TV Samsung TU7000: vale a pena comprar esse modelo 4K?

Modelo de entrada da marca oferece recursos básicos por preço pouco competitivo

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A Samsung apresentou nesse ano, 2020, a sua nova geração de TVs 4K composta pelas linhas QLED, Crystal UHD e modelos de 32 e 43 polegadas. A linha Crystal chegou ao mercado para suceder a famosa RU7100, modelo que fez muito sucesso no ano passado aqui, no Zoom.

Disponível em seis tamanhos de tela, a Samsung TU7000 é a TV 4K mais barata hoje da marca sul-coreana, ganhando por pouco da sua irmã mais velha, a Samsung TU8000, que chega com preço aproximado e traz recursos que não estão presentes na TU7000, como inteligência artificial, Modo Game, e comando de voz.

Dito isso, já podemos adiantar que hoje em dia não vale a pena adquirir a TU7000, pelos recursos inteligentes que ela não oferece e que já são encontrados em modelos também de entrada e com bom custo-benefício, como na Samsung TU8000 e até mesmo na LG UN7310. Para entender com mais calma esses pontos, continue com a gente!

Leia também: Melhor TV 4K custo-benefício em 2020: Samsung e LG dominam o ranking

Prós:

  • Conexão Bluetooth
  • Controle Remoto Único

Contras:

  • Não tem inteligência artificial
  • Não tem suporte à assistente virtuais

Ficha técnica da TV Samsung TU7000:

  • Ano de lançamento: 2020
  • Tamanhos: 43" | 50" | 55" | 58" | 65" | 70"
  • Tela: LED VA com resolução 4K
  • Processador: Crystal UHD
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Inteligência artificial: Não
  • Controle remoto inteligente: Sim
  • Áudio: 20W RMS - Dolby Digital Plus
  • Conexões: 2x HDMI | 1x USB 2.0 | 1x LAN
  • Extras: Wi-Fi, Conversor digital integrado e Bluetooth 4.2
  • Sistema operacional: Tizen

Design

TV com bordas infinitas e visual livre de cabos

A parte estética da TU7000 tende a agradar bastante aos consumidores mais exigentes, tudo porque seu visual sofisticado e discreto vai combinar com qualquer ambiente. Considerada uma das telas mais finas da categoria 4K de entrada, de acordo com a fabricante, ela não vem com bordas aparentes, capaz de proporcionar maior imersão ao conteúdo, já que o display fica em evidência, dando a sensação que você está praticamente participando das cenas.

A TU7000 é uma das TVs UHD mais finas da categoria (Foto: Divulgação/ Samsung)
A TU7000 é uma das TVs UHD mais finas da categoria (Foto: Divulgação/ Samsung)

E para acabar com aquela bagunça de cabos espalhados pela casa, os aparelhos vêm com canaletas traseiras que tem o objetivo de organizar os fios, exceto na versão de 43 polegadas. O televisor apresenta um bom acabamento na cor cinza escuro e dispõe de dois pés laterais em forma de V.

Seu Controle Remoto Único é capaz de comandar todos os dispositivos conectados ao televisor via entrada HDMI ou Bluetooth, como console, home theater e TV Box, por exemplo. O design é minimalista, com poucos botões a fim de facilitar o manuseio e traz teclas de atalho para os canais Netflix, Prime Video e Globoplay.

Design minimalista do controle remoto único da Samsung pode atrapalhar em alguns casos. (Imagem: Divulgação/Samsung)
Design minimalista do controle remoto único da Samsung pode atrapalhar em alguns casos. (Imagem: Divulgação/Samsung)

Através desse controle único também é possível comandar a TV à cabo. O ponto negativo, aqui, é que como ele não vem com botões numéricos e nem comando de voz, então, para chegar ao canal desejado, é preciso passar um por um, o que pode tornar a experiência um pouco complicada para o usuário.

Imagem

Processador eficiente converte o conteúdo para 4K

O processador Crystal UHD, que dá nome à linha e é lançamento da marca, realiza upscaling, ou seja, consegue otimizar e reproduzir qualquer conteúdo filmado em resolução inferior o mais próximo do 4K de maneira bem mais precisa, quando comparado com o processador da RU7100. Outro ponto interessante é o painel 100% RGB, ou seja, ele utiliza o vermelho, o verde e o azul como cores principais para criar as outras, fazendo com que as imagens fiquem mais nítidas, sem subpixel branco - deixando as imagens mais fieis à realidade.

Processador Crystal entrega cores mais nítidas e profundas (Foto: Divulgação/ Samsung)
Processador Crystal entrega cores mais nítidas e profundas (Foto: Divulgação/ Samsung)

Seu display VA entrega contraste mais afiado, o que é característica desse tipo de painel, que consegue reproduzir os tons escuros com intensidade de maneira uniforme. Essa tela, inclusive, costuma ter menor tempo de resposta menor entre o joystick e o jogo, sendo indicada para quem curte jogar videogame. Sua exibição é mais proveitosa em ambientes com pouca iluminação, pois desse modo os olhos conseguem capturar melhor as nuances em cada cena.

Por outro lado, o campo de visão aqui é limitado já que esse tipo de tela favorece apenas a vista frontal, ao contrário do IPS, que privilegia todos os ângulos.

Sua taxa de atualização de 60 Hz pode alcançar 120 Hz com a tecnologia Clear Motion Rate, que confere mais fluidez e suavidade na projeção das cenas mais movimentadas, com as de eventos esportivos e jogos eletrônicos, por exemplo. Dessa maneira a transmissão fica livre de arrastos ou borrões de imagens que comprometeriam a experiência.

Com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels, esse televisor conta com HDR (High Dynamic Range) e suporte os formatos HDR 10+ e HLG, que fornecem tons claros e escuros mais equilibrados, garantindo imagem de alta qualidade.

Desempenho

Plataforma Tizen está mais rápida e intuitiva

Exclusivo da marca, o sistema operacional Tizen vem com os aplicativos mais famosos do momento pré-instalados e em sua loja há apps de diversas categorias para download.

Aqui você desfruta dos principais serviços em streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV, Spotify, YouTube e muito mais, além disso, pode checar suas redes sociais de maneira bem prática.

A interface do sistema é rápida e inteligente, inclusive, traz sugestões personalizadas de conteúdo com base na sua navegação e ações recentes. É possível acessar qualquer site da internet através do browser.

Conexões

Bluetooth torna a experiência de conectividade mais completa

Em termos de conectividade a smart TV Samsung dispõe de poucas entradas e vale observar que mesmo os modelos mais simples costumam chegar com maior número de conexões.

Há uma porta USB para pen drive ou HD externo e duas entradas HDMI para plugar o videogame ou home theater, por exemplo. Também tem uma entrada de RF para TV a cabo e uma para TV digital, além de uma saída de áudio digital óptica. A conexão com a internet pode ser estabelecida via cabo pela porta LAN (Ethernet) ou através do Wi-Fi integrado.

E se quiser transferir de forma simples seus jogos, músicas, fotos, entre outros arquivos, é só ativar a função Bluetooth. Inclusive, é possível parear caixas de som, teclado, fones de ouvido, entre outros dispositivos.

Áudio

Som dentro dos padrões de uma TV básica

O sistema de sonoro Dolby Digital Plus com 20 watts de potência é satisfatório para ambientes pequenos e médios e essa capacidade de som está presente na maioria das TVs 4K de entrada.

Agora, se achar necessário um volume ainda mais turbinado, uma boa solução é conectar uma soundbar, que vai atender bem suas necessidades.

Recursos extras

TV Samsung TU7000 é econômica e vem com recurso Tap View

A TV TU7000 tem o recurso Tap View que permite espelhar a tela do celular Android com um simples toque ao aproximar o aparelho do televisor, facilitando o compartilhamento de fotos, vídeos e aplicativos. Além desse meio, é possível, também, conectar smartphones iOS de forma rápida e prática, graças ao Apple Air Play 2.

Tap View espelha a tela do celular na TV com apenas um toque (Foto: Divulgação/ Samsung)
Tap View espelha a tela do celular na TV com apenas um toque (Foto: Divulgação/ Samsung)

Outra vantagem é seu “Sensor Ecológico”, capaz de ajustar o brilho da tela automaticamente de acordo com a iluminação do ambiente, resultando em maior economia de energia, que varia de acordo com o tamanho da tela. Esse modelo carrega o Selo Procel A de eficiência energética.

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TV Samsung TU7000?

Como vimos no decorrer desse artigo, a TU700 foi lançada esse ano e tem preço acessível, porém peca por não trazer recursos essenciais presentes na maioria das TVs mais modernas, mesmo as de entrada, como inteligência artificial, comando de voz e integração com dispositivos IoT, além do Modo Game para otimizar a plataforma para jogos.

Pelo pouco que oferece poderia ser mais barata, pois se compararmos com a TU8000, que entrega mais por preço similar, a primeira apresenta desvantagem. Ou seja, vale a pena acompanhar nosso Histórico de Preços e considerar optar pela versão mais completa.

Leia também: