O que é uma câmera DSLR?

Câmeras DSLR utilizam espelhos para mostrar no visor exatamente a imagem que será capturada

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

As câmeras DSLR são modelos profissionais, que têm tamanho maior e permitem a troca de lente. A principal característica dessas câmeras é que elas têm um jogo de espelhos e, por isso, o visor mostra exatamente a cena que você vai capturar. Marcas como Canon e Nikon oferecem diversos produtos desse tipo e, normalmente, eles são voltados para fotógrafos profissionais.

Abaixo, a gente explica tudo que você precisa saber sobre as câmeras DSLR, como esses modelos funcionam e quais são os melhores produtos nessa categoria. Se você quer comprar uma câmera, mas não sabe qual modelo escolher, vale dar uma olhada neste artigo sobre as melhores máquinas de cada categoria. Outra dica é conferir os melhores dispositivos para profissionais e as câmeras mais vendidas no Zoom. No entanto, se você fotografa apenas como hobby, pode investir em um celular com boa câmera.

Câmeras DSLR mostram a mesma cena que será capturada no visor (Foto: Shutterstock)
Câmeras DSLR mostram a mesma cena que será capturada no visor (Foto: Shutterstock)

Como funcionam as câmeras DSLR?

Para entender o que são as câmeras DSLR, é preciso voltar um pouco no tempo. Originalmente, muito antes das câmeras digitais, as máquinas fotográficas eram divididas em categorias semelhantes às que encontramos atualmente. Por exemplo, as Point and Shoot (apontar e disparar) do período analógico são equivalentes às populares câmeras compactas de hoje.

Algumas câmeras eram mais avançadas e ofereciam opções de controle e manipulação, além de lentes intercambiáveis, ou seja, que poderiam ser trocadas e não eram encontradas nos equipamentos mais simples.

No topo da escala, porém, estavam as poderosas câmeras Reflex. Esses modelos utilizavam um conjunto de espelho e prisma para refletir a imagem que será capturada no visor óptico, ou seja, a imagem exibida no visor era a mesma capturada pelas lentes da câmera. Isto confere ao equipamento uma maior precisão, pois o que está sendo enquadrado será o que realmente sairá no foto.

Dentre os vários formatos de câmeras reflex, o mais barato e, consequentemente, mais popular, até mesmo entre profissionais, era as de lente objetiva única. Assim, a sigla SLR explicava exatamente o que era a câmera: uma Single Lens Reflex ou "reflexo de uma única lente". Outro modelo de câmera reflex que fez sucesso nas décadas de 50 e 60 foi a Twin-Lens Reflex (TLR). Esses dispositivos, ao contrário das SLR, utilizavam duas lentes: uma para visualizar e outra para sensibilizar o filme.

Canon tem grande variedade de câmeras DSLR (Foto: Shutterstock)
Canon tem grande variedade de câmeras DSLR (Foto: Shutterstock)

Com o tempo, as SLR evoluíram para câmeras DSLR. Na sigla, a letra "D" mostra ao fotógrafo que, além do espelho, essas são câmeras digitais, e abandonaram o filme. Assim, a câmera DSLR significa Digital Single Lens Reflex. Esses são os modelos de câmeras profissionais mais populares hoje em dia. Elas produzem imagens de alta qualidade, oferecem foco automático continuo e permitem trocar de lente. Por outro lado, o conjunto de espelhos acaba encarecendo o produto.

Qual a câmera ideal para você? Saiba escolher o melhor modelo para suas necessidades.

Recursos das câmeras DSLR

Como já adiantamos, as câmeras DSLR são mais caras e possuem mais funções manuais, como a própria troca de lentes. Aliás, uma câmera com lente intercambiável é, sem dúvidas, um grande diferencial. Ao comparar a máquina DSLR com uma câmera semiprofissional, por exemplo, a possibilidade de trocar lentes é um recurso raro em uma semiprofissional.

Quando o fotógrafo consegue aproveitar ao máximo os recursos que as câmeras DSLR oferecem, alcança uma qualidade superior em relação a outras máquinas. Você ainda pode filmar em alta qualidade com uma câmera profissional. Entre os modelos de câmera Full HD, boa parte são câmeras DSLR.

Câmeras DSLR são ideais para fotógrafos profissionais (Foto: Shutterstock)
Câmeras DSLR são ideais para fotógrafos profissionais (Foto: Shutterstock)

Contudo, se você não tem muita intimidade com fotografia e deseja uma câmera para registrar festas e viagens com a família, pode estar gastando muito dinheiro sem necessidade. As configurações manuais da câmera DSLR são bem mais complexas do que os modos automáticos das câmeras comuns. Nesse caso, pode valer mais a pena investir em um celular com boa câmera.

A vantagem da configuração manual das câmeras profissionais é a possibilidade de ajustar, por exemplo, foco, distância e ISO (que determina a sensibilidade). Com isso, você pode configurar os diversos recursos de acordo com cada situação, possibilitando boas fotografias.

Apesar da alta qualidade e da variedade de recursos, a maioria das câmeras DSLR é mais robusta e acaba perdendo em mobilidade. Além disso, muitas vezes, o fotógrafo precisa carregar acessórios extras, como lentes e flash externo.

Assim, as câmeras DSLR são indicadas para quem já entende mais do mundo da fotografia e quer uma máquina cheia de tecnologia e com muitos recursos que vão garantir fotos incríveis. Se esse é o seu perfil, certamente terá em mãos uma câmera pronta para oferecer a você os melhores registros.

Câmeras DSLR têm preço mais alto e são mais pesadas (Foto: Shutterstock)
Câmeras DSLR têm preço mais alto e são mais pesadas (Foto: Shutterstock)

Diferenças entre câmeras DSLR e mirrorless

As câmeras DSLR se tornaram sinônimos de câmeras profissionais, mas existe uma outra categoria, chamada mirrorless, que também é uma boa opção para quem quer produzir fotos de alta qualidade.

Como o nome em inglês já sugere, as mirrorless não têm o conjunto de espelhos das câmeras DSLR. Por isso, elas são bem mais compactas e leves, com tamanho semelhante ao das semiprofissionais. Ainda assim, capturam imagens com alta qualidade e permitem a troca de lentes, como as DSLR. Por isso, também têm feito bastante sucesso entre os fotógrafos profissionais ou iniciantes. Marcas como Sony e FujiFilm oferecem boas opções de câmeras mirrorless, como a Alpha A6400 e a X-T4.

Leia também: DSLR ou Compacta: que tipo de câmera comprar?

Melhores ofertas de câmeras DSLR

Agora que você já sabe como as câmeras DSLR funcionam, vale dar uma olhada nas melhores ofertas para esses modelos. É possível encontrar produtos em diversas faixas de preço e de diferentes marcas. Veja algumas abaixo:

Leia também:

Quer economizar na compra de uma câmera fotográfica? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ela estiver mais barata!