LG SM8600 vale a pena? Confira a análise completa dessa smart TV

Smart TV LG NanoCell traz imagem de alta fidelidade e recursos de Inteligência Artificial

LG SM8600 vale a pena? Confira a análise completa dessa smart TV
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

A LG, marca sul-coreana que tem grande força no mercado de televisão, lançou esse ano (2019) a sua linha de smart TVs NanoCell com inteligência artificial. Junto com a LG SM8600, modelo intermediário e a escolhida para essa análise, a marca também apresentou: LG SM8000, LG SM8100 e a top de linha, LG SM9000.

Bom, mas vamos ao que interessa? Analisamos o modelo intermediário da marca, a SM8600, que chega com recursos bem legais e tecnologias de imagem para você ter uma experiência incrível ao assistir seus programas favoritos. E já podemos adiantar que sim, essa TV vale a pena, se você procura por um aparelho com tecnologias avançadas com bom preço.

Confira nossa análise de ficha técnica e veja todos os detalhes da smart TV LG SM8600.

Ficha técnica da LG SM8600:

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tamanhos: 55" | 65"
  • Tela: IPS LCD com resolução 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Frequência nativa: 120 Hz
  • Processador: Alpha 7 2ª Geração
  • HDR: HDR10, HLG Pro, Dolby Vision, Advanced HDR
  • Áudio: 20 Watts RMS (2.0 canais)
  • Conectividade: 4x HDMI 2.0 | 3x USB | 1x Ethernet (LAN) | 1x RF para TV aberta | 1x RF para TV a cabo | 1x Saída Digital Óptica | 1x Entrada Áudio e Vídeo (P2)
  • Recursos extras: Controle Smart Magic, Comando de voz, Modo Galeria, Espelhamento de tela
  • Recursos integrados: Wi-Fi | Conversor Digital Integrado | Bluetooth
  • Sistema operacional: webOS 4.5

SM8600 vem com tecnologia Nano Cell, que deixa as imagens mais realistas

Um dos grandes destaques da smart TV LG SM8600 é a tecnologia de tela NanoCell, que chegou ao mercado para brigar com as televisões OLED da Samsung.

Essa tecnologia consiste em nanopartículas, que são pontinhos microscópicos capazes de gerar cores mais vivas e com maior fidelidade na reprodução dos tons. Com isso, temos imagens mais quentes, puras, além de pretos mais profundos.

Vale destacar, também, que essa LG é uma smart TV 4K com display IPS, que também proporciona uma fidelidade maior às cores, além de um ângulo de visão melhor. Ou seja, mesmo que você esteja na diagonal do aparelho, você vai conseguir assistir a todos os detalhes dos seus programas favoritos.

O display IPS deixa a desejar um pouco no nível de contraste e na reprodução de tons mais escuros, ao contrário dos televisores OLED e dos painéis tipo VA, que tendem a performar melhor nesse quesito.

É legal falar, também, que esse aparelho vem com a função Stand By, que pode exibir belas paisagens turísticas, atualizadas pelo TripAdvisor, quando a função Modo Galeria é ativada. Com isso, você pode utilizar essa smart TV quase como um quadro de decoração.

Além disso, ela vem com as mais modernas tecnologias de imagem, como HDR10, HLG, Dolby Vision e Advanced HDR by Technicolor. Todos esses formatos costumam ser utilizados nas principais produções de streaming e cinema.

SM8600 apresenta visual sofisticado e bordas discretas / Divulgação: LG
SM8600 apresenta visual sofisticado e bordas discretas / Divulgação: LG

Por fim, o design minimalista dessa smart TV LG também chama bastante a atenção. A sua estética elegante harmoniza perfeitamente a decoração do ambiente, com sua moldura de fina espessura, base em formato de arco e uma canaleta para organizar os fios.

Processador Alpha 7 deixa a LG SM8600 ainda mais inteligente

Com o processador Alpha 7 de segunda geração, com inteligência artificial, ela é capaz de utilizar a técnica de aprendizado de máquina para calibrar a imagem automaticamente, de acordo com a iluminação do ambiente no qual o aparelho se encontra.

Esse processador vem com o algoritmo Deep Learning, que é capaz de otimizar som e imagem, capaz de oferecer uma transmissão mais nítida, livre de ruídos e sem distorções. Isso tudo só ao analisar o conteúdo que está sendo exibido e as luzes do ambiente.

Nanopartículas tornam a exibição mais natural e realista / Divulgação: LG
Nanopartículas tornam a exibição mais natural e realista / Divulgação: LG

Com a LG SM8600, basta dar o comando de voz para saber a previsão do tempo ou assistir a sua série favorita

Com o controle remoto Smart Magic da LG, você vai poder utilizá-lo como mouse, com ponteiro e scroll para transitar prontamente entre as telas, além de vir com botões personalizados para acessar a Netflix e Amazon Prime Video de um jeito mais rápido e prático.

Mas, o mais legal é que através desse controle remoto você vai poder comandar a smart TV LG por voz. Vai ser possível pedir para ela abrir sua série favorita do Netflix, por exemplo, até te dizer qual é a previsão do tempo para a próxima semana, ou quanto tempo você vai demorar para chegar ao trabalho. Bem legal e prático, não acha?

E ainda vale destacar que é possível interagir com o assistente virtual da LG em português, função essa que muitas vezes não está presente em outros televisores com o idioma local.

Além disso, ela vem com o sistema operacional webOS 4.5, plataforma oficial da LG e que vai te dar acesso a uma série de aplicativos, como Spotify, Deezer, Telecine, YouTube e Globoplay, por exemplo.

Em sua Store é possível encontrar diversos apps para download. O sistema é rápido, fluido e fácil de navegar. Até mesmo para quem não tem muita intimidade com o mundo virtual, consegue localizar os conteúdos sem dificuldades.

LG Nano Cell SM8600 vem com o Deep Learning, para ter sons mais limpos e balanceados

A SM8600 tem sistema sonoro Dolby Atmos de 2.0 canais e 20 watts de potência. Seu som é limpo e imersivo. É possível calibrar o áudio ao convertê-lo para virtual surround sound de 5.1 canais. Mesmo com esse efeito, não é um dos sons mais potentes, mas é satisfatório.

E, com o Deep Learning, a smart TV LG vai otimizar o som de acordo com os conteúdos que estão sendo assistidos, capaz de fornecer um som balanceado e adequado ao ambiente.

Com a função Bluetooth, é possível reproduzir as músicas de seu smartphone na TV e parear uma soundbar ou fones de ouvido sem fio.

E achou que acabava por ai? LG SM8600 traz mais recursos extras

A SM8600 possibilita sincronizar dispositivos inteligentes e controlá-los por voz através de seu painel de controle intuitivo, com o auxílio do Google Assistente e da Amazon Alexa. Só tem que ter um ponto de atenção: para interagir com os aparelhos conectados, é necessário que eles também venham com Google Assistente instalado, ou então estarem conectados à tomadas inteligentes.

Essa LG é ainda um equipamento compatível com o Apple Air Play 2. Com ele, você pode espelhar seu smartphone iOS, ou Android, diretamente na tela da smart TV.

Modelo tem excelente performance para games e cenas de ação / Divulgação: LG
Modelo tem excelente performance para games e cenas de ação / Divulgação: LG

Outro destaque é seu excelente desempenho na hora de reproduzir jogos eletrônicos, pois esse aparelho vem com input lag de 14,5 milissegundos, ou seja, garante melhor jogabilidade ao usuário, que não terá problemas com lentidão, atraso de cenas ou travamentos.

E, além disso, vale dizer que essa é uma smart TV com frequência de 120 Hz, que resulta em transições de quadros mais suaves, sem borrões ou ruídos de imagem. Ou seja, as cenas de intenso movimento, como as de jogos e filmes de ação, ganham maior fluidez.

Oferece três portas USB (uma lateral e duas traseiras), ideais para pen drive ou HD externo, por exemplo. É possível gravar programas dos canais abertos ao conectar qualquer um desses dispositivos.

E ainda conta com quatro portas HDMI (duas laterais e duas traseiras) e uma entrada LAN para conexão via cabo. Mas se preferir pode conectar pelo Wi-Fi integrado de 2.4 / 5 GHz.

Conclusão: Smart TV LG SM8600 vale a pena? Sim!

Na avaliação geral, analisamos que a SM8600 dispõe de tecnologias avançadas e traz uma configuração bem interessante. Nessa faixa de preço é uma das TVs com display IPS mais completas do mercado e tem ótimo custo/benefício.

Para quem procura um equipamento mais completo, por um preço mais em conta, vale o investimento.

Veja preços da LG SM8600:

Leia também: