Como escolher ar-condicionado com a capacidade certa?

Confira a tabela e descubra quantos BTUs seu ar-condicionado precisa ter

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. Ela é que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado. Para entender melhor como é calculada a capacidade do ar-condicionado, é preciso saber que 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC.

Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Na prática, isso vai afetar o tamanho do espaço onde seu condicionador de ar será instalado. Quanto mais BTUs ele tiver, maior pode ser o ambiente que o aparelho resfriará.

Mas há também outros fatores que você deve levar em conta na hora da compra, já que o BTU do ar-condicionado varia caso o c receba sol à tarde ou durante todo o dia. Para você não ter complicação ao escolher o BTU do ar-condicionado ideal, confira nossas indicações:

Se você está precisando de um ar-condicionado novo, confira nossa lista com os melhores aparelhos para comprar em 2021.

Área

Sol da manhã

Sol à tarde ou o dia todo

9 m²
 
ar-condicionado 7.000 BTUs7.500 BTUs
12 m²
 
ar-condicionado 7.500 BTUs9.000 BTUs
15 m²ar-condicionado 9.000 BTUs12.000 BTUs
20 m²
 
ar-condicionado 12.000 BTUs18.000 BTUs
25 m²
 
ar-condicionado 18.000 BTUs22.000 BTUs
30 m²
 
ar-condicionado 23.000 BTUs24.000 BTUs
40 m²
 
ar-condicionado 24.000 BTUs30.000 BTUs
50 m²
 
ar-condicionado 31.000 BTUs36.000 BTUs
60 m²
 
ar-condicionado 36.000 BTUs48.000 BTUs
70 m²
 
ar-condicionado 42.000 BTUs58.000 BTUs

Cômodos menores, geralmente quartos, muitas vezes vão receber um ar-condicionado com menor capacidade como o Springer Midea QCI078BB, por exemplo. Mas é claro que o BTU do ar-condicionado vai depender de outros fatores, como você acompanhou na tabela acima.

Dê atenção à exposição desse cômodo ao sol e lembre-se também de que até a quantidade de pessoas e de aparelhos eletrônicos presentes em grande quantidade no ambiente podem interferir na vazão do ar-condicionado.

Com a quantidade certa de BTU, o ar-condicionado consome menos energia

Saber calcular a quantidade de BTUs indicada para o ambiente onde você pretende instalar o ar-condicionado é importante para ter certeza de que ela será capaz de refrigerar o local. Mas também não é indicado escolher um modelo com potência acima do necessário.

Isso porque usar um aparelho com potência muito alta pode aumentar o consumo de energia elétrica. E você provavelmente não quer fazer isso, certo? A tabela acima te ajuda a encontrar o ar-condicionado ideal para cada ambiente que você deseja refrescar. Além disso, confira outras dicas para consumir menos energia ao usar o ar-condicionado:

  • Opte por um modelo Inverse, que gasta até 70% menos energia que os aparelhos convencionais;
  • Busque um ar-condicionado que tenha selo Procel A de eficiência energética;
  • Use o Modo Sleep durante a noite. Ele garante conforto térmico sem consumir muita luz;
  • Mantenha as portas e janelas bem fechadas, para evitar que o ar frio "escape" do cômodo;
  • Lembre-se de limpar o filtro com frequência para evitar sobrecarregar o aparelho.

Com todas essas dicas, agora você pode escolher, com praticidade, seu novo ar-condicionado, seja ele um modelo de janela, do tipo split ou com motor inverter, já que aqui temos muitos modelos para você conferir e comparar os preços!

Saiba mais sobre ar-condicionado no nosso canal do YouTube: