Entenda antes de comprar em TV

TV 3D e seus recursos para jogos: Dual Play, Dual View ou SimulView

Funções permitem melhor visualização de games multiplayer em TVs 3D.

TV 3D
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Jogar vídeo game com um amigo pode ser bem divertido. Mas os fãs de jogos multiplayer bem sabem que ver a tela dividida em dois não é uma experiência das mais agradáveis. Além de ter menos espaço para as ações, também tem aquele papo de que uma espiadinha na tela ao lado pode acabar com qualquer estratégia, dependendo do jogo em questão.

A boa notícia é que, já há algum tempo, as fabricantes de TVs têm pensado sobre o assunto, e chegaram com uma ótima solução.

Alguns modelos de TV LG foram os primeiros a aparecer com a novidade, que chamou de Dual Play, e depois outras marcas seguiram a tendência. Hoje não é muito difícil encontrar o recurso, embora possam ter nomes diferentes, como Dual View da TV Philips e SimulView, das TVs Sony.

Mas o que este recurso faz na TV 3D?

O objetivo é bem simples: exibir duas imagens diferentes simultaneamente, na mesma tela.  Assim, duas pessoas estão no game, ao mesmo tempo, mas cada um só vê a imagem de seu próprio player, em tela cheia. Sim, é o fim do “Split screen” (tela dividida), mas sem abrir mão de desafiar os amigos!

Mas atenção: para isso é preciso que a TV 3D tenha esta função e que o jogo tenha modo multiplayer. E, claro, os dois jogadores devem usar os óculos específicos para este recurso, que muitas vezes precisam ser comprados separadamente.

Para entender melhor, vamos resumir o que a tecnologia 3D faz: ela divide as imagens, e cada parte é enviada para um dos olhos. Então, os óculos 3D “reorganizam” essas imagens e elas são montadas no cérebro com a sensação de profundidade.

Os óculos 3D normais direcionam cada parte da imagem para um dos olhos. E a solução para chegar ao Dual Play das TVs LG foi mais simples do que parece: no lugar de duas lentes diferentes (podemos chamar de “lente esquerda” e “lente direita”), os óculos Dual Play têm duas lentes iguais (ou seja, um deles tem duas “lentes esquerdas” e o outro tem duas “lentes direitas”). Dessa forma, cada um dos óculos fica responsável por “montar” partes diferentes da imagem, permitindo que cada jogador só veja o seu cenário do jogo.

Ah, e é sempre bom lembrar: para ter acesso ao jogo em 3D, você precisa do pacote completo. O seu console de videogame deve ler mídias 3D e estar conectado a uma TV 3D.


Pronto, agora que você já conhece melhor o recurso para multilayer das TVs 3D, pode chamar os amigos para uma maratona muito mais cheia de emoção!

 

Tem muito mais no Zoom! Pesquise, compare preços e faça a melhor compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv