Qual deve ser a distância entre TV e sofá?

Ensinamos como calcular a distância entre TV e sofá da maneira certa para alinhar conforto e segurança

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando você vai comprar uma TV, seja o modelo um televisor com tela LED, QLED ou OLED, uma das questões mais importantes diz respeito à distância da TV, que também tem a ver com quantas polegadas o modelo tem.

A distância da TV para o sofá precisa ser pensada, para não tornar-se prejudicial à vista. (Imagem: Shutterstock)
A distância da TV para o sofá precisa ser pensada, para não tornar-se prejudicial à vista. (Imagem: Shutterstock)

Não adianta, por exemplo, escolher uma TV de 58" se for colocá-la em um ambiente pequeno, porque o brilho incomoda os olhos depois de um tempo, deixando sua vista cansada, além da visualização das imagens ser desconfortável. Você pode ter até dor de cabeça se assistir à televisão muito de perto.

A regra é a mesma para a situação contrária. Se você comprar uma TV de 32" para um ambiente grande, você vai ter que se esforçar muito para ver as imagens. Isso sem falar que você não conseguirá enxergar direito os detalhes se a televisão tiver alta definição.

No caso de uma TV 4K, você pode reduzir a distância TV-sofá em até 70cm, respeitando o campo de visão, para aproveitar a qualidade maior que as imagens têm mesmo se aproximando mais da tela.

Então, antes de escolher quantas polegadas a sua televisão nova vai ter, é bom saber direitinho qual é a distância que a TV vai ficar, de acordo com o tamanho do seu cômodo. Para que você tenha uma visão confortável e consiga enxergar as imagens sem problemas, você precisa estar entre uma posição mínima e máxima da tela. Além disso, a direção dos seus olhos deve estar alinhada bem no meio da tela.

Ainda não conhece alguns dos nomes que aparecem com frequência no mercado de televisores? Nós te ajudamos! Leia também: QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?

Infográfico de distância média

Ideal de distância entre TV e sofá

O cálculo da distância ideal média não é suficiente para você? Não se preocupe, a seguir, a gente mostra a distância TV-sofá mínima e máxima para cada tamanho de tela.

Para salas grandes

Se você tem um espaço maior disponível na sala, ideal para instalação de Home Theathers, por exemplo, descubra na tabela abaixo o tamanho adequado para sua TV e a respectiva distância:

Tamanho de telaDistância mínimaDistância máxima
TV 50 polegadas1,9m3,8m
TV 52 polegadas2m4m
TV 55 polegadas2,1m4,2m
TV 60 polegadas2,2m4,6m
TV 65 polegadas2,45m4,95m

Em busca de uma televisão grande? Conheça as melhores smart TVs de 65 polegadas.

Para quartos ou salas médias

Já para quartos grandes ou salas de tamanho médio: qual o melhor televisor? Confira aqui embaixo os tamanhos mais comuns e a distância ideal para a cama ou sofá:

Tamanho de telaDistância mínimaDistância máxima
TV 37 polegadas1,4m2,8m
TV 40 polegadas1,5m3m
TV 43 polegadas1,6m3,25m
TV 46 polegadas1,75m3,5m

Para quem busca um aparelho médio, preparamos uma lista com as melhores TVs 40 e 43 polegadas.

Para ambientes pequenos

Se você dispõe de um ambiente menor e está com dificuldade para posicionar a sua televisão, descubra na tabela abaixo a distância ideal:

Tamanho de telaDistância mínimaDistância máxima
TV 26 polegadas1m2m
TV 32 polegadas1,2m2,4m

Separamos os melhores modelos de TV 32 polegadas para você!

Com todas essas dicas fica fácil saber a distância da TV certa, para você ter boa visualização dos conteúdos e, claro, muito conforto enquanto assiste à sua programação favorita.

Aproveite para descobrir como calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos.