Mão de mulher segurando celular e, ao lado, caixinha de som roxa

Bluetooth não conecta? Veja como resolver esse problema

O que fazer quando o Bluetooth não conecta? Descubra como resolver este problema com métodos diferentes no Android ou iPhone

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprou um dispositivo novo ou quer usar seu fone ou caixinha de som sem fio antigos, mas o Bluetooth não conecta? Fique tranquilo, pois vamos te ensinar diferentes métodos para resolver este problema, seja no seu Android ou no iPhone.

O defeito pode ser bem fácil de resolver, apenas ligando e desligando o Bluetooth, ou um pouco mais complicado, tendo que reiniciar as configurações de rede. Abaixo, você vai descobrir o que pode fazer quando o Bluetooth não conecta.

O que fazer quando o Bluetooth não conecta?

Celular preto com ícone do Bluetooth em fundo amarelo
Saiba o que fazer quando o Bluetooth não conecta (Foto: Shutterstock)

Vamos te explicar abaixo as soluções para os principais problemas que podem estar afetando a sua conexão, desde os mais simples e fáceis de resolver, como o Bluetooth desligado, até outros mais complicados, como um dispositivo conectado em outro celular. Então se o seu Bluetooth não conecta, siga as nossas dicas.

Confira se o Bluetooth está ativado

Pode parecer básico para alguns, mas um dos erros comuns é a conexão Bluetooth estar desativada em um dos dispositivos. Para resolver o problema, siga o passo a passo:

  • No seu celular Android ou iPhone, verifique se o Bluetooth está ligado. Para fazer isso no Android, deslize o dedo de cima para baixo, para abrir as ‘Configurações rápidas’ e confira se o ícone do Bluetooth está ativado ou desativado (verde ou cinza) ou vá até ‘Configurar > Dispositivos conectados > Preferências de conexão > Bluetooth’ e veja e ele está Ativado.
Print de tela de celular Android na aba Bluetooth
Aprenda a ativar Bluetooth no Android (Foto: Reprodução)
  • Já no iPhone, entre no app Ajustes, abra a ‘Bluetooth’ e verifique a conexão. Caso esteja desativado, faça a ativação;
Print de tela do iPhone na aba Bluetooth
Aprenda a ativar Bluetooth no Android (Foto: Reprodução)
  • Já no seu dispositivo Bluetooth, procure como ativar o modo de pareamento. Na maioria dos casos, você vai encontrar no dispositivo um botão com o ícone do Bluetooth ou escrito ‘Mode’. Você vai precisar clicar e manter apertado até perceber um aviso sonoro ou luminoso;
  • Agora que os dois dispositivos estão com o Bluetooth ativado, tente novamente fazer a conexão clicando em ‘Parear novo dispositivo’ no Android e, no iPhone, clique no nome do dispositivo quando ele aparecer na tela (talvez precise inserir o PIN).
  • Se não funcionar, tente desativar e ativar novamente a conexão. Se não der certo, pule para a próxima dica.

Celular pode estar conectado com outro dispositivo

Seguiu a nossa primeira dica e ainda assim o Bluetooth não conecta? É possível que o seu celular já esteja conectado com outro dispositivo, impossibilitando a conexão. Para resolver, siga o passo a passo:

  • Passo 1: No Android entre em ‘Configurar > Dispositivos conectados’. Já no iPhone, entre em ‘Ajustes > Bluetooth’;
  • Passo 2: No Android, caso tenha algum dispositivo conectado, ele vai aparecer em ‘Dispositivos Portáteis de Mídia’. Para desconectar, clique na frente do seu nome, no ícone de ‘Configurar’ e depois em Desconectar.
Print de tela do Android ensinando a desconectar dispositivo Bluetooth
Passo para desconectar o dispositivo no Android (Foto: Reprodução)
  • Já no iPhone, se ao lado no nome do dispositivo, estiver escrito ‘Conectado’, clique no botão de informações, ao seu lado, e depois em ‘Desconectar’;
Print de tela do iPhone ensinando a desconectar dispositivo Bluetooth
Passo para desconectar dispositivo no iPhone (Foto: Reprodução)
  • Passo 3: Agora que já se desconectou do outro dispositivo, tente refazer a conexão. No Android clique em ‘Parear novo dispositivo’ e no iPhone no nome do dispositivo quando ele aparecer na tela. Caso não dê certo, tente a dica seguinte.

Bluetooth não encontra dispositivo

Outro problema muito comum é o dispositivo não ser compatível com múltiplas conexões e já estar conectado em um outro celular. Neste caso, ele não vai aparecer disponível no seu smartphone. Para resolver, siga o passo a passo:

  • Passo 1: No celular que foi conectado primeiro com o dispositivo, se for Android, entre em ‘Configurar > Dispositivos conectados’. Já no seu iPhone, entre em ‘Ajustes > Bluetooth’;
  • Passo 2: No Android ache o nome do dispositivo conectado e clique no ícone de configurar. Já no iPhone, ache o nome do dispositivo e clique no botão de informações;
  • Passo 3: No Android clique em ‘Esquecer’ e depois em ‘Esquecer dispositivo’.
Print de tela do Android ensinando a esquecer dispositivo
Bluetooth não conecta: aprenda a esquecer dispositivo no Android (Foto: Reprodução)
  • No iPhone, clique em ‘Esquecer este Dispositivo’;
Print de tela do iPhone ensinando a esquecer dispositivo
Bluetooth não conecta: aprenda a esquecer dispositivo no iPhone (Foto: Reprodução)
  • Passo 4: Agora, no celular que deseja parear o dispositivo Bluetooth, tente refazer a conexão. Lembrando de ativar o modo de pareamento no seu dispositivo.
  • Se também não funcionar, teremos que partir para uma solução mais drástica. Para isso, vá para a próxima dica.

Reinicie as configurações de rede

Se nenhuma das dicas anteriores funcionou, e o Bluetooth não conecta, teremos que passar para uma medida mais drástica, redefinindo as configurações de rede, para os padrões de fábrica. Mas fique tranquilo, você não vai apagar todos os seus dados do celular, apenas as configurações de rede, como as senhas das suas conexões Wi-Fi e as suas conexões Bluetooth salvas.

  • Passo 1: No seu Android, clique em ‘Configurar > Sistema > Avançado > Opções de redefinição’ e, no iPhone, entre em ‘Ajustes > Geral > Redefinir’;
  • Passo 2: No Android, clique em ‘Redefinir Wi-Fi, rede móvel e Bluetooth’ e depois em ‘Redefinir configurações’.
Print da tela do Android ensinando a resetar configurações de rede
Resetando as configurações de rede no Android (Foto: Reprodução)
  • Já no iPhone, clique em ‘Redefinir Ajustes de Rede’;
Print da tela do iPhone ensinando a resetar configurações de rede
Resetando as configurações de rede no iPhone (Foto: Reprodução)
  • Passo 3: Depois do processo ser concluído, ative o modo de pareamento no dispositivo e tente se conectar novamente ao dispositivo.

E se nenhum método funcionar?

O Bluetooth não conecta mesmo já tendo feito todos os métodos? Talvez o problema seja com o dispositivo - caixinha de som ou fone - ou ainda, com o seu celular. Para checar se o problema é com o smartphone, tente se conectar a uma outra caixa de som, fone de ouvido sem fio, ou qualquer outro com conexão Bluetooth.

Quatro modelos de iPhone 12 Pro Max de cores diferentes em fundo branco
Se nada resolver, talvez seja uma boa comprar outro celular (Foto: Shutterstock)

Se conseguir conectar, o problema provavelmente está na caixinha de som ou no fone de ouvido. Nesse caso, você pode contactar a rede de assistência técnica autorizada do dispositivo, caso ainda esteja na garantia, para efetuar o conserto ou a troca do produto. Se não tiver jeito, talvez valha a pena investir em um novo aparelho. Veja aqui a nossa lista de fones de ouvido mais vendidos e caixinhas de som Bluetooth mais vendidas.

Se mesmo com outro dispositivo o Bluetooth não conecta, o problema provavelmente é do seu celular. Nesse caso, você também deve procurar uma rede autorizada, em caso de estar na garantia, ou quem sabe procurar um celular novo. Para te ajudar nessa missão, confira a nossa lista com os melhores celulares de 2021. Ela conta com modelos de todas as categorias e faixas de preço, indo dos mais básicos até os tops de linha.

Algumas ofertas tiradas dessa lista abaixo: