QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?

Conheça os detalhes que fazem com que essas telas apresentem qualidade surpreendente nas TVs

QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Você está aqui em busca de uma resposta: afinal, qual tecnologia entrega melhor qualidade de imagens, OLED ou QLED? Antes de analisar estes dois tipos de tela, vamos a um pouco de história, afinal os displays mais modernos são evoluções dos modelos mais antigos.

Vem com a gente?

Leia também:

O mundo antes das OLEDs e QLEDs

Era uma vez as antigas TVs de tubo com monitores CRT (Tubo de Raios Catódicos) que dominaram o mercado até os anos 1990. Hoje elas podem até causar estranheza para quem não viveu aquela época, mas no século passado esses televisores davam conta do recado.

Foi então que surgiram as TVs com telas LCD (formatos que conhecemos até hoje, em que a tela ocupa grande parte da frente do televisor) e, pouco tempo depois, os monitores de plasma que apresentavam muito mais qualidade de imagem, mas com um grande gasto energético e uma vida útil menor.

O próximo passo foi a TV de LED, que se baseia em pequenas lâmpadas semicondutoras que emitem luz. A soma de cada uma dessas “luzinhas” forma a imagem. Com a nova tecnologia, as TVs ficaram mais finas e as imagens mais impressionantes.

TV OLED: diodos orgânico que emitem luz proporcionam maiores brilho e contraste (divulgação LG)
TV OLED: diodos orgânico que emitem luz proporcionam maiores brilho e contraste (divulgação LG)

Smart TVs OLED: mais um passo na evolução

Ainda é possível encontrar excelentes opções de TVs LED no mercado, com muitos recursos, inteligência artificial e com excelente qualidade de imagem, mas na verdade essa é uma tecnologia que já foi superada pelas novas OLED e QLED.

As TVs OLED foram criadas pela LG e revendidas para outras marcas. Este tipo de televisor é o primeiro passo após o LED e se baseia em diodos orgânicos para emissão de luz, sem a necessidade de uma lâmpada traseira de backlight.

Ou seja, os pontos na tela se auto iluminam e isso significa mais qualidade de brilho e contraste (mesmo em comparação com as TVs QLED). E não só isso: dependendo da imagem, eles são capazes de apagar completamente e, com isso, temos preto bem profundo, com tons extremamente escuros.

Mas, um ponto a levar em consideração é que o material orgânico desse televisor estraga mais rápido e pode apresentar algum grau de desgaste com o passar do tempo.

Além disso, o gasto de energia é menor e os aparelhos podem ficar ainda mais finos do que os da geração anterior. TC QLED: pontos quânticos garantem imagens que impressionam e apresentam alta durabilidade (divulgação Samsung)
Além disso, o gasto de energia é menor e os aparelhos podem ficar ainda mais finos do que os da geração anterior. TC QLED: pontos quânticos garantem imagens que impressionam e apresentam alta durabilidade (divulgação Samsung)

Smart TVs QLED: a resposta da Samsung

Enquanto LG, Sony e Panasonic, entre outras marcas, apostaram na tecnologia OLED nas suas linhas premium para substituir os aparelhos LED, a Samsung surgiu com um outro tipo de monitor, o QLED.

O QLED também é um avanço em relação ao LCD e tem o funcionamento baseado em pontos quânticos, que são pequenas partículas condutoras, com menos de um nanômetro de diâmetro.

Outros pontos positivos: o gasto de energia é bem menor do que as TVs de LED e há excelente visibilidade das imagens em todos os ângulos, mesmo que você esteja sentado de lado em relação à posição da TV.

Por outro lado, como a emissão de luz não é feita pelos próprios pontos quânticos, o tempo de resposta é maior e o brilho não é tão intenso quanto o das TVs OLED.

OLED ou QLED: qual é a melhor smart TV?

Faça uma comparação aqui no Zoom e note que a diferença de preços entre as duas tecnologias já não é tão grande como antes.

Então, se você preza por imagens mais reais, com mais brilho e pretos mais profundos, então a uma TV OLED é a melhor opção.

O fato é que ambas as tecnologias têm tudo para agradar ao consumidor final. Assim fique atento às suas preferência e também aos demais recursos que o aparelho oferece, como Inteligência Artificial, qualidade de áudio e design.

A melhor escolha é aquela que se encaixa ao seu gosto, tem excelentes recursos e um preço mais atrativo para o seu bolso.

Veja modelos de smart TVs QLED:

Veja modelos de smart TVs OLED:

Saiba mais!

Quer saber mais sobre novos produtos? Então se liga no nosso canal no YouTube e também na nossa página especial dedicada às smart TVs.

Conheça também as novidades do mercado de samart TVs:

Entenda antes de comprar!