TV Samsung The Frame centralizada sobre superfície branca, com selo "Avaliado por Especialistas” na imagem.

The Frame: TV Samsung tem imagem e recursos premium, mas preço alto

Confira todas as nossas impressões sobre a smart TV Samsung The Frame 2021

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

A smart TV Samsung The Frame é muito popular entre quem busca um aparelho premium que, além de ter ótima qualidade de imagem, contribua para a decoração da casa. Isso porque essa TV tem um design muito elegante e vem com molduras que permitem que ela se transforme em um quadro, exibindo uma obra de arte à sua escolha. Mas será que vale a pena apostar nessa smart TV Samsung?

Para responder a essa pergunta, eu testei a The Frame 2021 de 65 polegadas, recentemente lançada pela fabricante sul-coreana. Para avaliar a smart TV, seis critérios foram considerados: design e acabamento, imagem, desempenho, áudio, conectividade e custo-benefício. Confira, a seguir, minhas principais impressões sobre ela.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras da Samsung The Frame 2021:

Por ser uma smart TV premium, a The Frame 2021 tem um design elegante e moderno, além de ser super fina, com apenas 2,5 centímetros. Isso faz com que ela funcione, também, como um peça de decoração para a sua casa - especialmente por conta do Modo Arte, recurso exclusivo desse modelo. Outro ponto positivo é a tela QLED, que tem alta qualidade de imagem, com contraste e brilho superiores ao LED comum.

É claro que isso tem um preço e o valor alto dessa smart TV Samsung é o principal ponto negativo. Além disso, para quem não está acostumado ao sistema operacional Tizen, ele pode ser um pouco difícil de usar no começo.

Encontre no Zoom as melhores ofertas para a Samsung The Frame 65":

Ficha técnica da Samsung The Frame 2021

Design e acabamento

A moldura dá um aspecto ainda mais refinado para o design da The Frame (Foto: Zoom)
A moldura dá um aspecto ainda mais refinado para o design da The Frame (Foto: Zoom)

O design da The Frame 2021 já mostra de cara que se trata de um aparelho premium. Além do visual minimalista, elegante e livre de fios - que já virou padrão nas smart TVs da Samsung -, esse modelo conta com o Slim Frame Design, com apenas 2,5 centímetros de espessura. A moldura ajuda a criar o visual de obra de arte, transformando a televisão praticamente em um quadro na parede.

Infelizmente, não tive como pendurar a TV na parede e optei por deixá-la sobre o rack, com os pés. Isso prejudicou um pouco o visual na hora de instalar a moldura, mas deu pra ter uma boa ideia de como The Frame ficaria pendurada na parede com a moldura.

Por poder ficar tão próxima à parede, essa smart TV não tem entradas para cabo HDMI ou USB na parte traseira. Ela usa apenas uma entrada especial para conectar a televisão ao One Connect, uma central de conexões que liga a The Frame ao cabo de energia e a qualquer outro tipo de conexão, seja com um videogame, aparelho de TV a cabo ou mesmo um pendrive.

A vantagem desse aparelho é que, com ele, a TV fica ligada a apenas um cabo, deixando o visual mais clean e livre daquele excesso de fios que incomoda qualquer um. Embora seja mais um acessório para a sala de estar, o One Connect não precisa ficar ao lado da televisão, o que ajuda a deixar o ambiente mais discreto e elegante.

Imagem

A resolução 4K e a tela QLED garante excelente qualidade de imagem (Foto: Acervo pessoal/Gabrielle Nunes)
A resolução 4K e a tela QLED garante excelente qualidade de imagem (Foto: Acervo pessoal/Gabrielle Nunes)

A resolução 4K já não é novidade em televisões, mas é inegável que a tela QLED faz diferença, em relação ao LED convencional. Esse tipo de tela tem brilho e contraste mais intensos que o LED comum, além de alcançar tons escuros mais puros. Essa diferença fica visível na The Frame 2021, já que a qualidade da imagem é altíssima e o alto contraste é notável.

Ela também tem 120 Hz de frequência nativa, o que faz com que seja ideal para os gamers e para quem curte assistir filmes e séries de ação, já que essa frequência evita aquele efeito de borrão na tela. Por isso, não tenho nenhuma crítica à qualidade de imagem da The Frame, ela realmente entrega excelente qualidade, como é esperado de uma tela QLED.

Quer saber a diferença entre as telas LED, QLED, OLED e LCD? A gente te ajuda a entender.

Desempenho

Quanto ao desempenho, não há críticas à The Frame. É verdade que eu tive alguma dificuldade para me adaptar ao sistema operacional, já que não uso nenhuma TV Samsung, mas, depois que já estava mais adaptada, foi bem fácil navegar pelo menu. Além disso, por ter um processador potente, The Frame responde a qualquer comando rapidamente.

O controle remoto Solar Cell também merece destaque. Além de ser um passo da Samsung em busca de trazer mais sustentabilidade para seus produtos, reduzindo o descarte e o uso de baterias, esse controle é prático e pode controlar todos os aparelhos conectados à TV. Ele também tem atalhos para a Netflix, Globoplay e Prime Video, três das plataformas de streaming mais populares, e botão dedicado para usar assistentes de voz.

Infelizmente, eu tive problemas para usá-lo incialmente. Apenas o botão on/off funcionava e, embora o Solar Cell estivesse carregado, a TV não respondia aos comandos. Por isso, precisei controlar a televisão pelo celular, usando o aplicativo Smart Things. Entrei em contato com a assessoria da Samsung para tentar resolver o problema e descobri que o controle não estava pareado com a televisão.

O controle remoto Solar Cell tem uma placa solar na parte de trás (Foto: Acervo pessoal/Gabrielle Nunes)
O controle remoto Solar Cell tem uma placa solar na parte de trás (Foto: Acervo pessoal/Gabrielle Nunes)

Isso não deveria acontecer, mas, depois de saber qual era o problema, foi bem fácil fazer o pareamento. A partir daí, pude começar a usar o controle Solar Cell e, de fato, a experiência com a TV The Frame ficou bem melhor - e mais prática.

The Frame tem uma grande variedade de recursos, como o Filmmaker Mode, que permite assistir filmes no formato em que foram gravados, e é compatível com três assistentes virtuais - Bixby, Alexa e Google Assistente. Mas o Modo Ambiente 4.0 e Modo Arte, exclusivo deste modelo, merecem destaque. Para acionar o Modo Ambiente ou o Modo Arte é só apertar o botão on/off do controle remoto, o que conta uns pontinhos pela praticidade.

Quer entender mais sobre como usar o Modo Ambiente? A gente explica tudo o que você precisa saber.

Áudio

A versão de 65 polegadas da The Frame 2021 tem 40W de potência, o que é suficiente mesmo para quem tem uma sala de estar espaçosa. No meu caso, a sala é um pouco mais compacta e o sofá fica a um pouco menos de 3 metros de distância da TV. Por isso, os volumes mais baixos foram suficiente para assistir séries e programas de TV confortavelmente.

Além disso, a qualidade do som é ótima. The Frame tem Dolby Digital Plus e Som em Movimento Virtual, que com certeza ajudam a deixar a experiência mais imersiva. Ou seja, se você curte aquele som envolvente de cinema, essa TV é uma boa escolha.

Conectividade

As conexões da The Frame 2021 são feitas pelo One Connect (Foto: Zoom)
As conexões da The Frame 2021 são feitas pelo One Connect (Foto: Zoom)

A Samsung The Frame 2021 tem 4 entradas HDMI e 2 portas USB, uma quantidade comum em TVs premium e que, com certeza, vai ser suficiente para a maior parte dos usuários. Além disso, a smart TV também tem 1 entrada AV, 1 saída de áudio digital Óptica e conexão Ethernet. Toda a conectividade da The Frame 2021 é feita por meio do One Connect, o que evita que vários cabos sejam ligados à TV.

Além disso, a The Frame tem conexão com redes Wi-Fi de 2.4 ou 5 GHz e Bluetooth 4.2, o que permite conectar a TV a dispositivos de som, como caixas de som bluetooth ou mesmo fones sem fio.

Custo-benefício

O foco desse modelo não é exatamente o custo-benefício. Por ser uma televisão premium, com recursos exclusivos, é esperado que o preço da The Frame 2021 seja mais elevado, mesmo em comparação à versão anterior do modelo. Ainda assim, o preço de lançamento do modelo é bem elevado, já que a nova The Frame pode ser encontrada a partir de R$ 9.660.

Mas, por ter recursos avançados, tela QLED e som potente, a The Frame 2021 é indicada para quem busca uma smart TV premium moderna. Se você busca exclusividade, tecnologias de ponta e um design super elegante, vale a pena apostar nesse modelo da Samsung.

Se você busca uma smart TV 4K com bom custo-benefício, confira nossa lista com as melhores opções de 2021.

Produtos similares

Se você busca smart TVs com tecnologia de ponta, a Samsung tem outros modelos que podem te agradar. A Q80T, por exemplo, também tem tela QLED e está disponível em 65 polegadas. Além disso, ela tem taxa de atualização de 120 Hz, o que faz com que ela seja ideal para quem busca uma TV com excelente qualidade de imagem ou até para jogar videogame com os consoles mais atuais.

Já para quem faz questão de modelos modernos e com design exclusivo, a The Sero é uma ótima escolha. Essa TV tem tela que gira e pode ser usada na horizontal ou na vertical. Isso é ideal para quem é ligado em redes sociais e prefere usar uma tela grande. Além disso, The Sero também tem tela QLED, assim como os modelos anteriores.

Confira as melhores ofertas para as smart TVs Samsung The Sero e Q80T aqui no Zoom:

Conclusão

The Frame 2021 é uma ótima opção de smart TV para quem faz questão das tecnologias mais atuais, além de ótima qualidade de imagem e som, para uma experiência super imersiva. Por causa dos recursos avançados, pode ser um pouco difícil de usar essa TV pela primeira vez - mesmo eu, que lido bem com novas tecnologias, tive um pouco de dificuldade no primeiro uso -, mas é fácil se acostumar com o sistema de The Frame.

Além disso, o foco desse modelo é no design, já que a TV pode ser usada como uma peça de decoração e virar um quadro, com um grande acervo de obras de arte. Por isso, se você pode pagar o preço alto dessa smart TV, ela com certeza não vai te decepcionar.

Ainda está em dúvida de como escolher a smart TV ideal? Confira nossas dicas para acertar na hora da compra!