TV de Plasma, LCD ou LED? Descubra as diferenças

Qual a melhor escolha: Plasma, LCD ou LED? Entenda melhor cada tipo de tela e conheça também a TV OLED

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe quais são as diferenças entre uma TV de Plasma, LCD e LED? A tela LED é, ainda, a mais popular no mercado. Mas, provavelmente, você já ouviu falar em TVs de plasma ou LCD, né? Essa variedade de nomes acaba causando dúvidas na hora de escolher uma televisão nova.

Por exemplo, você sabe o que é plasma? Para acabar com todas as dúvidas sobre esse assunto, nós do Zoom explicamos as principais diferenças entre as TVs de plasma, LCD e LED. Assim você encontra a opção ideal para seu perfil de uso, seu ambiente e, o melhor, o seu bolso.

Não sabe como escolher a melhor TV para você? Confira nosso guia de compras para acertar na escolha!

O que é plasma?

TV Samsung PL42A450 42", exemplo de tela de Plasma, difícil de encontrar atualmente (Foto: Divulgação/Samsung)
TV Samsung PL42A450 42", exemplo de tela de Plasma, difícil de encontrar atualmente (Foto: Divulgação/Samsung)

As TVs de plasma revolucionaram o mercado de televisões, já que foram os primeiros modelos a trazerem telas planas e mais finas que as antigas TVs de tubo. A televisão de plasma trazia minúsculas lâmpadas fluorescentes com plasma em seu interior - que nada mais era que um gás carregado eletricamente. Assim eram criados os pixels na tela.

Embora tenha sido uma grande inovação na época, hoje em dia essa tecnologia já ficou ultrapassada e é difícil encontrar TVs atuais com tela de plasma. Ela foi gradualmente substituída pelos modelos de LCD, LED e, atualmente, tecnologias ainda mais modernas, como o QLED, OLED e NanoCell.

  • Vantagens: os níveis de contraste e a fidelidade das cores são excelentes. A TV Plasma é ótima para ambientes escuros. Tem bom ângulo de visão de diferentes posições.
  • Desvantagens: são um pouco mais pesadas que os televisores de LCD e LED. De todas as tecnologias, é a que mais consome energia. Como a tela é feita de vidro, tem reflexos de luz com mais facilidade. E tem sido cada vez mais difícil encontrar uma TV de Plasma à venda.

TV LCD

As telas de LCD também já são incomuns em TVs (Foto: Divulgação/Sony)
As telas de LCD também já são incomuns em TVs (Foto: Divulgação/Sony)

LCD é uma sigla que significa Display de Cristal Líquido. Isso porque esse tipo de tela usa o cristal líquido para transmitir as imagens, projetadas por um painel luminoso que fica localizado atrás da tela, chamado de backlight.

O LCD é uma tecnologia muito utilizada até hoje em dia, não apenas em TVs, mas também em tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos. Sua vantagem é ser mais acessível que as tecnologias mais modernas e ter uma grande variedade de cores, embora tenha nível de contraste mais baixo que outros tipos de tela.

  • Vantagens: as TVs LCD consomem pouca energia e se saem bem em locais iluminados, pois não refletem muito.
  • Desvantagens: os ângulos de visão são limitados. Apesar da ótima imagem, não alcançam o brilho e o contraste de cores da LED. E já não se encontra mais tantos modelos disponíveis por aí, pois a tela LED dominou o mercado de TVs.

Para não errar na escolha do tamanho da sua TV, veja as dicas que a gente separou!

TV LED

Smart TV TCL S6500 32", exemplo de tela LED (Foto: Divulgação/TCL)
Smart TV TCL S6500 32", exemplo de tela LED (Foto: Divulgação/TCL)

A televisão LED tem, na verdade, uma tela LCD, mas iluminada por trás com lâmpadas de LED, mais brilhantes e que consomem menos energia. A real diferença entre a qualidade da TV LED e LCD será mais nítida a partir de uma TV 32". Em TVs menores, fica praticamente impossível ver diferença.

  • Vantagens: estão entre as TVs mais finas, mais leves e as que consomem menos energia. Tem ótimo contraste e as cores são incrivelmente mais vivas.
  • Desvantagens: alguns modelos podem ser mais caros, muitas vezes também pelos seus recursos mais avançados. Mas, como há uma grande variedade de TVs LED no mercado, há também diferentes preços, então não é difícil achar um modelo com bom custo/benefício.

TV OLED

Smart TV LG ThinQ AI 4K HDR 55", exemplo de tela OLED no mercado (Foto: Divulgação/LG)
Smart TV LG ThinQ AI 4K HDR 55", exemplo de tela OLED no mercado (Foto: Divulgação/LG)

Outro tipo de tela, e que promete mais modernidade, é a TV OLED. Essa tecnologia podemos considerar como um avanço da TV LED. A grande diferença é que não precisa usar iluminação traseira, já que emite luz própria.

Nesse modelo de TV você tem imagens ainda mais nítidas, com espectro de cores e contraste que se destacam. Ah, e como a televisão com tela OLED não necessita da iluminação traseira, os modelos são mais finos, e alguns modelos têm até a tela curva. Para quem está à procura de inovação, vale a pena conferir.

QLED vs OLED: descubra qual é a melhor tecnologia de tela atualmente.

Agora que você já sabe as diferenças entre cada tipo de tela, seja ela Plasma, LCD ou LED, fica bem mais prático escolher a televisão que vai garantir maior qualidade de imagem às suas programações.

Se você gostou da dica, temos mais uma: Confira nossa página exclusiva sobre TV. Lá você tem mais conteúdo como esse, listas e até reviews de produtos.

Ou conheça nosso canal no Youtube:

Em busca de uma smart TV nova? Confira os melhores modelos 4K de 2021!