Logo Zoom
Logo Zoom

Yennefer de Vengerberg é uma das personagens principais da franquia The Witcher, que já engloba coletâneas de contos curtos, uma saga de oito romances, jogos de videogame de sucesso e uma série adaptada e veiculada pela Netflix.

Para fãs que ainda não tenham terminado de assistir, vale avisar que o texto contém spoilers.

O universo de The Witcher nasceu na Polônia, em 1986, com um conto escrito pelo autor Andrzej Sapkowski para um concurso literário de uma revista de fantasia e ficção científica.

Assim como "o bruxo" Geralt de Rivia, protagonista da trama, a personagem Yennefer já integrava a história desde o início e foi desenvolvida nas diversas adaptações do universo para os games e o audiovisual.

Antes de começar, já fica de olho nos preços de The Witcher 3!

The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos de ação e RPG mais aclamados entre jogadores e crítica por oferecer uma experiência marcada pela excelência e com grande quantidade de conteúdo.

Além de poder ser encontrado atualmente por um ótimo preço. Jogadores que já compraram o game receberam um upgrade gratuito do jogo para as novas gerações, do PlayStation 4 para o PlayStation 5 e do Xbox One para Xbox Series X/S.

Assim como a possibilidade de fazer upgrade nos gráficos da versão do game para PC. Inclusive, já atualizamos nossa página de requisitos de The Witcher 3 com as especificações necessárias para aproveitar a novidade.

Fique ligado a notícias sobre séries como The Witcher e outras novidades do mundo da tecnologia através de nossa página de novidades. Caso queira acompanhar notícias do mundo dos games, confira nossa página dedicada aos jogos.

Quem é Yennefer de Vengerberg em The Witcher?

Representações de Yennefer de Vengerberg na série da Netflix e nos videogames (Ilustração: Mosaico)

Tanto no universo literário como no dos games e do audiovisual, Yennefer de Vengerberg é uma poderosa feiticeira que tem um relacionamento complexo com o protagonista de The Witcher, Geralt de Rivia.

Amor, atração, amizade, lealdade e rivalidade se misturam na relação dos dois. Uma mulher forte, decidida, carismática, sedutora, temperamental e, por vezes, manipuladora, mas que também é capaz de ser gentil e sensível.

Quase sempre mencionada junto ao seu perfume de lilás e groselha. No entanto, Yennefer não foi uma vitoriosa desde o princípio.

Pelo contrário: foi a vida difícil que a tornou uma das personalidades mais implacáveis e poderosas do universo que reúne bruxos, monstros, elfos e outras criaturas fantásticas.

Biografia de Yennefer de Vengerberg

Yennefer tem um passado traumático de rejeição. Em sua infância e adolescência, sofria agressões devido à sua aparência e sua origem, especialmente por parte do pai: a menina tinha deformidades físicas, além de ser descendente de elfos por parte de sua mãe.

Yennefer de Vengerberg foi uma menina com deficiências, que sofria agressões da família (Divulgação: Netflix)

No universo de The Witcher, os elfos foram os primeiros seres a manipular a magia. Depois que transmitiram sua sabedoria aos humanos, foram traídos por eles e condenados à marginalidade.

Essa genética élfica contribuiu para que Yennefer potencializasse seus poderes quando foi aceita na Academia de Magia de Aretuza, onde as feiticeiras mais poderosas de formam.

Devido aos traumas de sua infância e às humilhações que enfrenta na Academia, a jovem tenta suicídio em Aretuza, mas é salva pela reitora Tissaia de Vries, com quem mantém uma relação complexa de identificação e disputa de poder.

Após esse episódio, Yennefer se fortalece e se torna um dos destaques da escola de magia, o que aumenta sua confiança e autoestima.

Yennefer de Vengerberg era humilhada pela reitora da Academia de Aretuza, Tissaia de Vries (Divulgação: Netflix)

Fãs da personagem talvez se perguntem o que é a palavra sempre ligada ao nome de Yennefer: Vengerberg. Trata-se de uma cidade no universo de The Witcher, capital de Aedirn, onde a feiticeira cresceu. Os personagens em The Witcher costumam se apresentar com o nome de suas cidades de origem quase como um sobrenome. O bruxo Geralt se apresenta como Geralt de Rivia e o mesmo acontece com a cidade de Yennefer, Vengerberg.

Ao final do seu primeiro ano como aluna, Yennefer de Vengerberg passa por um ritual mágico para transformar sua aparência. Ela elimina as características que tanto a envergonharam e se torna uma mulher de "beleza incomparável", segundo a descrição.

Mas a mudança tem um preço alto: no ritual, a feiticeira perde a fertilidade.

Yennefer de Vengerberg e Tissaia de Vries após o ritual que muda a aparência de Yennefer em The Witcher (Divulgação: Netflix)

Poderosa, inteligente e sedutora, Yennefer se torna uma mulher determinada que vive para alcançar seus próprios objetivos, especialmente um: recuperar a capacidade de ter filhos, já que não perdeu o desejo de ser mãe.

Durante sua jornada ela se envolve também com as filhas da "Senhora da Floresta", chamadas de bruxas.

The Witcher tem separações claras entre criaturas mágicas como feiticeiras, bruxas e Witchers, que apesar de serem chamados de "bruxos", são outro tipo de ser.

Tutora e mãe adotiva de Ciri

Graças a Geralt, o destino de Yennefer de Vengerberg se cruza com o de Cirilla Fiona Elen Riannon, mais conhecida como Ciri.

A jovem é uma princesa, filha do cavaleiro Duny e da nobre Pavetta, cujo destino foi entrelaçado ao de Geralt quando ela ainda estava no ventre da mãe, graças à Lei da Surpresa, uma tradição do universo The Witcher.

Yennefer de Vengerberg e Ciri cruzam seus caminhos na série The Witcher (Divulgação/Netflix)

Geralt salvou a vida de Duny e interferiu para que ele e Pavetta pudessem ficar juntos. De acordo com essa lei antiga, o filho primogênito da pessoa salva é dado ao salvador como retribuição.

O bruxo não aceita o bebê, mas anos depois o destino se cumpre: Ciri fica órfã e acaba sob os cuidados de Geralt. Preocupado com a menina, que também tem poderes, ele pede que Yennefer seja tutora de Ciri.

No começo, a convivência das duas é difícil, já que ambas têm temperamentos fortes e Ciri é uma adolescente rebelde. Com o passar do tempo, Yennefer desenvolve uma relação maternal com a pupila, que se torna uma espécie de filha adotiva.

Versões dos games de Ciri e Yennefer. The Witcher 3 apresenta visuais bem diferentes em relação à série da Netflix (Reprodução: VG247)

Como Geralt também é estéril devido ao processo para se tornar um bruxo poderoso, os três acabam formando uma família em moldes nada tradicionais, mas unidos pelo cuidado e pelo amor.

Entre tapas e beijos: a relação de Yennefer de Vengerberg e Geralt de Rivia em The Witcher

"Quando eu criei Yennefer, eu queria que Geralt se desenvolvesse completamente, mas então eu decidi complicar as coisas. Eu criei uma personagem feminina que se nega a fazer parte do estereótipo da fantasia. Para o prazer do leitor".

Foi assim que o autor Andrzej Sapkowski descreveu o papel de Yennefer na trama de The Witcher.

Yennefer de Vengerberg desafia e confronta Geralt constantemente em The Witcher (Divulgação/Netflix)

Geralt se encanta por Yennefer na primeira vez que a vê. O bruxo percebe a natureza perigosa e instigante da mulher, e ela também fica intrigada pela personalidade do caçador de monstros.

Os dois se envolvem e mantêm uma relação intermitente e complicada, já que ambos são teimosos, um tanto egocêntricos e defendem os próprios objetivos.

Yennefer de Vengerberg e Geralt de Rivia têm uma relação de amor e conflitos em The Witcher (Divulgação: Netflix)

É graças à feiticeira que Geralt começa a questionar a ordem do universo onde vivem, a buscar seu lugar no mundo e a questionar aspectos da própria personalidade, alimentado a desejo por Yennefer.

Witcher ou não, Geralt ainda tem sentimentos, mesmo que tente escondê-los.

Apesar das desavenças e brigas feias frequentes, os dois estão sempre unidos pelo sentimento. Em parte por conta de uma aventura da dupla na qual se viram envolvidos com um gênio e Yennefer ficou perto de morrer por tentar canalizar o poder dele.

Geralt desejou ao gênio uma forma para que ela sobrevivesse e ficasse com ele, porém seu desejo criou uma magia que entrelaça os destinos de ambos.

Assim, mesmo com tantos desencontros, os amantes sempre voltam para os braços um do outro. No entanto, isso preocupa Yennefer, já que a magia a impede de entender se seus sentimentos pelo bruxo são verdadeiros ou efeitos do feitiço.

Nos games jogadores podem investir no relacionamento entre Geralt e Yennefer. The Witcher 3 oferece missões que envolvem o casal (Divulgação/CDProjekt Red)

Yennefer de Vengerberg nos games da franquia The Witcher

Apesar da relevância da personagem para a trama, Yennefer de Vengerberg não é tão presente nos jogos da franquia The Witcher. Se você é fã e quer mais Yennefer, aqui você encontra produtos dedicados à feiticeira.

Encontre as melhores ofertas de produtos da feiticeira no nosso catálogo em todas as versões de Yennefer: The Wicher série e games (Ilustração: Redação)

A feiticeira não aparece no primeiro jogo lançado, mas vários diálogos fazem menção indireta à personagem.

Em The Witcher 2: Assassins of Kings, Yennefer já tem uma relevância maior e, apesar de não aparecer, mobiliza uma trama importante.

Alerta de spoiler a seguir: no final do jogo, é revelado que Yennefer está viva, mas tem amnésia, assim como Geralt, e que ela se encontra no império de Nilfgaard.

Inclusive, se o jogador fizer a escolha de salvar a personagem Sheala de Tancarville, ela conta a Geralt onde procurar por Yennefer.

Já em The Witcher 3: Wild Hunt, Yennefer é uma das personagens principais do jogo e ajuda Geralt em sua busca por Ciri. A trama do jogo trabalha amplamente a relação complicada dos dois.

Em The Witcher 3, o jogador pode decidir o destino da relação de Yennefer de Vengerberg e Geralt de Rivia (Reprodução: RabidRetrospectGames)

Mobilizados por Yennefer, os dois partem em busca de um gênio para desfazer a amarração que mantém seus destinos unidos e atingem o objetivo.

Após tanto tempo de ligação sobrenatural entre os personagens, o jogador pode escolher prosseguir com o romance naturalmente ou dar um basta no envolvimento dos personagens.

Yennefer no universo literário de The Witcher

Livros

A personalidade e a relevância de Yennefer para a trama foram definidos nos contos e nos romances, ainda que a vertente literária da franquia não dê tanta ênfase ao passado sofrido de Yennefer.

O universo de The Witcher já conta com oito livros, alguns deles com versão em quadrinhos, e em 2019 ganharam versões em capa dura, lançados nessa ordem:

Histórias em quadrinhos

Vale uma menção honrosa aos quadrinhos da trama, que são uma parceria entre a CDProjekt Red, desenvolvedora dos games, e a Dark Horse, editora de HQs.

Os lançamentos originalmente foram feitos como minisséries, e depois, lançados no mercado em coletâneas encadernadas.

A diferença é que, nessas HQs, os fãs podem ver Geralt usando de recursos que são encontrados nos jogos. Por ser um projeto da desenvolvedora e da editora de quadrinhos, os encadernados se aproximam mais de The Witcher 3.

Yennefer está presente nas tramas de "Os Filhos da Raposa" e de "A Maldição dos Corvos". A feiticeira inclusive integra a capa da última, junto com Geralt e Ciri.

The Witcher 3 ganhou três histórias em quadrinhos originais, mas conta também com adaptações dos livros (Reprodução: Amazon)

Yennefer de Vergenberg na série

Na série adaptada pela Netflix a partir dos livros da franquia, Yennefer é interpretada pela atriz britânica Anya Chalotra.

Apesar da primeira temporada da série reproduzir os acontecimentos dos contos compilados nos livros O Último Desejo e A Espada do Destino, em que Yennefer e Ciri ainda não estão presentes, os showrunners criaram linhas temporais para as duas personagens, paralelas à de Geralt, com a promessa de uma junção de tramas mais adiante.

Anya Chalotra interpreta Yennefer de Vergenberg na série The Witcher (Divulgação: Netflix)

Com essa divisão em três núcleos, a série dá mais destaque ao passado trágico de Yennefer e aproxima a personagem do público, que consegue nutrir empatia pela feiticeira.

Apesar dos dilemas morais, batalhas e criaturas fantásticas, a família improvisada de Geralt (interpretado por Henry Cavill e recentemente substituído por Liam Hemsworth), Yennefer e Ciri (Freya Allan) é o coração da franquia.

Curiosidades sobre Yennefer de Vergenberg e suas representações

Desafios para a atriz

Para viver Yennefer adolescente, a atriz Anya Chalotra precisou usou próteses na mandíbula e nas costas. Depois de um dia de gravações, ela revelou que precisava ser atendida por um massagista porque postura que adotava para a personagem provocava dores fortes.

"Esta é a maior mudança de atuação que já tive. Antes, eu tinha a ajuda de uma prótese nas costas e desalinhamento da mandíbula, então eu tinha um protetor bucal. E todas essas coisas me ajudaram e a meu movimento.

Eu estava olhando muito para o chão e tinha uma voz baixa quando falava e não olhei nos olhos de ninguém. E depois da transformação, eu tive a ajuda de roupas e um espartilho e me senti muito mais forte", contou Anya.

A idade de Yennefer

Essa informação nunca é claramente revelada, mas é dito que Yennefer nasceu em 1173 e o primeiro jogo da série se passa em 1271. Ela teria cerca de 98 anos, embora ainda tenha a aparência de uma jovem de 20.

Outros amores da feiticeira

Todos sabem que o coração de Yennefer pertence a Geralt, mas um fato que não é tão conhecido - ou lembrado - é que ela já se apaixonou antes, mesmo que não com a mesma intensidade.

Entre seus amores passados estão Crach an Craite, da família real de Skellige, e o feiticeiro Istredd, que conheceu em seu tempo de treinamento em Aretuza. Este último teve seus problemas com Geralt, já que nenhum dos dois queria dividir o coração da feiticeira.

Ascendente em touro?

Yennefer é temida, respeitada e implacável nas suas vontades, mas tem um lado brando e, aparentemente, pode ser persuadida com coisas simples.

Em seu primeiro encontro com Geralt, que buscou a ajuda dela para curar seu amigo Jaskier, ele a convenceu a ajudá-lo com um simples gesto: lhe trouxe um suquinho de maçã no capricho.

É um momento aparentemente sem nenhuma importância e que pode ter passado batido por muita gente, mas também mostra um lado mais manso da personagem, que pode ser sensível quando quer - ou quando é surpreendida por um ato tão simples de bondade.

Onde posso jogar The Witcher 3

Se após conhecer a fundo a história de Yennefer de Vengerberg o jogador quiser viver ele próprio essa aventura, é possível comprar um dos consoles onde The Witcher 3: Wild Hunt está disponível.

Desde 14 de dezembro de 2022, as melhores versões do game estão disponíveis no PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e PC, mas o game também pode ser jogado no PlayStation 4 e Xbox One, onde foi originalmente lançado.

Se estiver em dúvida sobre qual console de nova geração adquirir, veja nosso comparativo entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X.

Caso decida pelo PlayStation 5, vale a pena ler nosso artigo se vale a pena investir na versão digital do console, que não possui leitor de disco e portanto não poderia ler uma versão física de The Witcher 3: Wild Hunt do PS4.

Usuários que optarem pelo console da Microsoft precisam ficar atentos para não confundirem o Xbox Series S da atual geração com o Xbox One S da geração passada. Confira aqui a linha do tempo dos consoles da Microsoft para entender melhor!

A versão do Nintendo Switch, por sua vez, apresenta gráficos em menor resolução que as outras, mas oferece portabilidade para jogar em qualquer lugar.

Apesar de tecnicamente aquém em relação a outras versões, o game ainda é um dos mais belos do Nintendo Switch e tem um visual excepcional na tela de seu modelo OLED.

Ao jogar no PC o usuário precisar ter certeza que seu computador atende aos requisitos mínimos de The Witcher 3: Wild Hunt, especialmente após a atualização 4.0, de 14 de dezembro de 2022.

Mas vale lembrar que ainda é possivel jogá-lo com as configurações antigas ao escolher uma instalação clássica no Steam ou GOG.

  • Melhores jogos para jogar no PC

Economize com o Zoom

Se algum videogame, jogo ou produto relacionado a The Witcher estiver muito caro por enquanto, utilize nossa ferramenta de Histórico de Preços para ver se ele já esteve disponível mais barato e crie um Alerta de Preço para quando chegar no valor que você está disposto a pagar.

Conheça mais dessas ferramentas no vídeo a seguir!