante o Consumer Electronic Show 2017 (CES 2017), quando as TVs com tecnologia QLED foram apresentadas, a Samsung levantou críticas em relação a um possível desgaste do display OLED. De acordo com a fabricante, com o tempo de uso, as telas da concorrente LG sofrem grandes perdas na qualidade de cor e brilho.

Independentemente das possíveis limitações, o fato é que tanto as telas QLED da Samsung quanto as OLED da LG representam uma enorme evolução na reprodução de imagens nas Smart TVs. Certamente, as duas tecnologias são capazes de agradar até mesmo os cinéfilos mais críticos.

Leia também: