TVs LG ou Samsung? Confira o comparativo entre as TVs de cada marca

Analisamos uma a uma as características de cada marca para descobrir qual delas é a melhor: as TVs LG ou Samsung.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o assunto é qualidade, quem está de olho nos lançamentos do mercado já sabe que escolher entre as TVs LG ou Samsung pode ser uma tarefa bem difícil. As fabricantes disputam páreo a páreo o destaque nas prateleiras das lojas e aqui no Zoom, pelo menos, ambas as marcas sempre aparecem nos rankings das melhores TVs.

Movidas pela inovação, a Samsung e a LG buscam trazer para o mercado brasileiro cada vez mais TVs de categorias variadas e com características que atendam a todos os públicos e bolsos. Por isso, se você vive se perguntando qual marca de TV é a melhor e precisa de ajuda para se decidir antes de comprar, dê um Zoom para conferir o comparativo que reparamos para para te ajudar a resolver esse impasse. Analisamos uma a uma as características a fim de saber qual se encaixa melhor no que você precisa, as TVs LG ou Samsung.

TVs LG ou Samsung? Veja qual é a melhor opção para você (Foto: Shutterstock)
TVs LG ou Samsung? Veja qual é a melhor opção para você (Foto: Shutterstock)

Vai trocar de TV esse ano? Confira nossa lista das melhores TVs de 2021

Som

Neste quesito a LG é pioneira, mas ambas as marcas oferecem som Dolby Atmos com muito mais qualidade em seus produtos

Graças ao surgimento da tecnologia Dolby Atmos, garantir som de cinema em casa não é mais um sonho distante. A funcionalidade que cria um fluxo de sons que se propagam no ambiente por todos os lados, como nas salas de cinema e permite uma imersão sonora de 360º graus, proporciona uma experiência mais intensa e avassaladora no conforto do sofá de casa.

A LG foi uma das pioneiras na implementação deste recurso em seus aparelhos de tela grande e tecnologia OLED, no entanto, atualmente, os modelos premium lançados a partir de 2020 das TVs Samsung também já contam com a tecnologia Dolby Atmos e Digital Plus. O lado bom das TVs com este recurso é que não precisam ter seu som potencializado por soundbars, no entanto você pode criar um sistema de distribuição de sons muito mais rico ao aliar as TVs LG ou Samsung a um Home Theather.

Confira a análise da Samsung Q60, a versão de 2019 da TV QLED de entrada da marca

Imagem

Com imagens que se adaptam à luminosidade do ambiente, a LG sai na frente na implementação da tecnologia Dolby Vision

Mais que saber se uma TV é 4K, 8K ou Full HD, é preciso analisar alguns outros pontos para saber se a imagem de uma TV é boa, como por exemplo, se ela possui possui uma tela equipada com HDR - com maior distância entre pontos claros e escuros, permitindo maior fidelidade de cor e contraste.

Atualmente existem 5 principais padrões de HDR no mercado: Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG e Advanced HDR. A Samsung, por exemplo, lançou recentemente o HDR10+ Adaptativo em sua linha de TVs QLED, que promete controlar a qualidade da imagem exibida pela TV com base na claridade presente no cômodo. No entanto a linha de televisores OLED da LG já apresentavam esta funcionalidade a mais tempo, graças à tecnologia Dolby Vision IQ, que traz uma profundidade de cores muito maior, na verdade, a melhor do mercado na atualidade. Portanto, neste quesito a LG ganha disparado.

Procurando uma TV 4K? Dê uma olhada no nosso comparativo entre a LG UM7510 e a UM761C0SB

Design

A Samsung sempre inova no design e é a queridinha neste ponto

As TVs da Samsung dão um banho de beleza quando o assunto é design. A fabricante apresenta modelos com borda infinita bem mais finas que as da concorrente, telas curvas que dão a impressão de uma maior imersão no conteúdo e a top de linha The Frame, que possui moldura personalizável e configuração que simula obras de arte, integrando funcionalidade e beleza ao ambiente.

A LG chegou a lança a linha GX Gallery em 2020 a fim de bater de frente com a aclamada The Frame, mas apesar do belo design minimalista, a tela e o acabamento não são tão atraentes quanto os da rival.

Veja aqui a nossa análise da Samsung The Frame, a TV que vira um quadro de parede

Sistema Operacional

Ao contrário das demais TVs do mercado, as TVs LG e Samsung possuem sistemas operacionais exclusivos

Os televisores da LG oferecem o sistema operacional webOS, muito elogiado por ser intuitivo e fácil de usar, possuir indicações de conteúdo e SmartShare e ScreenShare, que permite o compartilhamento de fotos com a TV.

Já a Samsung utiliza o sistema operacional exclusivo Tizen, baseado no Linux e tem uma interface semelhante ao sistemas Android para celulares. O Tizen é reconhecido por sua rapidez e eficiência, além de integrações de voz, espelhamento de tela possui o Samsung Smart View, que reconhece smartphones e tablets fabricados por outras marcas, inclusive os da Apple.

Além disso, ambas as TVs foram as primeiras a oferecer suporte para o aplicativo Disney+, portanto se você gosta de ficar por dentro das novidades pode comprar as TVs LG ou Samsung.

Confira aqui quais as TVs compatíveis com Disney Plus e veja, em sequência, como acessar o serviço de streaming

Recursos exclusivos

Não esqueça de levar em consideração os recursos exclusivos de cada marca ao decidir por Tvs LG ou Samsung

Para quem busca organização e praticidade, as TVs Samsung apresentam canaletas exclusivas, que permitem organizar os cabos com muito mais facilidade e escondê-los atrás da TV para um visual muito mais limpo e sem embolação na sua sala.

Já a LG tem como ponto forte o Controle Smart Magic, que possui inteligência artificial ThinQ AI e funciona como um mouse com scroll e oferece recurso de comando de voz. Além disso, o controle oferece botões de atalho para a Netflix e a Amazon Prime, além da funcionalidade Magic Zoom que permite ver detalhes das imagens em tempo real

Custo-benefício

Qual marca oferece os melhores preços no Brasil: TVs LG ou Samsung?

Neste quesito podemos atestar que ambas as marcas oferecem aparelhos com ótimo custo-benefício, mas é preciso considerar que existem produtos de diversas categorias, que vão dos mais básicos aos mais avançados, o que gera uma grande diferença de preços.

Mas em suma, a LG costuma oferecer modelos básicos e intermediários um pouco mais baratos. Em contrapartida, as Tvs tops de linha da LG costuma ser um pouco mais caras.

Para garantir uma boa decisão, veja no nosso artigo como escolher a TV ideal para sua casa

Qual escolher: TVs LG ou Samsung?

A disputa é acirrada para decidir entre as TVs LG ou Samsung

Como vimos acima, as fabricantes oferecem sistemas, recursos exclusivos e muitas outras funcionalidades bem específicas que atendem a gostos e necessidades diversas, portanto é preciso considerar quais pontos são mais importantes para você.

No quesito som e imagem a LG sai na frente, mas o design e o sistema operacional da Samsung também chamam bastante atenção. Enfim, as duas marcas são muito buscadas e bem avaliadas aqui no Zoom, portanto você pode escolher as TVs LG ou Samsung sem medo, com a certeza de que terá em mãos um produto de qualidade e com suporte para as novidades do mercado.