Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Android One: saiba tudo sobre o sistema 'puro' do Google para celulares

Versão sem modificações promete atualizações mais rápidas e frequentes.

android one
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Android One é um programa do Google em parceria com diversas fabricantes de celulares para entregar uma experiência mais simples aos celulares com Android. A versão One chega sem modificações e promete atualizações mais rápidas em um prazo de dois anos.

A ideia é que os telefones com Android One entreguem uma experiência próxima às oferecidas pelos celulares Nexus e Pixel, com um visual simples e pouca personalização. Até então, as marcas que fazem parte do programa são Motorola, HTC, Xiaomi e Nokia.

Leia também: Motorola One é o primeiro celular com Android One a chegar ao Brasil

Android One

Desempenho mais fluido com Android One

A cada novo lançamento, fabricantes como Samsung, Asus e LG aprimoram suas interfaces personalizadas em busca de um desempenho mais fluido. Entretanto, muitos programas e opções de customização podem impactar negativamente o desempenho do smartphone, uma vez que adicionam um peso extra ao sistema original, que é criado pelo Google.

Com o Android One, você pode esquecer aquele monte de aplicativos pré-instalados. Os aparelhos dessa iniciativa contam apenas com os apps padrão do Google. Caso queira, o usuário deverá baixar os demais apps pela Play Store.

Bateria e Segurança

Além de diminuir a sobrecarga no processamento, esse projeto também pode trazer benefícios para a bateria do celular. Um dos recursos da versão One é a priorização de atividades em segundo plano, levando em consideração os apps que você mais utiliza.

O Google Play Protect é o antivírus que já vem incluso de fábrica e utiliza aprendizado de máquina para prevenir infecções do sistema. O One também garante atualizações de mensais para proteger seu aparelho de vírus e brechas de segurança.

Google Play Protect

Atualizações mais rápidas

Com menos modificações feitas por terceiros, é mais fácil que as atualizações de novas versões do sistema cheguem aos celulares – isso explica por exemplo o recebimento do iOS em todos os iPhones assim que ele é liberado pela Apple.

Algo similar acontece com os celulares da linha Pixel, do Google. A ideia é que os usuários de celulares Android de outras fabricantes não precisem esperar meses (ou até um ano) para receber as novidades da plataforma.

Android One no Brasil

O Motorola One é primeiro celular pertencente ao projeto a desembarcar no Brasil. Produzido pela parceria entre Google e Motorola, o smartphone tem ficha técnica intermediária, que inclui processador Snapdragon 625, memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB.

Motorola One

A câmera dupla e o notch também marcam presença nesse celular, que tem o visual semelhante ao do iPhone X.

O smartphone roda o Android 8 Oreo tem atualização garantida até o Android Q. Além disso, a empresa garantiu que Android 9 Pie chega ao Motorola One ainda em 2018.

Com informações: Google

Confira o nosso vídeo:


Leia também: Melhores Celulares do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone