Como desmontar ventilador Arno?

Montamos um passo a passo de como desmontar os ventiladores de mesa e de teto da marca

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Está precisando fazer uma limpeza completa no seu ventilador Arno, mas não sabe como fazer para limpar aqueles cantos mais difíceis? Você chegou ao lugar certo! Nós, da equipe do Zoom, preparamos um passo a passo completo para te ensinar como desmontar ventilador Arno para facilitar a hora da limpeza.

A Arno é uma fabricante brasileira focada em eletroportáteis, inclusive em ventiladores. Além dos tradicionais modelos de mesa, ela produz também, ventiladores de teto. E assim como os demais ventiladores, com o uso contínuo do aparelho, eles costumam acumular muita poeira.

Quer saber mais sobre ventiladores? Confira os principais tipos de ventilador.

Sem mais delongas, vamos lá conferir o tutorial que preparamos para te ensinar como desmontar ventilador Arno?

O que eu preciso para desmontar um ventilador?

Antes de começar a desmontar o seu ventilador, confira os itens da lista a seguir:

  • Tenha em mãos ferramentas que irão te auxiliar na hora de tirar e colocar de volta os parafusos ou arruelas, como chaves de fenda e alicate de pressão.
  • Atenção: Certifique-se que o seu ventilador não está conectado à energia elétrica. Além de evitar choques, essa ação garante um melhor tempo de vida útil do seu aparelho, evitando possíveis danos.

Como desmontar ventilador de mesa?

Passo 1. O primeiro passo é garantir que o seu ventilador esteja desplugado da tomada.

Passo 2. Feito isso, retire cuidadosamente as presilhas/travas que prendem a grade frontal ao ventilador. É importante que essa etapa seja feita de forma delicada para que as presilhas não quebrem.

Passo 3. Retire a grade frontal.

Passo 4. Agora, você precisará remover o parafuso que fica na parte central do seu ventilador, para poder retirar as hélices. Com o auxílio de uma chave de fenda ou de um alicate, retire com cuidado o parafuso.

Obs. Para tirar esse parafuso, é preciso rodar no sentido horário, como se estivesse apertando.

Passo 5. Feito isso, basta puxar as hélices em sua direção.

Passo 6. Agora, é hora de retirar a grade externa. Para fazer isso, basta pressionar as 4 travas existentes no seu aparelho. Caso tenha algum parafuso, retire.

Passo 7. Puxe a grade em sua direção e pronto!

Seu ventilador de mesa está completamente desmontado e pronto para uma limpeza eficiente.

Quer economizar na conta de luz? Conheça os ventiladores mais econômicos do mercado.

Como desmontar ventilador de teto?

Apesar da dificuldade de ter o ventilador preso ao teto, o processo de desmontagem desse modelo de ventilador é simples.

Passo 1. Certifique-se que a energia esteja desligada. Desligue os cabos que conectam o ventilador à fiação central da casa e leve o ventilador até uma mesa.

Passo 2. Remova as paletas do seu ventilador. Se o seu modelo for o que acompanha parafusos na paleta, remova-os com a ajuda de uma chave de fenda. Caso o seu modelo seja apenas de encaixe, puxe as paletas na sua direção, que elas irão soltar.

Passo 3. Feito isso, retire o lustre do seu ventilador puxando-o para baixo. Essa abertura facilitará a limpeza nessa região e também, a troca de lâmpadas.

Passo 4. Se você desejar abrir a parte do motor, retire a polca que fica no meio do lustre, com o auxílio de um alicate de pressão e desenrosque até o plafonier (parte do lustre onde o bocal fica preso) se soltar.

Passo 5. Agora, com a chave de fenda, remova todos os parafusos e abra o motor do seu ventilador.

Ninguém gosta de ventilador barulhento, certo? Conheça alguns modelos silenciosos da Arno

Pronto! O seu ventilador de teto está aberto.

Leia também: