Entenda antes de comprar em TV

QLED TV: como configurar e usar o Modo Ambiente?

Aprenda a personalizar e a combinar a sua QLED TV com a decoração da sua casa.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

TVS SAMSUNG EM OFERTA:

Você sabe como configurar a sua QLED TV para usá-la no Modo Ambiente? Essa é uma dúvida comum entre os consumidores que querem a sua TV personalizada e em harmonização com a decoração da casa.

Para quem ainda não sabe o que são as QLED TVs, elas são modelos de displays que misturam determinadas características das tecnologias LED e OLED.

Desenvolvidos pela Samsung, esses modelos têm ganhado cada vez mais destaque, no mercado e entre os consumidores. Quer saber como configurar a sua? Continue lendo o nosso artigo!

Como funcionam as QLED TVs?

QLED, sigla de Quantum Dot Light Emitting Diodes, é a tecnologia de tela desenvolvida a partir de um filtro de pontos quânticos, ou quantum dots (QD), que são cristais semicondutores com nanômetros de tamanho e que reemitem a luz em uma onda diferente.

A diferença é que esse filme de pontos quânticos fica na frente da backlight da TV, que é azul, reproduzindo imagens com mais brilho, luz e 100% das variações das cores do DCI-P3, bem fiel à realidade.

Desse modo, para assistir a filmes, shows ou para jogar videogames, você terá uma tela com um brilho diferenciado, bem nítida, cores puras e muita qualidade.

Qual a diferença entre a TV QLED e a OLED?

Já que as tecnologias das duas são tão semelhantes, muitos consumidores ficam na dúvida sobre a diferença entre as telas QLED e OLED, sobre qual delas é melhor e como escolher a ideal.

Nos displays OLED, o que faz o papel dos pontos quânticos são semicondutores de hidrocarbonetos, que envolvem um trabalho mais complicado, levando o produto a ter um preço mais elevado em comparação com a QLED.

Esse trabalho sendo feito pelos pontos quânticos na QLED TV torna o desenvolvimento da tecnologia relativamente mais simples e barato, se comparado com a da OLED TV, e promete entregar a mesma qualidade de imagem, luz e brilho.

O que é o Modo Ambiente?

Além de imagens perfeitas, a Samsung traz uma grande inovação, que é combinar a TV com o espaço e a decoração. Isso acontece por meio do Modo Ambiente, que você consegue configurar para fazer com que o aparelho fique praticamente invisível no ambiente.

Quando a TV está em stand by, geralmente fica uma tela preta. Para eliminar essa tela, a QLED TV traz uma diversidade de texturas pré-definidas e a possibilidade de você criar uma exclusiva, para que a tela combine com o papel de parede ou a decoração, a partir da reprodução digital.

Para criar a sua própria textura digital é necessário utilizar o aplicativo SmartThings (AndroidiOS), ter todos os aparelhos conectados à mesma rede de internet e seguir os passos que explicaremos a seguir! Acompanhe.

Como configurar a sua QLED TV para o Modo Ambiente?

  • Primeiro, conecte a sua QLED TV à internet. Essa deve ser a mesma rede em que seu smartphone está conectado;
  • No controle da TV, clique duas vezes no botão superior direito, que aparece com o ícone de uma imagem;
  • A seguir, navegue pela TV até encontrar o ícone de pincel, que vai aparecer com a legenda “Selecione para alterar o fundo do Ambiente”;
  • Você vai encontrar diversas texturas pré-definidas pela QLED TV e pode escolher uma delas como plano de fundo do Modo Ambiente. Caso não queira nenhuma delas, pode ir até o ícone com uma câmera fotográfica;
  • É nesta seção que você vai conseguir personalizar a sua QLED TV e criar o seu próprio fundo, para combiná-lo com a decoração do ambiente. Para isso, você deve utilizar o aplicativo SmartThings, baixando-o pela Play Store ou App Store;
  • Abra o app e faça o seu login com o Samsung Account. Clique em “Aparelho”, depois em “Selecionar novo aparelho” e escolha a sua TV. Para conectá-la, digite no telefone o código que aparecerá na tela da TV;
  • Já conectada, você deve ir até o menu superior direito, sinalizado com três bolinhas, e em seguida clicar em “Plano de Fundo”;
  • Escolha entre os modos Básico ou Automático. O modo básico é indicado para planos de fundo mais detalhados e complexos, como os com grafismos, tijolos, entre outros. Já o automático é indicado para planos de fundo mais simples, como as paredes lisas.

Configurando a QLED TV no modo básico

  • Primeiro, tire uma foto dos lados da TV e da sua parede, como se as duas imagens dividissem a tela, alinhando a linha guia à TV, como solicita o aplicativo;
  • Vão aparecer 2 opções de fotos para você escolher a que achar melhor, tendo ainda a opção de tirar a foto novamente;
  • Ajuste o brilho e a tonalidade da imagem pelo smartphone ou pela TV, clicando em “Ajustes de Cor”;
  • Espere até que a foto seja enviada como plano de fundo para a TV;
  • Escolha o conteúdo que você quer que apareça na tela, entre os modos decorativo (com imagens de paisagens), informativo (com atualização do tempo, temperatura, data e hora) ou fotos preferidas (um mosaico de fotos que você deseja incluir como decoração).

 

No caso do modo automático, ele deve ser configurado seguindo o mesmo passo a passo. Porém, a tarefa vai ser bem mais simples, pelo fato de a parede não ter texturas e desenhos. E se você ainda não tem uma Smart TV QLED, que tal conferir as nossas indicações?

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv