Zoom indica em Câmera Digital

Como conservar sua câmera digital

Como fazer sua câmera durar mais tempo sem problemas.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Ao reunir umidade, poeira, pouca luz e fraca circulação de ar, criamos uma bomba relógio para produtos eletrônicos, sobretudo material fotográfico. É neste ambiente que fungos adoram proliferar e, adivinhem, vão direto para as lentes de sua câmera digital.

Resultado: imagens menos nítidas e, ao atacar os componentes eletrônicos, danos sérios às funções fundamentais do equipamento.

Evite locais úmidos

Uma solução de baixo custo é depositar na bolsa das câmeras fotográficas, um sachê de nylon de sílica azul, encontrado em lojas de produtos químicos. A sílica muda de cor ao "reconhecer" umidade no ambiente, indo de azul para rosa. Assim, você pode monitorar as condições climáticas do ambiente em que seu material fica guardado.

Tirando a poeira

Outro fator que exige um cuidado especial com relação aos equipamentos fotográficos é a limpeza. Ela pode ser feita com uma flanela seca ou com um pincel especial, chamado de "fuc-fuc". Seu funcionamento é curioso: quando pressionado espirra suaves rajadas de ar na câmera. É muito indicado para a retirada de fragmentos maiores, como por exemplo, areia. Nunca utilize nenhum produto químico nos seus equipamentos sem ajuda de um especialista.

Bolsa para câmera digitalTransporte

Definitivamente carregar a câmera no pescoço ou nas mãos seria a melhor opção. Dessa forma, o usuário estaria pronto em qualquer situação. Entretanto, essa maneira de carregar os equipamentos oferece alguns riscos, como roubo, queda, arranhões etc.

Para evitar esse tipo de situação sugere-se que o usuário carregue os equipamentos em cases ou mochilas para câmeras, específicas para o transporte de equipamento fotográfico. Essa variação ocorre de acordo com a quantidade de material que se pretende carregar. Hoje, temos disponíveis no mercado, desde cases pequenos e compactos para máquinas fotográficas, até malas muito espaçosas, onde é possível carregar lentes, flash externo ou baterias extras.

Fique atento:

  • Cartões de memória nunca devem ficar soltos nos bolsos ou nos cases. Eles apresentam orifícios que são facilmente entupidos por pequenas partículas. Deve-se carregá-los em caixinhas ou na câmera;
  • Maresia e areia são inimigos mortais de seus equipamentos;
  • Caso se faça necessário guardar as câmeras por muito tempo, retire as pilhas ou baterias;
  • Jamais desmonte um flash, pois o choque pode ser grave.
O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital