Melhores Ventiladores de Teto 2020: confira opções para comprar!

Existem diversos tipos de ventiladores de teto e nós selecionamos os melhores para a sua casa!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Independente da estação do ano, um ventilador de teto é uma opção bem prática para ter um ambiente fresco nos dias quentes. E, claro, existem as mais variadas opções deste tipo de ventilador disponíveis no mercado.

Há modelos, por exemplo, que oferecem diferentes potências, números de pás e até vantagens extras, como controle remoto. Escolher o melhor ventilador de teto, de acordo com as suas necessidades, não é uma tarefa simples.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns modelos divididos pelo número de pás. As escolhas estão separadas entre: ventiladores de teto com duas pás, três pás, quatro pás e cinco pás.

Critério

Como escolhemos os melhores ventiladores de teto?

É importante destacar, aliás, que para fazermos esta seleção levamos em consideração os melhores aparelhos do momento, mas não necessariamente modelos que foram, propriamente ditos, lançados em 2020. Apesar disso, tratam-se dos aparelhos mais tecnológicos e vantajosos.

Dentre os critérios de seleção, não apenas os números de pás diferenciaram um ventilador do outro. Por isso, para montar o nosso ranking, dividimos de acordo com o número de pás, potência tecnológica e custo-benefício.

Está a fim de saber quais são os melhores ventiladores de teto de 2020? Então continue com a gente!

Saiba mais:

Os melhores ventiladores de teto com 2 pás

Se a sua casa ou apartamento não dispõe de muito espaço, por que não investir em um ventilador com duas pás? Por exemplo, em cômodos de até 20m², o aparelho consegue se ajustar muito bem, além de ser capaz de arejar o ambiente sem dificuldades.

1. Spirit 202 com Bluetooth

Ventilador de teto que pode ser comandado por bluetooth

Para quem gosta de tecnologia e ter a casa conectada, este ventilador de teto Spirit pode ser a solução perfeita. Através da conexão bluetooth, é possível controlar a iluminação, ajustar a direção das pás ou mesmo a velocidade do aparelho. Além disso, com um único celular dá para ter o comando de até cinco ventiladores dentro de casa. Contudo, temos aqui um ponto de atenção: o aplicativo da Spirit está disponível apenas para dispositivos Android.

De acordo com a fabricante, o ventilador de teto Spirit 202 é um dos modelos de maior sucesso, pois consegue aliar o design dinâmico à maior capacidade de iluminação da linha. Aliás, ele dispõe de lustre para duas lâmpadas eletrônicas de até 20W cada ou lâmpadas LED de até 10W cada.

Por fim, este ventilador se destaca por ser econômico, com selo A de eficiência energética do Procel e aprovação no INMETRO. Garantindo, assim, um melhor aproveitamento do consumo de energia. Com isso, o aparelho proporciona uma maior ventilação e circulação de ar com economia na conta de luz.

Ficha técnica do ventilador de teto Spirit:

  • Número de pás: 2
  • Material da pá: Plástico
  • Potência do motor: 135 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Bluetooth e comando através de smartphone Android
  • Eficiência energética: Selo Procel (A)

2. Aliseu Duo

Ventilador de teto comandado por controle remoto

Outra opção pra quem procura por aparelhos tecnológicos e que não dependam de um smartphone Android, é o ventilador de teto da Aliseu. O aparelho vem com um controle remoto, o que permite comandá-lo sem precisar sair do lugar.

Entre as funcionalidades que o controle remoto do Aliseu Duo oferece está a de ligar e desligar, e a de acender e apagar a luz. Além disso, você pode escolher a direção do movimento das pás (ventilação ou exaustão), a velocidade (mínima, média e máxima) e o timer de uma, duas ou quatro horas de funcionamento.

Ademais, o aparelho também se destaca pelas três opções de velocidade. Além disso, por possuir uma grande vazão de ar, ele também oferece um nível de ruído mais baixo, quando comparado a outros modelos do estilo, de acordo com a fabricante.

Ficha técnica do ventilador de teto Aliseu:

  • Número de pás: 2
  • Material da pá: Plástico
  • Potência do motor: 170 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor com Controle Remoto
  • Eficiência energética: Selo Procel (nível não identificado)

3. Spirit 201

Modelo se destaca pelo custo-benefício e design

Em terceiro lugar, porém sendo um produto bastante renomado, temos outro ventilador de teto da Spirit. O modelo 201 de duas pás, aliás, já ganhou prêmios importantes por causa do seu visual, como o IF Design Award, que é considerado o “Oscar mundial do design”.

Além de sofisticado e bonito, ele é feito em policarbonato, trazendo mais resistência e durabilidade. E para além do design, o modelo também se destaca pelas funcionalidades oferecidas e por não ter um preço alto. Ele, por exemplo, conta com três velocidades, e o lustre é removível e feito de polietileno.

Assim, é possível encaixar uma lâmpada incandescente de até 60W ou uma lâmpada compacta de até 20W. E, embora não possa ser comandado pelo celular ou controle remoto, este ventilador é bastante eficaz na economia de energia, já que vem com o selo Procel A.

Ficha técnica do ventilador de teto Spirit:

  • Número de pás: 2
  • Material da pá: Plástico
  • Potência do motor: 102 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor e silencioso
  • Eficiência energética: Selo Procel A

Os melhores ventiladores de teto com 3 pás

Geralmente, os modelos de ventiladores de teto com três pás são os mais procurados. Afinal, eles são ideais para ambientes com aproximadamente 30m². Por isso, estes aparelhos são perfeitos para se ter em quartos maiores, bem como salas e outros cômodos da casa ou escritórios.

1. Arno Ultimate

Aparelho vem com controle remoto e 6 velocidades

Com design arrojado e discreto, este ventilador de teto da Arno é uma boa opção para quem quer economizar energia. Afinal, ele conta com o motor brushless, tecnologia exclusiva da marca que garantiu ao modelo o selo Procel A.

Além disso, outro destaque do Arno Ultimate é o controle remoto, que confere mais praticidade ao uso. Dentre suas funcionalidades estão o botão Timer, que permite programar o ventilador para ficar ligado durante o período que desejar, e o Dormir, que torna a ventilação mais suave, como uma brisa fraca.

Por fim, se você ainda deseja que este ventilador de teto combine com a decoração da casa, ele dispõe de três opções de cores: Ultimate (todo branco), Ultimate Clear (corpo branco e pás transparentes) e Ultimate Silver (corpo prata fosco e pás transparentes).

Ficha técnica do ventilador de teto Arno:

  • Número de pás: 3
  • Material da pá: Plástico
  • Potência do motor: 150 W
  • Número de velocidades: 6
  • Recursos e Características: Porta-Fio, silencioso, timer com controle remoto e exaustor
  • Eficiência energética: Selo Procel A

2. Britânia Cancun

Ventilador de teto silencioso e moderno

O próximo da nossa lista é um ventilador de teto da Britânia, excelente modelo que traz muita comodidade ao usuário. Acredite: o controle remoto, as três pás e as três velocidades fazem toda a diferença.

Com o controle remoto é possível ligar e desligar, escolher entre as opções de ventilador ou exaustor. É possível, também, selecionar uma das três velocidades oferecidas e ainda programar o Timer para que o ventilador desligue sozinho.

Além disso, este modelo é bem elogiado por conta das suas funcionalidades. Por exemplo, o Cancun não faz barulho e, ainda, proporciona uma boa ventilação. Seu lustre, aliás, comporta o uso de até duas lâmpadas conjuntamente. Ah! E um ponto bem positivo desse modelo é ser fácil de instalar por ser desmontável.

Ficha técnica do ventilador de teto Britânia:

  • Número de pás: 3
  • Material da pá: Plástico
  • Potência do motor: 126 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor com controle remoto
  • Eficiência energética: Selo Procel A

3. Tron Colors Greco

Moderno e tem bom custo-benefício

Enquanto a maioria dos ventiladores de teto tem a lâmpada fechada dentro de um lustre, o Tron Colors Greco tem a lâmpada à mostra, em um lustre parecido com uma flor. Bem legal, não é mesmo? Além disso, ele ainda conta com cinco opções de cores de pás: branco, azul, verde, amarelo ou rosa.

Este ventilador também conta com um lustre com design diferenciado, deixando o produto ainda mais sofisticado e bonito, e com espaço para uma lâmpada de 15W. Este modelo, aliás, é também bastante silencioso. Afinal, os seus motores têm rolamento blindado, o que evita muito atrito na hora do funcionamento.

Por fim, é importante ressaltar que este ventilador Tron oferece três opções de velocidades, bem como funções de ventilador e exaustor. No entanto, diferentemente de alguns modelos já apresentados aqui, ele não tem controle remoto e sua chave de controle fica na parede.

Ficha técnica do ventilador de teto Tron:

  • Número de pás: 3
  • Material da pá: MDF
  • Potência do motor: 130 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor e silencioso
  • Eficiência energética: Selo Procel A

Os melhores ventiladores de teto com 4 pás

Os ventiladores de teto com quatro pás têm maior capacidade de conseguirem espalhar melhor o ar durante a ventilação. Visto que conseguem fazer com que o vento chegue a uma distância maior, este modelo pode ser usado em cômodos maiores, sejam domésticos ou não, e até mesmo em recepções de hotéis ou em restaurantes, por exemplo.

1. VR Lux Ventax II Fly

Ventilador de teto com proteção térmica no motor

O primeira da nossa lista de melhores ventiladores de teto com quatro pás é ótimo para ambientes mais amplos. Com design sofisticado, este modelo da VR Luz é bonito e fácil de combinar com vários tipos de decoração. Ele conta com pás feitas em MDF laqueadas, que garantem mais resistência e eficiência do motor.

Seu destaque vai para o fato de contar com um protetor térmico no motor, que faz com que ele desligue automaticamente em casos de superaquecimento. E, com isso, evita riscos de acidentes, além de garantir maior durabilidade.

Ele é robusto, silencioso e conta com três opções de velocidade: baixa, média e alta, além da função de exaustor. A chave de controle fica na parede e seu lustre tem capacidade para até duas lâmpadas.

Ficha técnica do ventilador de teto VR Luz:

  • Número de pás: 4
  • Material da pá: MDF
  • Potência do motor: 127 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor e protetor térmico
  • Eficiência energética: Selo Procel A

2. Hunter Sonic

Ventilador de teto super silencioso

O segundo da nossa lista é um modelo bem moderno da Hunter. Silencioso e eficiente, o aparelho também se destaca pelo baixo consumo energético – recebendo, inclusive, o selo Procel categoria A.

Este ventilador dispõe de algumas tecnologias que melhoram o seu desempenho. Por exemplo, o WhisperWind faz com que ele não trepide durante o funcionamento. Enquanto isso, a Auto Balance Technology garante mais estabilidade das quatro pás.

E por falar em pás, elas são feitas de material híbrido de alta resistência para garantir maior durabilidade do produto. Uma vantagem bem legal deste modelo é ser compatível com controle remoto, para facilitar o uso no dia a dia. Porém, vale ressaltar que o controle não vem com ele, é preciso ser adquirido por fora.

Ficha técnica do ventilador de teto Hunter:

  • Número de pás: 4
  • Material da pá: Madeira
  • Potência do motor: 70 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Silencioso
  • Eficiência energética: Selo Procel A

3. Venti-Delta New Zeta

Modelo com ótimo custo-benefício

Se você procura por um ventilador de teto que seja ao mesmo tempo eficiente na potência e elegante, para deixar o ambiente mais sofisticado, este modelo da Venti-Delta é uma ótima opção. Ele tem um custo-benefício bastante vantajoso, visto que traz mais ventilação com quatro pás feitas em MDF.

Um dos seus diferenciais, além da beleza, é o lustre que conta com três tulipas de plástico injetado, com capacidade para três lâmpadas. Permitindo, assim, que o ambiente consiga ficar ainda mais iluminado. As pás de MDF são leves, o que traz mais eficiência na hora da ventilação e não força o motor.

Por fim, vale destacar que ele tem três opções de velocidades e conta com a função de exaustor também. Desta maneira, o vento é soprado para cima e deixa o local mais arejado e fresco. Vale destacar, porém, que a sua chave de comando fica na parede.

Ficha técnica do ventilador de teto Venti-Delta:

  • Número de pás: 4
  • Material da pá: MDF
  • Potência do motor: 130 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor
  • Eficiência energética: Selo Procel A

Os melhores ventiladores de teto com 5 pás

Os modelos de ventilador de teto com cinco pás são usados também em ambientes maiores – para cômodos realmente grandes, com aproximadamente 50m². Além disso, por espalhar bastante o ar, eles contam com um tipo de ventilação mais leve e suave.

1. Hunter Palermo

Melhor ventilador de teto com 5 pás silencioso e com controle remoto

Embora seja projetado para ambientes mais amplos, este ventilador da Hunter se destaca por contar com um controle remoto. Assim, é possível ligar ou desligar o aparelho, escolher a velocidade e a função sem precisar sair do lugar.

Além disso, embora seja um aparelho grande – dispõe de 132 centímetros de diâmetro –, ele ainda conta com uma tecnologia que o permite não trepidar. Independente da velocidade escolhida, as pás também estarão sempre estáveis, tornando, assim, o Hunter Palermo um dos modelos mais silenciosos e seguros.

Ademais, é importante ressaltar que as cinco pás são de madeira e há, ainda, a garantia de dez anos no motor dada pela fabricante. Ao todo, este ventilador conta com três opções de velocidades e o selo Procel A, garantindo mais eficiência energética.

Ficha técnica do ventilador de teto Hunter:

  • Número de pás: 5
  • Material da pá: Madeira
  • Potência do motor: 72 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor, Silencioso e com controle remoto
  • Eficiência energética: Selo Procel A

2. Hunter Orbit 91

Este modelo aposta em elegância e em um estilo mais retrô

Se você procura um ventilador de teto elegante e até mesmo clássico, então este aqui é uma ótima opção, já que vem com design mais vintage e opções de cores para todos os ambientes.

Sua luminária tem capacidade para lâmpadas incandescentes de 60W ou eletrônicas de 20W. Além disso, ele também conta com as tecnologias da Hunter para ser mais silencioso, evitando, assim, trepidações e deixando as pás mais estáveis.

Ademais, seu controle é pela parede e ele tem três opções de velocidade, bem como a função de exaustor. Conta também com o sistema Pull Chain, que é aquela corrente que fica pendurada no lustre e que pode ser puxada para ligar ou desligar o aparelho, além de ajustar a velocidade.

Ficha técnica do ventilador de teto Hunter:

  • Número de pás: 5
  • Material da pá: Madeira
  • Potência do motor: 63 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor e silencioso
  • Eficiência energética: Selo Procel A

3. Beacon Hill

Ventilador de teto moderno e com 3 lâmpadas

E para fechar a nossa lista de melhores ventiladores de teto de cinco pás temos mais um modelo da Hunter, que garante eficiência com alta circulação de ar, por conta das cinco pás. Aliás, ele é um ventilador de teto silencioso, como a maioria dos modelos da marca. Ao todo, sua luminária permite o uso de até três lâmpadas, tornando o ambiente também mais iluminado.

Outra função bem interessante que este modelo oferece é o Pull Chain. Assim como o modelo anterior da nossa lista, o Beacon Hill também tem uma corrente que fica pendurada no aparelho e você pode puxar para ligar ou desligar, e até controlar as velocidades.

Este aparelho ainda tem três tipos de velocidade: baixa, média e alta. As hélices, aliás, são pás reversíveis de composite, e tem duas opções de cores: maple ou cerejeira. Por fim, o corpo é feito com aço laminado a frio para garantir beleza e mais durabilidade.

Ficha técnica do ventilador de teto Hunter:

  • Número de pás: 5
  • Material da pá: Madeira
  • Potência do motor: 63 W
  • Número de velocidades: 3
  • Recursos e Características: Exaustor e silencioso
  • Eficiência energética: Selo Procel A

Leia também: