TV TCL C715: smart TV tem tela QLED com resolução 4K e inteligência artificial

Testamos a TCL C715, de 65 polegadas, com tela QLED e sistema Android, e avaliamos se ela vale a pena o investimento. Confira!

Leonor MilitãoEditora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Hoje em dia, não é preciso gastar muito para ter uma televisão com imagem de alta qualidade - e a prova disso é a TV C715, da TCL que, por um preço acessível, entrega tela QLED com pontos quânticos, resolução 4K e é compatível com conteúdos Dolby Vision. Para saber se, de fato, essa TV entrega o que promete, nós testamos o aparelho por 5 dias. Já adiantamos que a nota dessa smart TV foi de 8,5 - bem satisfatória!

Com bons recursos, essa TV intermediária da TCL cumpre o que promete e fica apenas um pouco aquém no quesito de som. Para poder tirar uma conclusão precisa sobre o aparelho, fizemos uma avaliação pessoal, de acordo com critérios como: acabamento, imagem, áudio, entre outros - confira aqui como avaliamos TVs no Zoom!

O que vem na caixa da TV TCL C715?

Além da própria televisão, a embalagem trouxe os pés da TV e os respectivos parafusos, além de um suporte de parede. O controle remoto, claro, também veio dentro da caixa.

Prós e contras da TCL C715

Além de possuir inteligência artificial, essa TV possui tela QLED com excelente contraste e equilíbrio das cores. A resolução é 4K, o que deixa a imagem bem nítida e viva. No entanto, o som dela poderia ser melhor e ela possui cabeamento dos dois lados, o que pode não ser tão bom para quem procura um ambiente mais 'clean'. Além disso, essa TV não possui modo Game.

Encontre as melhores ofertas para a C715 no Zoom:

Ficha técnica da smart TV 4K TCL C715

Design e acabamento

Mesmo sendo uma TV intermediária da TCL, essa TV tem um design um pouco semelhante ao da X915 - modelo mais premium da marca. O formato é bem fino e elegante - a tela não chega a um centímetro de espessura (0,8 cm) e a borda é quase infinita (0,2 cm). Embora as costas da TV tenham um acabamento mediano, com material em plástico fosco, isso é compensado pela parte da frente, que é bem bonita.

A parte de trás da TV é feita de um plástico preto fosco (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
A parte de trás da TV é feita de um plástico preto fosco (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Os pés da TV são bastante estáveis e têm um estilo também muito elegante - assim como a borda da tela, vêm num cinza brilhante com aparência premium. No entanto, eles são bem espaçosos e ficaram bem à justa no meu rack, que tem 35 centímetros de largura - não deu nem para encaixar uma soundbar na frente, por exemplo.

Os pés da TCL C715 são bem estáveis e bonitos, mas no tamanho de 65 polegadas, ficaram bem à justa no meu rack (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
Os pés da TCL C715 são bem estáveis e bonitos, mas no tamanho de 65 polegadas, ficaram bem à justa no meu rack (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Com 65 polegadas, achei a TV grande demais para a minha sala de 25 m². No lugar onde coloquei (que é onde fica a minha TV, de costume), ela ficou muito próxima ao sofá, o que atrapalhou um pouco a visualização. Além disso, ela tem bastante reflexo, o que também não é ideal.

Confira nessa matéria como saber a distância ideal da TV para o sofá

No geral, esta TV é bonita, bem acabada e possui pouco cabeamento à mostra - só peca no reflexo.

Imagem

Para o preço, a imagem desta TV é impecável. A tela QLED oferece uma nitidez incrível e um contraste muito bom, com pretos bem profundos e cores vivas. O brilho também é super satisfatório, especialmente se você não é tão exigente nesse quesito.

A C715 também tem suporte para Dolby Vision e HDR10+, que são ativados ao assistir conteúdos nesses formatos, e o mesmo é válido para os conteúdos em 4K, que ficam ainda mais vivos e nítidos, com uma qualidade excelente. Outro ponto positivo é o Micro Dimming, que ajusta a iluminação para o máximo controle de brilho no ambiente.

Não sabe o que é HDR10+? Veja nessa matéria tudo sobre essa tecnologia

Por outro lado, ela não possui taxa de atualização de 120 Hz, o que é uma justificativa para o preço mais baixo.

No geral, a imagem dessa TV TCL não deixa nada a desejar e tem uma performance muito satisfatória.

A imagem da TV é bem nítida e tem um excelente contraste (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
A imagem da TV é bem nítida e tem um excelente contraste (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Veja aqui a lista das melhores TVs 4K de 2021

Sistema

Vale ainda dar destaque ao sistema da C715, que é o Android TV (versão 9). A interface inicial é simples e intuitiva - qualquer um consegue navegar de forma fluida pelos conteúdos. O catálogo de aplicativos que são compatíveis com esse sistema é bem vasto!

O sistema da C715 é Android TV, na versão 9.0 (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
O sistema da C715 é Android TV, na versão 9.0 (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

Além disso, ela possui a inteligência artificial da TCL e também tem conexão com a Alexa (não dá para usar a Alexa na TV, mas dá para pedir à sua Alexa que ligue a TV, por exemplo).

Outro ponto interessante é que essa TV vem com Chromecast “embutido”, como a maioria das Android TVs, o que é ótimo para espelhar o que você estiver assistindo no seu celular de forma quase automática.

Áudio

A TV TCL C715 possui dois alto-falantes com potência de 10W, o que não é lá essas coisas. No entanto, ela suporta a tecnologia Dolby Atmos, que já melhora bastante a qualidade de alguns conteúdos, entregando um efeito mais “surround sound”.

Para a minha sala pequena, como mencionei, de 35 m², o som dela deu conta do recado, e para ouvidos não tão exigentes, vale a pena - o volume é bem alto, claro e nítido, sem muitas distorções.

Porém, a qualidade podia ser bem melhor para uma TV nesta faixa de preço. Ela não vem com perfis já definidos (como por exemplo para filmes, jogos ou notícias) e em alguns momentos, os agudos tendem a ficar muito estridentes.

Conectividade

No quesito de conectividade, a C715 é boa. Ela tem 3 entradas HDMI (2.0), uma entrada óptica, uma entrada AUX 3,5mm (para fones de ouvido), bluetooth (5.0), conexão com Wi-Fi e 2 entradas USB.

Essa TV tem 3 entradas HDMI, uma AUX, uma USB, uma óptica e também tem conexão com Wi-Fi e por bluetooth (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)
Essa TV tem 3 entradas HDMI, uma AUX, uma USB, uma óptica e também tem conexão com Wi-Fi e por bluetooth (Foto: Arquivo Pessoal, Leonor Militão)

O controle remoto é o mesmo das outras TVs TCL: conecta por bluetooth, tem design elegante, com botões para a Netflix e o Globoplay, e comando de voz “hands free” (que está presente na TV e no controle).

Uma questão que me incomoda um pouco é o fato das entradas estarem do lado contrário à entrada do cabo de energia elétrica, o que torna a organização do cabeamento muito mais complicada, já que fica difícil esconder os fios dos dois lados.

Custo-benefício

Já deu para notar que esta TV tem um custo-benefício bem bom. Com 65 polegadas na faixa dos R$4000, ela entrega uma imagem de alta qualidade, design quase premium e um som satisfatório, que só deixa a desejar para os ouvidos mais exigentes!

Além disso, ela possui inúmeros recursos e a conectividade é bem boa. A TCL mandou bem! Essa TV está na lista das melhores de 2021 - entra nessa matéria e confere outras opções tão boas quanto!

Acessórios: que tal investir numa soundbar?

Para melhorar o som da sua C715, uma boa dica é investir numa soundbar - assim, os mais exigentes no quesito de áudio não ficam de fora e podem aproveitar ao máximo todas as vantagens dessa TV. Duas boas opções são a TCL TS7010 e a Samsung T555 - ambas com diferentes modos para assistir filmes, notícias, shows e jogar games de forma personalizada.

Produtos similares

Outras TVs que se assemelham a essa - em quesito de preço e recursos - são as famosas TU8000, da Samsung, e a UN7310, da LG. Ambas são modelos intermediários que possuem resolução 4k e inteligência artificial, porém a C715 ganha na tela - com tecnologia QLED contra a LED das adversárias.

Conclusão

Em conclusão, esta TV é uma ótima escolha para quem busca uma TV intermediária. Com muito poucas desvantagens e pontos positivos que se destacam - como a qualidade 4K, o sistema Android e a inteligência artificial -, a TCL mandou bem demais!

Gostou dessa TV mas achou que ainda está cara para você? Crie um alerta de preço e receba uma notificação quando o produto chegar ao valor que deseja pagar! Confira abaixo como: