Produtos e novidades em TV

Samsung desenvolve TVs com telas OLED transparentes e espelhadas

TV Samsung pode ter tela OLED cheia de tecnologia! Confira essa inovação.

TVs OLED Samsung
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O que você acha muito moderno em uma TV? Se a gente for pensar no que há mais moderno hoje no mundo dos televisores, vamos encontrar alguns exemplos: Smart TVs que permitem acessar vários aplicativos, TV 4K com sua incrível resolução e até uma TV OLED que, considerada um avanço da tela LED, emite luz própria, sem precisar da iluminação traseira.

Aí, por falar em telas LED, olha só o que a Samsung apresentou em um evento lá em Hong Kong: uma tela OLED transparente e outra tela OLED espelhada, ambas de 55 polegadas. Mas será que essas vão ser as TVs do futuro? Calma, não é bem assim. Por enquanto, a Samsung resolveu divulgar suas novas tecnologias. Mas essas criações são apenas projetos. Sendo assim, a gente não sabe se as TVs realmente vão chegar ao mercado.

Mas vamos falar um pouco sobre esses televisores? Então vamos começar pelo display transparente. Como podemos observar na imagem acima, a tela é transparente, mesmo. Você pode, por exemplo, colocar o seu rosto e pescoço atrás da tela. Aí você pode, por meio de uma realidade virtual, experimentar um colar no seu pescoço.

TV Samsung espelhadaA outra tela, a espelhada, também promete ser bastante inovadora. Essa tela tem o nome de Mirror Display e oferece mais de 75% de taxa de reflexão. Nessa nova tela OLED, isso representa um nível 50% maior do que as telas espelhadas em LCD.

Além disso, a tela da Samsung promete maior variedade de cores, isso sem falar no contraste e tempo de resposta eficientes.

Ok, já entendemos que esse display OLED vai garantir qualidade às imagens. Mas qual a real necessidade de a tela ser espelhada? O que podemos ganhar com isso? Para entender melhor, vamos levar para o nosso dia a dia. A Samsung citou como exemplo um "provador virtual".

Vamos supor que uma mulher tenha uma festa para ir. Mas aí, na hora de se arrumar para o evento, bate aquela dúvida: "Então, será que um vestido preto combina com a ocasião?". E aqui entra o uso da tecnologia. Não será preciso vestir a peça: se essa mulher se posicionar em frente à TV espelhada, ela vai poder ver o seu reflexo na TV, e com a roupa que ela quer usar para ir à festa. Bem interessante, né?

De acordo com a Samsung, as novas telas espelhadas podem até substituir os espelhos; assim os consumidores teriam um jeito mais inteligente para várias tarefas do cotidiano, como na hora de escolher qual roupa usar.

Os dois displays (espelhado e transparente) contam com a tecnologia Real Sense, da Intel. É essa tecnologia que possibilita que as telas sejam usadas para a visualização digital. Vale destacar também que essas novas tecnologias fazem parte de uma parceria da Samsung com a empresa Mirum, conhecida por oferecer grandes inovações tecnológicas aos consumidores.

Como a gente não pode se esquecer, a Samsung apresentou esses protótipos, mas não informou quando essas novas TVs vão chegar ao mercado. Mas já vale para a gente ficar de olho. Afinal, se é possível encontrar uma TV Samsung com bons recursos, a fabricante promete ir além, apresentando suas telas espelhadas e até transparentes!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv