Entenda antes de comprar em Câmera Digital

Qual a câmera ideal para você?

Saiba escolher o tipo de câmera digital apropriado para o seu perfil.

Câmera ideal
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Conhecer as suas necessidades e também seu grau de comprometimento com a fotografia são itens fundamentais antes de escolher uma câmera digital. Com isso, você escolhe um equipamento que se ajusta à sua realidade e tem em mãos uma máquina com os recursos certos para garantir os melhores registros a você.

Mas, na hora da compra, é normal que você tenha algumas dúvidas. Afinal, com tantas máquinas fotográficas, pode parecer uma tarefa difícil acertar no modelo certo para suas fotos. Pensando nisso, vamos ajudar você a decidir qual a melhor câmera, e sem complicação. Confira:

Máquina fotográfica para o dia a dia

Se o seu objetivo é ter algo para registrar festas de família, um ou outro evento diferente – o futebol de domingo, ou o churrasco da faculdade – sem grandes pretensões, uma câmera compacta é muito mais apropriada do que uma profissional ou semiprofissional.

Com esse tipo de câmera, os ajustes automáticos fazem com que você não esquente a cabeça procurando qual a melhor forma de fotografar cada situação. Assim, você não deixará sua própria diversão de lado para registrar tudo o que quiser. Além disso, elas oferecem portabilidade máxima.

Entre as máquinas compactas você pode encontrar alguns recursos interessantes. Algumas dessas câmeras digitais, por exemplo, são câmeras com Wi-Fi, ideais para quem curte a ideia de fotografar e até mesmo filmar, e publicar logo nas redes sociais.

Se você gostou da ideia de ter uma câmera digital que venha com Wi-Fi integrado, confira, então, a Samsung WB350F. Essa máquina é uma compacta de grandes recursos. Com resolução de 16.3MP, ela ainda é uma câmera Full HD (filma em Full HD!). E se você quiser fotografar cenas mais distantes, tudo bem: o modelo de câmera Samsung dá conta do recado, com o seu zoom óptico de 21x.

Câmera digital para dar um passo mais avançado na fotografia

Muitas vezes este pode ser o caso mais complicado para a escolha da câmera digital. Para quem quer conhecer um pouco mais do mundo da fotografia, e usar alguns recursos mais avançados, uma câmera semiprofissional pode ser muito bem-vinda. Esse tipo de máquina é mais simples que uma câmera profissional, mas oferece alguns recursos manuais que vão permitir que o fotógrafo também se arrisque na hora do click.

Se a fotografia é um hobby e não há a intenção de transformar o passatempo em profissão, as câmeras semiprofissionais oferecem controle suficiente para satisfazer o fotógrafo, ainda que a maioria dessas câmeras digitais não permita a troca de lentes, limitando um pouco seu potencial criativo.

Já quem pretende entrar para o mercado de trabalho com uma câmera digital na mão, as DSLR mais simples são uma ótima pedida no começo dessa jornada, já que ajudam o fotógrafo a se acostumar com a disposição da maioria dos controles encontrados nas câmeras "top" de linha.

Mas, se é uma câmera semiprofissional o modelo que realmente você quer escolher, opção é o que não falta. A Sony DSC-H300 chama logo atenção pelo superzoom óptico, de 35x. Com essa máquina você pode experimentar o Modo Manual e todos os seus recursos. Para fotos mais criativas, o Menu Diversão oferece diferentes efeitos para as fotos.

Câmera DSLR para fotos profissionais

Depois de muitos cliques, muito estudo e dedicação, é natural se tornar um fotógrafo "avançado", com maior domínio da técnica e da linguagem da fotografia, e mais familiar com conceitos como Bokeh (o desfoque apenas no fundo de uma foto), Flare (brilho) e outros jargões da arte fotográfica. Sendo assim, para ter uma máquina que atenda a todos esses recursos, nada melhor do que uma câmera profissional.

Nesse momento, a escolha de uma câmera se torna bem simples, já que a percepção e criatividade do fotógrafo são o grande diferencial na captura de cada imagem. Seja uma câmera Nikon, uma câmera Canon ou uma câmera Sony, entre outras marcas reconhecidas, é possível encontrar um modelo de máquina fotográfica com funções indicadas para esse público.

Um dos determinantes para a escolha de uma câmera profissional para esse fotógrafo é o equipamento que ele já possui. Entre os diferenciais das câmeras DSLR é o fato de permitir a troca de lentes, ou seja, são câmeras com lentes intercambiáveis. Mas, atenção: lentes para Nikon não funcionam em uma Canon, por exemplo. Então, se você tem preferência por alguma marca de câmera digital, é mais econômico e prático – principalmente se chegou a comprar lentes diferenciadas – manter-se no mesmo fabricante.

Que tal conhecer a Nikon D3200? Esse é um modelo de câmera profissional com lentes intercambiáveis, e vem ainda com recursos bem avançados, como o processador de imagens Expeed 3, que garante a captura da imagem de um jeito rápido e preciso. Para você ter mais segurança na hora do click, o Modo Guia dá aquela ajudinha, para você usar as funções da câmera da melhor maneira possível.

Sendo assim, qual câmera digital comprar?

Outros fatores também influenciam a escolha da sua câmera digital, como o tipo de fotografia que gosta. Quem faz retratos tem necessidades diferentes de quem fotografa no estilo "macro", por exemplo.

A melhor escolha da câmera é, sem dúvida, aquela que atende às necessidades do fotógrafo. Uma câmera compacta será um bom modelo para fotografar situações do dia a dia. Agora, se você já tem certa experiência e sabe que vai aproveitar muitos recursos manuais de máquinas mais avançadas, uma semiprofissional ou até mesmo uma DSLR (para quem já entende bem sobre fotografia, claro) vai entregar fotos de qualidade para você.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital