Zoom indica em TV

Sony 40EX525 ou Samsung UN40C8000: disputa de 40”

O duelo entre as TVs da Sony e Samsung.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na hora de comprar uma televisão, o tamanho é um dos quesitos principais. Os modelos de TVs que comparamos entram em uma categoria média, que cabe exatamente na sua sala. E no seu bolso. E por que não incluir alguns extras a mais, como acesso à Internet e tela de alta resolução total? A Sony e Samsung possuem TVs 40" que oferecem ótimos recursos com bons preços. Conheça a Sony Bravia 40EX525 e a Samsung UN40C8000.

 

Sony 40EX525

Samsung UN40C8000

Design e Tela

Recursos

Conexões

Dimensões e Consumo de energia

 

Design e tela

Quando você vai comprar uma nova TV, é preciso prestar bastante atenção no desenho do produto. Ela se encaixa em seu ambiente? Combina com sua decoração? Possui acabamento refinado? , Entre as TVs Sony, a Sony Bravia KDL-40EX525 possui linhas retas, sem muito arrojo. Essa TV possui acabamento frontal cinza fosco e é apoiada sob dois pedestais simples. Não deixa de ser um televisor interessante, mas seu desenho deixa a desejar. Já sua tela é de LCD iluminada por lâmpadas LED e tem alta definição total: é uma TV Full HD. Com uma tela dessas, dá para receber o máximo em qualidade de imagem digital. Os filmes de alta definição Blu-Ray, por exemplo, são exibidos em qualidade máxima.

Já entre as TVs Samsung, a Samsung UN40C8000 vem na cor prateada com acabamento composto por titânio escovado, o que dá uma aparência mais luxuosa para a TV. A Samsung dedicou uma atenção especial para o momento de montagem do televisor. Dá para apoiá-la na parede com apenas dois pinos, ao contrário da TV da Sony, que precisa de pelo menos dois pinos a mais para fazer o mesmo procedimento. A TV da Samsung, além de também ser Full HD, é uma TV 3D, recurso inexistente na TV da Sony. E ela já vem com óculos compatíveis. Por fim, a TV Samsung ainda tem um sistema bacana de reconhecimento de luz externa, aumentando ou diminuindo o contraste automaticamente.

Recursos

As duas TVs possuem excelentes mecanismos de melhoramento de imagem. Um dos melhores sistemas desse gênero está no televisor Sony 40EX525 e se chama X-reality. Ele suaviza os serrilhamentos, aumenta o brilho, cor e contraste do vídeo. E melhora um pouco a qualidade das imagens de baixa resolução. A UN40C8000 conta com um recurso parecido, chamado BD Wise. Ele detecta automaticamente o sinal de vídeo de qualidade inferior à alta resolução e aumenta um pouco sua definição.

Os dois televisores são capazes de acessar a Internet. Com um adaptador USB Wi-Fi plugado na porta USB (vendido separadamente), a Sony 40EX525 é capaz navegar em sites comuns e acessar vídeos e conteúdos exclusivos de parceiros da Sony, como Youtube, iG, Terra e UOL, por exemplo. A TV também conta com programinhas especiais para redes sociais, como Facebook e Twitter. Com eles, você pode comentar sobre seus programas prediletos em tempo real com seus amigos.

Assim como a TV da Sony, a Samsung UN40C8000  tem uma série de programas parecidos. A TV também exibe vídeos do Youtube e Terra, mas não tem parceria com o UOL. Por outro lado, disponibiliza notícias de esportes da ESPN Brasil. Também tem acesso ao Twitter e Facebook. A questão é que, entre as TVs Samsung, a Samsung UN40C8000 não tem um navegador próprio para Internet (um browser), o que limita sua experiência na web. Por outro lado, a TV já vem com um adaptador Wi-Fi incluso no pacote, ou seja, um gasto a menos para acessar a internet.

Outra marcante diferença entre os televisores diz respeito à sintonização da TV Digital. Os dois televisores vêm com conversor integrado. Mas só a Sony 40EX525 é uma TV com DTVi (ou Ginga). As novelas da TV Globo, por exemplo, possuem resumos de capítulos, detalhes de personagens e diversas informações adicionais que podem ser acessadas diretamente pelo controle remoto. Nos jogos de futebol, é muito legal conferir estatísticas de jogo, detalhes de jogadores e resultados do campeonato. Tudo em tempo real.

Já a TV Samsung UN40C8000 consegue gravar os programas de alta definição da TV aberta em um HD externo, usando a porta USB, recurso inexistente na TV da Sony.

Conexões

As TVs são bem equivalentes quando o assunto é conectividade. As duas TVs oferecem portas HDMI para você conectar aparelhos audiovisuais de última geração, como Blu-Ray Players e videogames. Com as conexões de vídeo composto, você conecta outros tipos de aparelhos, como filmadoras mais antigas e DVD Players.

Ambos televisores conseguem ler arquivos de Internet, como fotos, vídeos e músicas em pen drives. Basta espetá-los na porta USB. Também funcionam como um monitor maior para computadores. Basta conectá-los à saída VGA. Os dois televisores são TVs DLNA, um padrão de comunicação sem fio usados por muitos eletrônicos. Se você tiver uma rede sem fio Wi-Fi em casa, pode usá-la para transferir vídeos, fotos e música do celular/notebook/PC e exibi-los na TV.

Dimensões e consumo de energia

A TV Sony 40EX525 é 1 Kg mais leve do que a Samsung UN40C8000 e consome a metade de energia. A única vantagem da TV da Samsung neste quesito é que ela é um pouco mais fina: tem apenas 2,39 cm de espessura.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv