Conheça 6 apps que facilitam o uso do smartphone para idosos

Apps alteram funções básicas e as deixam mais intuitivas para idosos e pessoas pouco familiarizadas com tecnologia.

Conheça 6 apps que facilitam o uso do smartphone para idosos
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A tecnologia invadiu as casas de muitas famílias durante a pandemia do novo coronavírus. E, em tempos de isolamento social, os smartphones são grandes aliados de quem deseja manter contato com os amigos ou a família, mesmo estando fisicamente distante.

Para os mais jovens (e antenados), pode parecer simples fazer uma videochamada pelo celular ou trocar mensagens no WhatsApp. No entanto, há pessoas pouco familiarizadas com o ambiente digital – especialmente os idosos – que podem encontrar dificuldade na hora de se adaptar a esses dispositivos.

Leia também: Celular para idoso: 5 modelos para comprar em 2020

Se esse é o seu caso, ou você conhece alguém que precise de uma “mãozinha” para embarcar no universo dos smartphones, conheça seis aplicativos feitos para facilitar o uso do celular para a terceira idade. Esses softwares têm o objetivo de tornar as interfaces mais intuitivas e melhorar a experiência para quem tem visão debilitada.

celular para idoso

1. O iDosos é um aplicativo que ensina idoso a usarem um smartphone

O idosos é um ótimo aplicativo que ensina os idosos a usar um smartphone. Por meio tutoriais bem fáceis e intuitivos, ele mostra as principais funções do celular e como executá-las. Os emojis ajudam no aprendizado, que inclui atender e realizar ligações, escrever e enviar mensagens de texto, adicionar, deletar ou editar contatos na agenda entre outros.

Os tutoriais possuem imagens e um áudio narrativo, tudo para deixar o aprendizado ainda mais fácil. As funções e botões do aplicativo são projetadas para que não aconteçam toques acidentais, mas caso ocorra, os emojis ainda estarão lá para ajudar.

Requisitos: Android 2.2 ou superior

Onde baixar: Aqui.

2. O Teclado para Idosos faz alteração no tamanho e formato do teclado

Como o próprio nome já diz, é um aplicativo que oferece um novo formato de teclado, totalmente adaptado para os idosos. Além das teclas serem maiores, elas estão organizadas por ordem alfabética, então ajuda a pessoa a encontrar cada letra de forma rápida e fácil.

É possível fazer personalizações como alterar o tamanho da fonte, adicionar vibrações, sons entre outras opções.

Requisitos: Android 4.2 ou superior

Onde baixar: Aqui

3. O CPqD Facilita é uma interface que deixa o uso do smartphone mais amigável

Uma das grandes dificuldades dos idosos é achar e visualizar ícones e outras funções do celular. O CPqD é um aplicativo que muda a interface do aparelho, a deixando mais simples e fácil para pessoas mais velhas ou que tenham dificuldades com a visão. É possível fazer customizações nesta interface para deixá-la do jeito do usuário.

Ele também muda a fonte e tamanho da litragem do aparelho em todas as funções, deixando mais fácil na hora de ler e digitar. O CPqD é uma das escolhas mais recomendados para idosos que querem ter facilidade na hora de usar um smartphone.

Requisitos: Android 5.0 ou superior

Onde baixar: Aqui

4. O Big Launch modifica, aumenta o tamanho e fonte dos ícones do smartphone

O Big Launch também é um aplicativo que muda toda a interface do menu do celular de forma que fique mais atrativa e fácil para idosos ou pessoas com dificuldade na visão. Ele deixa os botões maiores, com textos mais largos e cores mais chamativas, além de fazer isso tudo ficar bem intuitivo.

Assim como outras interfaces, ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário, oferecendo opções para colocar aplicativos, contatos, sites e outros recursos diretamente na tela inicial.

Requisitos: Android 2.2 ou Superior

Onde baixar: Aqui

5. O Senior Safety Phone modifica a interface e possui lembretes médicos

O Senior Phone transforma a interface do Android em algo simples e amigável, deixando os recursos mais usados bem acessíveis, aumentando a leitura de qualquer texto do menu e oferecendo várias opções de customizações para que você possa deixar o celular do seu jeito.

Ele também tem função para falar em voz alta as opções do menu, além de um menu integrado com gerenciamento de medicamentos e lembrete médico, que ajuda o idoso a ficar informado sobre remédios que precisa tomar.

Requisitos: Android 4.1 ou superior

Onde baixar: Aqui

6. O Phonotto modifica a interface e tem leitura do menu por voz

O Phonotto redesenha a interface do seu celular para que ela fique mais acessível para idosos ou pessoas que possuem problema de visão. Ele aumenta o tamanho de vários ícones e os coloca na tela inicial para ficarem de fácil acesso. Os botões para funções básicas também são redesenhados com ícones mais chamativos e fontes maiores.

Você pode customizar a interface e escolher quais aplicativos quer que fique na tela inicial, além de ter fácil acesso a recursos como chamadas telefônicas, SMS, acesso aos contatos, galeria de fotos, câmera, entre outros. O Phonotto também conta com um assistente de voz que pode ler as funções da interface.

Requisitos: Android 4.0.3 ou superior

Onde Baixar: Aqui

Veja também as melhores ofertas de celulares para idosos no Zoom:

Leia também: