Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Android 9 Pie: conheça 10 destaques do sistema operacional do Google

Inteligência Artificial e uso mais saudável do smartphone são focos do sistema operacional.

Android 9 Pie
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Anunciado pelo Google em março de 2018, o Android 9 Pie teve lançamento oficial em agosto do mesmo ano e começou a chegar ao Brasil em dezembro, com o Motorola One.

Entre os destaques da versão, está o melhor aproveitamento dos recursos de Inteligência Artificial (IA) e o uso mais saudável do smartphone, conduzido por funções que ajudam a diminuir o tempo com celular na mão e reduzir o estresse causados pelas incontáveis notificações que recebemos ao longo do dia.

Ficou animado com as novidades? Confira, a seguir, 10 destaques do Android 9 Pie.

1. Limite de tempo para uso de aplicativos

Alguns aplicativos de outros desenvolvedores já ofereciam o recurso, mas o Google o tornou oficial com o Android 9 Pie. O sistema operacional vem com uma ferramenta que mostra quanto tempo você passou em cada tarefa e app do celular, com destaque para aquelas em que você navega mais.

Depois de identificar o que atrapalha sua produtividade, você usa a mesma ferramenta para limitar o tempo de uso dos aplicativos. Ao passar desse período, o ícone fica cinza, se você tentar abrir o app, vai ver um pop-up avisando que já passou do limite determinado. Para abrir o app novamente, é preciso ir nas Configurações e determinar um novo período de tempo.

Android 9 Pie

2. Menos notificações

Não adianta muito não chegar a abrir os aplicativos, mas olhar as notificações a cada cinco minutos. Por isso, o Android 9 Pie te ajuda a desconectar de verdade. Ao ativar o Não Perturbe, você não vai mais receber nenhuma notificação.

Mesmo com o celular em modo normal, o sistema operacional do Google te ajuda a ver menos janelinhas aparecendo ao longo do dia. E é aí que entra uma das aplicações de IA. Depois de um tempo de uso, o sistema aprende quais notificações de aplicativos você costuma ignorar, e pergunta se você quer deixar de receber esses avisos. E pronto! Você não vê mais a janelinha que fala do desconto de 5% nos lanches todos os dias na hora do almoço.

E nem precisa esperar o Android 9 Pie perguntar: é possível ver quais aplicativos te enviam o maior número de notificações, em períodos de alguns dias ou de acordo com os últimos avisos recebidos, e silenciar essas tarefas.

3. Melhor organização das notificações

As notificações que não forem silenciadas, claro, continuam aparecendo. Porém, o Android 9 Pie consegue identificar quais merecem mais destaque e o que pode ser só uma lembrança rápida.

Por exemplo: alertas sobre e-mails e apps de mensagem podem aparecer em negrito no gerenciamento, e até exibir o início do texto. Já os avisos de aplicativos menos usados ganham menos destaque e, às vezes, ficam em um quadrinho simples, lá no fim da central de notificações.

4. Navegação por gestos

O Android também entrou na Era da navegação por gestos. Nada mais justo, já que muitos smartphones estão abrindo mão de botões na frente do aparelho, em busca de telas maiores.

A navegação do sistema operacional do Google ainda não é das mais intuitivas, e pede um certo tempo de adaptação. Mas, depois que acostuma, realmente agiliza o acesso a algumas tarefas e ações. Além disso, espera-se que o sistema seja otimizado nas suas próximas versões do Android.

5. Edição direto na captura de tela

Essa função pode parecer pouco útil, mas não é. O Android 9 Pie permite que você desenhe, recorte e edite as capturas de tela, antes de salvar ou compartilhar as imagens.

Qual a vantagem? Digamos que você quer circular um ponto de um mapa e mandar para um de seus contatos. Antes, era preciso fazer a captura, ir ao app de imagens, editar e depois compartilhar. Agora, você já faz copia a imagem e faz a edição, sem precisar trocar de tarefa.

6. Melhor aproveitamento dos formatos de tela de 18:9, 18,5:9, 19:9

As telas dos smartphones ficaram maiores. Ou melhor, mais compridas, já que a diferença aparece mais na altura. E o Android 9 Pie acompanha essa evolução ao jogar algumas das tarefas mais acessadas, como o campo de buscas, para a parte inferior do visor, além de outras mudanças visuais na interface que se encaixam melhor com os novos formatos mais usados.

Nem o polêmico notch foi esquecido no novo Android! Mas ele pode ser ignorado às vezes, já que o sistema adapta as telas de jogos e vídeos ao "ocultar" o entalhe, para que ele não atrapalhe a imersão nas imagens.

7. Melhor gerenciamento da bateria

Android 9 Pie

Esse é mais um recurso que chega com o uso da Inteligência Artificial, já que o Android 9 Pie entende seus padrões de uso para otimizar o uso da bateria.

Por exemplo, o próprio sistema reconhece quais aplicativos você usa mais ao longo do dia, para que eles permaneçam rodando em segundo plano. Já aquelas tarefas menos usadas são interrompidas, reduzindo o gasto energético.

O Android 9 Pie também percebe quando você se afasta de um ponto de Wi-Fi muito usado, e desativa a busca por sinais disponíveis.

Outras configurações que implicam em maior ou menor gasto de energia, como o brilho da tela e mesmo horário em que você costuma carregar o aparelho, também são reconhecidos pelo sistema, em busca de maior autonomia.

8. Sugestão de aplicativos e ações

Além de organizar os avisos, o sistema também pode sugerir ações, como "Ligar para Maria", e aplicativos, claro, seguindo o que ele já aprendeu com seus hábitos. Essas sugestões aparecem na tela de gerenciamento e notificações, e mudam de acordo com o horário e com as últimas tarefas abertas no smartphone.

Android 9 Pie

9. Sistema de pesquisa otimizado e direto ao ponto

Seguindo um caminho parecido, ao clicar em certas tarefas ou aplicativos, o Android 9 Pie oferece atalhos para ações dentro dos aplicativos. Mais uma vez, o objetivo é aprender o que você costuma fazer naquele app e jogar direto para a ação, economizando alguns cliques na navegação.

10. Gerenciamento de dispositivos Bluetooth

Com o Android 9 Pie, ficou mais fácil alternar entre diferentes dispositivos de Bluetooth, principalmente caixinhas de som. É só abrir o gerenciamento de Bluetooth e clicar com qual acessório você quer fazer o compartilhamento. O sistema pode, até, lembrar qual o volume que você costuma usar em cada dispositivo de som e já fazer as adaptações.

Celulares com Android 9 Pie no Brasil

Alguns modelos mais recentes já saem de fábrica com o sistema. Entre eles, o destaque vai, claro, para os celulares Google, Pixel 3 e Pixel 3 XL, que contam com todas as funções do Android 9.

 

Já entre alguns smartphones Android 8 que já tiveram atualização para Android 9 no Brasil, estão o Motorola One e o Moto X4. O Moto G6 recebeu uma versão Beta, para inscritos no programa de testes, e o Moto G6 Plus já começou a receber atualizações.

 

Usuários dos smartphones premium da Samsung tem que esperar mais um pouco, mas já podem se preparar. O Android 9 Pie chegou em versão Beta ao Galaxy S8, S8 Plus e Note 8.

Já os mais recentes Galaxy S9, S9 Plus e Note 9 devem receber atualizações em breve, com direito à nova interface da Samsung. O primeiro Galaxy a ser lançado com o novo sistema operacional do Google deve ser o Galaxy M10.

 

Dos celulares chineses, o Android 9 Pie já apareceu nos modelos da Xiaomi Mi A1, Mi A2 e Mi A2 Lite, mas outros aparelhos devem seguir pelos mesmo caminho.

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone