Presente de Natal para bebê: 9 opções para presentear a criança

Confira o que dar de presente de Natal para bebês e crianças

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o Natal se aproxima, surgem algumas dúvidas sobre o que escolher para presentear as pessoas amadas. Sabemos que é tradição das festas natalinas trocar presentes com os familiares e amigos. E quando se tem bebês e crianças na família ou em casa, o presente se torna uma atração ainda mais especial. Os bebês e, principalmente, as crianças, esperam o ano inteiro por esse momento – e agradá-los pode ser um pouco mais difícil do que parece.

É importante lembrar que, na hora de escolher o presente de Natal do bebê, deve-se levar em conta o perfil e a faixa etária daquela criança, o ambiente onde ela mora, a opinião dos pais sobre aquele produto e, é claro, se ele é seguro. No caso de brinquedos, por exemplo, o item precisa ter o selo do INMETRO. Pensando nisso, listamos algumas ideias para te ajudar a saber o que dar de presente de Natal para bebês e crianças da família. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Quarto de bebê completo: da decoração à babá eletrônica

Veja o que dar de presente de Natal para o bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o que dar de presente de Natal para o bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Brinquedos

Os brinquedos educativos desenvolvem habilidades sensoriais e motoras nas crianças

Os brinquedos são excelentes presentes de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os brinquedos são excelentes presentes de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Escolher brinquedos para dar de presente de Natal pode ser uma boa pedida, pois esses itens agradam tanto os bebês quanto as crianças maiores. Em relação aos bebês, o ideal é optar por brinquedos educativos, pois suas cores, texturas, sons e formatos diversos estimulam e desenvolvem as habilidades sensoriais e motoras.

A Fisher Price é uma marca bastante conhecida e que possui diversos brinquedos nesse estilo, como o Smart Stages Cachorrinho, que envolve todos esses estímulos e é uma ótima opção de presente de Natal para bebês de 1 ano, por exemplo.

Já em relação a crianças maiores, existem diversas opções de brinquedos, como jogos de memória e blocos de encaixe. Crianças amam ganhar brinquedos de Natal, mas. ao escolher, esteja atento à idade indicada pelo fabricante.

Livros

Os livros infantis colaboram para o desenvolvimento das crianças em todas as idades

Os livros infantis são ótimos presentes de Natal para crianças (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os livros infantis são ótimos presentes de Natal para crianças (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os livros são ótimas opções de presente de Natal para crianças de qualquer idade. Desde a barriga da mãe, os bebês conseguem se relacionar com as palavras lidas e identificar as emoções que carregam. Dessa forma, os livros infantis criam um ambiente rico em estímulos que colabora com o desenvolvimento da criança.

A partir do quarto mês de vida, as figuras se tornam um estímulo também, além do som das palavras. Nessa idade, os bebês começam a pôr objetos na boca e, por isso, os livros de plástico podem ser um ótimo primeiro presente de Natal para o bebê.

Para os maiores, a leitura continua sendo extremamente importante para o desenvolvimento. O contato com o livro e a forma como eles enxergam e montam as histórias na própria cabeça colaboram para o desenvolvimento intelectual.

Bicicleta

As bicicletas estimulam o equilíbrio e a coordenação motora, além de divertir a criançada

As bicicletas são uma excelente opção de presente de Natal para as crianças maiores. Geralmente, entre 5 e 6 anos, elas começam a usar bicicletas infantis com rodinha, podendo acontecer antes, dependendo do modelo. Além de ser divertido para a criançada, a bicicleta traz diversos benefícios.

A bike colabora com o desenvolvimento da massa óssea, das articulações e dos músculos, estimula o equilíbrio, a coordenação motora, a atenção e a disciplina, e ainda ajuda com a autoconfiança das crianças.

No mercado, existem diversas marcas com diferentes modelos. Entre elas, uma das mais queridinhas é a Nathor Flower, que é uma bicicleta infantil de aro 12, indicada para crianças a partir dos 3 anos ou com altura entre 90cm e 1m.

Tapete de Atividades

O tapete de atividades incentiva os movimentos do bebê

O tapete de atividades é um bom presente de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O tapete de atividades é um bom presente de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O tapete de atividades é uma ótima opção de presente de Natal para bebês de 3 meses em diante. É um item primordial para que a criança fique confortável e segura, mesmo antes de engatinhar. Os tapetes estimulam os sentidos do bebê, incentivando movimentos como rolar, engatinhar e sentar.

A marca Chicco possui o Musical da Floresta que é um tapete de atividades para o bebê que vem acompanhado de personagens da floresta, pontos de contato eletrônico que ativam oito melodias e sons de animais diferentes, bola de plástico com uma borboleta dentro, um caracol e um espelho escondidos.

Ah, e é importante estar atento a alguns pontos quando for escolher o tapete de atividades, como o espaço disponível, o material do produto (procure materiais atóxicos e de fácil lavagem), o conforto e a versatilidade (dê preferência aos tapetes que trazem múltiplas atividades para estimular ainda mais o bebê).

Urso de Pelúcia

O ursinho de pelúcia é um presente clássico e com benefícios para o bem-estar emocional das crianças

O urso de pelúcia é um presente de Natal clássico para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O urso de pelúcia é um presente de Natal clássico para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os ursinhos de pelúcia são um tipo de presente de Natal clássico para os pequenos. Além de divertir e decorar o ambiente, eles colaboram também para o desenvolvimento infantil, com uma série de benefícios para o bem-estar emocional das crianças.

Especialmente nos primeiros anos de vida, os ursinhos de pelúcia ajudam a elaborar reações positivas a situações difíceis e a suportar a ausência materna de forma mais tranquila, trazendo conforto e segurança.

Além disso, esse objeto ajuda a exercitar o imaginário e a elaborar sentimentos novos e ainda desconhecidos. Dessa forma, a criança exercita a afetividade e, consequentemente, se sente mais calma.

Chocalho

Os chocalhos são importantes para desenvolver percepções auditivas nos bebês

Os chocalhos são presentes tradicionais que toda criança ganha de algum familiar, às vezes até mais de um. Hoje, existem chocalhos mais modernos, com desenhos de bichinhos e diversas funcionalidades. Esse brinquedo é importante pela sonoridade, pois desenvolve as percepções auditivas e rítmicas do bebê.

Outro ponto são suas cores, que também servem de estímulo para a criança. Esse é um ótimo presente de Natal, que pode servir também para estar nos carrinhos de bebê, tornando o momento do passeio algo a mais, incentivando e desenvolvendo os sentidos das crianças.

Mordedor

Os mordedores são fundamentais e se tornam aliados durante a dentição da criança

Os mordedores são bons presentes de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os mordedores são bons presentes de Natal para bebês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os mordedores são fundamentais para qualquer bebê, principalmente a partir dos 6 meses, pois é quando começam a nascer os dentinhos, que trazem dor e coceira para as crianças. Nesse momento, o mordedor se torna um aliado, aliviando esse incômodo e ajudando fortalecer a musculatura necessária para a mastigação.

Ele ainda ajuda a desenvolver os sentidos e a explorar o mundo por conta de seus diferentes formatos, texturas e cores. Só é preciso ter cuidado ao escolher o mordedor, pois é preciso que ele seja realmente seguro e confortável para o bebê. Mordedores feitos de gel são os mais adequados.

Biquínis, Maiôs e Sungas

Os trajes de banho são os presentes de Natal perfeitos para a época de verão

Fim de ano é a época em que o calor é certo. Portanto, presentear os bebês e as crianças com biquínis, maiôs ou sungas pode ser uma boa pedida. Com esses itens, é possível ter uma infinidade de opções para diferentes idades e em diferentes cores, estilos, estampas e modelos.

Desde os bebês, com as fraldas para piscina, até as crianças maiores, é possível agradar a todos. Com tantas opções diferentes, você consegue até encontrar itens dos personagens favoritos daquela criança que você quer presentear, tornando o momento da praia ou da piscina ainda mais divertido.

Roupinhas e Sapatinhos

Roupas e sapatos são de grande importância para o dia a dia dos bebês e crianças

As roupinhas e os sapatinhos são presentes de Natal para o dia a dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
As roupinhas e os sapatinhos são presentes de Natal para o dia a dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

As roupinhas e os sapatinhos também são bons presentes de Natal para bebês e crianças, mas, principalmente, para os bebês, que não vão se incomodar de ganhar roupa ao invés de brinquedo. É um presente útil para o dia a dia e agrada bastante os pais por serem itens de bastante necessidade na vida dos pequenos.

Com roupas e sapatos, o que não vai faltar é opção. Será possível optar por uma enorme variedade de estilo, cores e marcas. Sabendo o tamanho da criança que você vai presentear, essa é uma escolha certeira. No caso dos bebês, peça a opinião dos pais para saber se existe alguma peça que a criança esteja precisando.

Leia também: