QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?

Confira as principais diferenças entre as TVs com tela QLED ou OLED

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem busca uma smart TV com alta qualidade de imagem pode se deparar com uma dúvida: na hora de escolher a melhor tecnologia de tela, é melhor optar pelo QLED ou OLED? Isso porque, embora os dois derivem do LED tradicional, existem algumas diferenças entre eles.

Se você está pesquisando uma smart TV para comprar e não sabe qual a diferença entre QLED e OLED, continue lendo o artigo abaixo. A seguir vamos explicar melhor como funcionam as TVs com cada uma das tecnologias e qual delas vence a disputa QLED vs OLED. Confira para aprender a escolher o melhor produto para você.

Não sabe como escolher uma TV? Confira nosso guia e aprenda o que considerar na hora da compra.

O que é OLED?

Veja como funcionam as TVs OLED (Imagem: Divulgação/LG)
Veja como funcionam as TVs OLED (Imagem: Divulgação/LG)

As TVs OLED foram criadas pela LG e revendidas para outras marcas. Este tipo de televisor é o primeiro passo após o LED e se baseia em diodos orgânicos para emissão de luz, sem a necessidade de uma lâmpada traseira de backlight. Ou seja, os pontos na tela se auto iluminam e isso significa mais qualidade de brilho e contraste (mesmo em comparação com as TVs QLED).

E não só isso: dependendo da imagem, eles são capazes de apagar completamente e, com isso, temos preto bem profundo, com tons extremamente escuros. Mas, um ponto a levar em consideração é que o material orgânico desse televisor estraga mais rápido e pode apresentar algum grau de desgaste com o passar do tempo.

CES 2021: confira a nova TV OLED 4K da Panasonic voltada para games e filmes.

O que é QLED?

Telas QLED têm iluminação controlada por zonas (Imagem: Divulgação/Samsung)
Telas QLED têm iluminação controlada por zonas (Imagem: Divulgação/Samsung)

Enquanto LG, Sony e Panasonic, entre outras marcas, apostaram na tecnologia OLED nas suas linhas premium para substituir os aparelhos LED, a Samsung surgiu com um outro tipo de monitor, o QLED. O QLED também é um avanço em relação ao LCD e tem o funcionamento baseado em pontos quânticos, que são pequenas partículas condutoras, com menos de um nanômetro de diâmetro.

Outros pontos positivos: o gasto de energia é bem menor do que as TVs de LED e há excelente visibilidade das imagens em todos os ângulos, mesmo que você esteja sentado de lado em relação à posição da TV. Por outro lado, como a emissão de luz não é feita pelos próprios pontos quânticos, o tempo de resposta é maior e o brilho não é tão intenso quanto o das TVs OLED.

QLED vs NanoCell: a gente explica a diferença entre essas tecnologias.

QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de smart TV?

Entenda as diferenças entre as telas QLED e OLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
Entenda as diferenças entre as telas QLED e OLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

Para definir qual das duas tecnologias é a melhor, primeiro é preciso entender as diferenças entre OLED e QLED. Por serem orgânicos, os pontos das telas OLED se autoiluminam, não necessitando de uma display de LCD. Isso garante cores mais reais e tons escuros mais puros que no QLED, que usa uma placa de LCD para iluminar os pontos pontos quânticos.

Na disputa QLED vs OLED, qual dos dois é a melhor escolha? A resposta para isso vai depender do seu objetivo. Se você deseja a máxima qualidade de imagem, com tons pretos super puros e o maior contraste possível nas imagens, o OLED é a opção certa.

Por outro lado, o as TVs QLED têm custo mais baixo e tem menos chance de sofrer com o efeito burn in - quando algumas imagens ficam "marcadas" na tela ao serem exibidas por muito tempo. Com isso, o QLED tem um melhor custo-benefício que o OLED. A verdade é que ambas têm excelente qualidade e a escolha vai depender das suas preferências.

Entenda as diferenças entre as TVs com tela LCD, LED, QLED e OLED.

Veja modelos de smart TVs QLED

Veja modelos de smart TVs OLED

Você sabe o que é HDR? Conheça a tecnologia e como ela interfere na qualidade da imagem.

Quer saber mais sobre novos produtos? Então se liga no nosso canal no YouTube e também na nossa página especial dedicada às smart TVs.