Samsung TU8000 vale a pena? Veja análise dessa TV 4K de entrada

Fizemos a análise de ficha técnica da TV de entrada 4K Samsung TU8000, sucessora da RU7100.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A Samsung TU8000 foi uma das TVs de entrada 4K mais vendidas no Zoom em 2020. A sucessora da RU7100, TV muito vendida em 2019, é um lançamento de 2020 que chegou com inteligência artificial e foi a primeira com múltiplos assistentes pessoais. Mas vale a pena comprar essa TV 4K de entrada da Samsung? Para responder essa pergunta, fizemos a análise de ficha técnica da Samsung TU8000.

Já adiantamos que a Samsung TU8000 tem ótimo custo-benefício e que vale a pena ser comprada, principalmente pelo pacote de recursos que ela oferece por um preço bem em conta. A imagem de resolução 4K (3.840 x 2.160 pixels) tem o processador Crystal como principal destaque, que aprimora os níveis de cor, contraste e upscalling nas imagens. Quer saber mais? Confira abaixo:

Saiba mais:

Pontos positivos

  • Processador Crystal UHD
  • Múltiplos Assistentes Pessoais
  • Visual livre de cabos
  • Controle Único

Pontos negativos

  • Sem som surround
  • Sem Multitela
  • Sem G-SYNC
A Samsung TU8000 foi considerada a TV de entrada 4K com melhor custo-benefício de 2020 no Zoom (Foto: Shutterstock)
A Samsung TU8000 foi considerada a TV de entrada 4K com melhor custo-benefício de 2020 no Zoom (Foto: Shutterstock)

Design

TU8000 tem bordas infinitas e visual livre de cabos

Visual livre de cabos e a tela mais fina da categoria são os destaques do design da TU8000.

Se você busca uma TV com design fino e elegante, sem cabos à vista, a Samsung TU8000 pode ser a melhor escolha. Essa Crystal UHD tem, segundo a Samsung, o display mais fino da categoria envolto pelas "bordas infinitas", o que proporciona maior imersão no entretenimento. Para se ter uma referência, as dimensões da tela de 50 polegadas com a base são de 1116.8 x 719.1 x 250.2 mm. Além da de 50 polegadas, ela também pode ser encontrada nos seguintes tamanhos: 55 polegadas, 65 polegadas, 75 e 82 polegadas.

Quanto ao visual livre de cabos, ela configura uma vantagem para quem tem crianças em casa, ou até mesmo pet. Para maior segurança da família, os cabos passam por canaletas escondidas no suporte, o que também colabora para um ambiente clean visualmente.

Imagem

O processador Crystal UHD é a novidade da TU8000

Para aqueles que não sabem, a Samsung tem uma métrica que compara a qualidade de imagens dos seus aparelhos. O PQI (Picture Quality Index), como é chamada essa métrica, pontuou a TU8000 com 2.100 PQIs, mostrando superioridade em relação à sua antecessora, a TV RU7100 com 1.300 PQIs.

Essa avaliação se justifica pelo processador Crystal e pelas tecnologias de aprimoramento da Samsung TU800, que incluem o HDR Premium e o High Dynamic Range, que aumentam o contraste entre claro e escuro, além de intensificar as cores. E para garantir imagens próximas da realidade a tela de LED traz o painel com 100% RGB, ou seja, sem subpixels brancos.

Já a taxa de atualização nativa tem frequência de 60 Hz e pode ser elevada a 120Hz graças à tecnologia Clear Motion Rate. Ela não está livre de travamentos ou lentidões durantes cenas agitadas, mas consegue ser mais rápida que muitos modelos com o mesmo preço.

Desempenho

TU8000 com nova versão do Tizen e múltiplos assistentes pessoais

O sistema operacional dessa smart TV é o Tizen, exclusivo da Samsung, com a plataforma baseada no Linux que proporciona a interface intuitiva. Uma novidade é a barra inferior mais “enxuta” que exibe recomendações personalizadas com a ajuda da inteligência artificial e os conteúdos recém clicados, como canal de TV e aplicativos.

Os ícones dos aplicativos também passaram por uma atualização e aparecem menores, com o tema mais escuro. E para facilitar o entretenimento, esse modelo Samsung TU8000 traz aplicativos pré-instalados, como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+, YouTube e Globoplay.

As múltiplas assistentes pessoais são a grande atração nesse modelo de entrada, que significam um avanço na inteligência artificial. Para aqueles que preferem a Amazon, basta escolher a Alexa. E para os fãs da Samsung existe a opção da Bixby, assistente virtual da marca. Para ativar ambas basta usar o controle remoto único e apertar o botão com o ícone do microfone que sua TV vai atender aos comandos de voz, como ligar ou desligar o aparelho, mudar de canal, navegar pela internet e até comandar outros dispositivos inteligentes da casa.

Conexões

A Samsung TU8000 disponibiliza múltiplas conectividades

Fabricada para múltiplas conectividades, essa TV Samsung conta com 03 entradas HDMI, 02 entradas USB, Wi-Fi integrado, Ethernet, Bluetooth e espelhamento do smartphone para TV. Outras maneiras inteligentes de conexão acompanham a TU8000, como o Tap View e o Apple Air Play 2. No primeiro, basta encostar o celular na borda da televisão para realizar o espelhamento da tela, enquanto o segundo foi pensado nos usuários de smartphones Apple.

Áudio

A TU8000 conta com dois canais de 20 Watts cada

O sistema Dolby Digital Plus e os dois canais com 20 Watts RMS de potência vão garantir o som nessa Crystal UHD de 2020. Caso o ambiente apresente ruídos externos ou interno, o som vindo da TV pode parecer baixo, dificultando a audição.

Para resolver esse problema, recomendamos dispositivos de som extra para potencializar a experiência sonora, como soundbar, caixas de som ou fones de ouvido. A excelente conectividade do Bluetooth e as 3 entradas HDMI desse televisor são vantagens nesse aspecto.

Recursos extras

TU8000 traz Modo Ambiente, Modo Game e Sensor Ecológico

O Controle Remoto Único é uma praticidade da Samsung que ativa o comando de voz e controla todos os dispositivos ligados à TV. (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Controle Remoto Único é um recurso muito prático que a Samsung oferece para centralizar os comandos de diversos aparelhos ligados à TV, tanto via Bluetooth quanto HDMI, a partir de um único controle. A adaptação pro Brasil incluiu o botão exclusivo para o Globo Play, e além da TV é possível controlar também aparelhos compatíveis como consoles de videogames, soundbars, TVs Box, Home Theaters, entre outros.

Mais dois destaques da TU8000 são o Modo Game, para quem adora a jogatina, que é ligado automaticamente ao conectar o videogame, além de diminuir o tempo de resposta entre a imagem e o joystick. O outro é o Modo Ambiente Foto, um legado dos modelos top de linha QLED, que transforma a TV desligada em uma galeria pessoal de imagens.

Por fim, as inovações da Samsung apresentam soluções ecológicas para a economia de luz, como é o caso do “Sensor Ecológico”, que otimiza o brilho da tela automaticamente de acordo com a luz externa. E falando em energia, a nova geração TU8000 apresenta classificação A em eficiência energética garantida pelo INMETRO.

Custo-benefício

Vale a pena comprar essa TV Samsung?

Bom, como já adiantamos no início do artigo, voltamos a afirmar que vale a pena comprar a TV Samsung TU8000. O processador Crystal UHD somado à inteligência artificial desse modelo de entrada 4K Samsung são os principais fatores dela apresentar um bom custo-benefício.

O controle remoto único, os múltiplos assistentes virtuais e a as múltiplas conectividades tornam a TU8000 uma TV moderna e inteligente, que adiciona praticidade para lidar com a casa no dia a dia. A diversidade de tamanhos e os recursos extra, como Modo Ambiente Foto e Modo Game proporcionam maior conforto para escolha e para o uso do televisor.

Ficha técnica da TV Samsung TU8000: