Produtos e novidades em Celular e Smartphone

Android Q de quê? Veja os possíveis nomes da próxima versão do sistema

“Quindim” é uma das apostas para o nome do novo Android.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Um dos maiores mistérios deste início de ano no mundo da tecnologia está perto de ser desvendado. O que afinal significa a letra “Q” do novo sistema operacional para smartphones e tablets, o Android Q?

A versão Beta do sistema está disponível para testes e nós aqui do Zoom já falamos sobre as principais novidades do Android Q e sobre a possibilidade de um recurso especial para os novos celulares dobráveis enquanto o nome não é revelado.

Leia também: Android Q, Pixel 3a e muito mais: saiba o que esperar do Google I/O 2019

Android 10 QMascote do Android – Foto: Shutterstock

Para entender melhor este mistério, vale lembrar a história dos nomes deste sistema operacional. Existe uma tradição que vem desde o lançamento do Android 1.5 Cupcake. A partir dele, cada versão do programa ganha em seu nome um doce em ordem alfabética: Cupcake, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow, Nougat, Oreo e Pie.

O mais recente até aqui é o Android 9.0 Pie (“torta”, em tradução livre), e a versão final do Android 10 Q em breve estará nos smartphones. Então a dúvida está no ar: Q de quê?

Android Quindim é uma possibilidade real

Android QQuindim é um doce brasileiro que pode dar nome ao Android 10 Q – Foto: Reprodução/Shutterstock

A letra “Q” não é muito comum no início de muitas palavras, menos ainda no início de nomes de doces, em especial em inglês. Acontece que algumas guloseimas que vemos por aqui têm o seu nome iniciado com “Q”. Será que pode pintar um Android 10 Quindim? Ou Queijadinha? Ou ainda Quebra-Queixo?

Se para você parece bastante improvável que o marketing da Google adote um nome destes para um produto mundial, saiba que essa possibilidade existe de verdade! Tanto que sites de tecnologia internacionais como o Digital Trends, o Fossbytes e o The Verge, entre outros, colocam o Quindim como um dos nomes favoritos.

Veja outras possibilidades:

Android Quiche – Este alimento não pé um doce, mas é conhecido mundialmente e pode surpreender. Na mesma linha, uma outra escolha poderia ser “Android Quesadilla”, que é uma espécie de panqueca mexicana.

Android Quik – Lembra daquele famoso achocolatado? Ele também está na disputa.

Android Queen of Puddings – A “Rainha dos Pudins” é um doce britânico que dificilmente será o escolhido, já que o marketing em geral usa nomes mais curtos

Android Qottab – o doce originário do Irã também é bastante lembrado e pode ser o escolhido.

Android Queijada – A queijada é um doce português que tem poucas chances nesta disputa. A pronúncia é considerada difícil por quem tem o Inglês como língua-mãe.

Android Qurabiya – Um tipo de biscoito da região do Mediterrâneo também aparece entre as opções, mas a dificuldade de pronúncia também pode pesar contra ele.

E aí, qual é o seu palpite? Se seguir a tradição dos anos anteriores, só deveremos saber de quê é o Q no mês de agosto. Até lá, vale soltar a criatividade para pensar no melhor nome para o sistema.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone