Brainly: tudo sobre a plataforma para estudantes

Conheça a plataforma e veja como usar o Brainly para tirar todas as suas dúvidas de estudo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A tecnologia pode ser uma grande aliada para os estudantes. As salas de aula estão cada vez mais equipadas. Assim, os alunos estão aproveitando os recursos para melhorar o aprendizado. O Brainly é uma dessas plataformas que facilita os estudos e a troca de conhecimento entre uma comunidade online.

Se você está na escola, no colégio ou na faculdade, essa ferramenta pode ser uma boa companheira de estudos daquelas disciplinas mais complicadas, que você precisa de uma força extra antes de encarar a prova. Pelo Brainly, você consegue tirar todas as suas dúvidas. Além disso, ainda pode ajudar outros estudantes com questões que você sabe. Tudo isso sem sair de casa.

Nós preparamos um guia rápido para você entender como o Brainly funciona e conseguir tirar as suas dúvidas. Além disso, vamos te indicar produtos para ajudar a otimizar seus estudos. Antes de começar a usar, nesse artigo você vai aprender os tópicos a seguir. Caso queira ir diretamente para um deles, basta clicar em cima.

O que é Brainly?

Fundada em 2009, o Brainly é uma empresa polonesa que desenvolve ferramentas tecnológicas para a educação. O objetivo é aprimorar o aprendizado de estudantes e o ensino de professores dos ensinos fundamental, médio e superior.

Com mais de 10 anos como referência de tecnologia educacional, a plataforma conta com 350 milhões de estudantes e especialistas. São cerca de 40 milhões de usuários mensais em mais de 35 países, com conteúdos disponíveis em 13 idiomas diferentes.

o Brainly é muito popular entre estudantes ao redor do mundo (Foto: Shutterstock)
o Brainly é muito popular entre estudantes ao redor do mundo (Foto: Shutterstock)

Como funciona o Brainly

Com tantos usuários espalhados pelo mundo, o Brainly pode ser considerado uma rede social de educação. Isso porque a plataforma conecta estudantes para interagirem de forma colaborativa e tirarem suas dúvidas sobre as mais variadas disciplinas de diferentes áreas e níveis de conhecimento. Além dos alunos, professores e responsáveis pelo desenvolvimento também podem usar a ferramenta.

Quando uma dúvida surge, o usuário recorre ao aplicativo para fazer uma pergunta ou encontrar alguma semelhante entre as já respondidas por outros usuários. Para postar uma questão no Brainly, o estudante ou professor conta com pontos que são recebidos na hora de fazer o cadastro. Dar respostas certas também dão bônus para os usuários pontuarem.

As perguntas são feitas e classificadas entre disciplinas de ensino fundamental, médio ou superior. Por isso, o Brainly pode ser útil para estudantes do nível básico, vestibulandos e até para quem já está na faculdade e quer compartilhar uma questão para sanar dificuldades. É possível encontrar conteúdo relacionado aos principais exames do Brasil, como o Enem e o Enade.

Os usuários do Brainly também poderão interagir, responder, agradecer respostas e denunciar conteúdos suspeitos para que os moderadores possam ser informados. Há também a possibilidade de mandar mensagens diretas para interagir de forma privada com outros usuários.

Como baixar o Brainly?

A versão web da ferramenta pode ser acessada diretamente do navegador no computador pelo site oficial do Brainly. Ele também está disponível para smartphones. Baixe o Brainly para Android na Play Store ou faça download do Brainly para iPhone na App Store.

Tanto o aplicativo como no navegador possuem versões gratuitas para os usuários, mas também contam com pacotes pagos anuais do Brainly para usuários e tutores.

Requisitos mínimos para baixar o Brainly

O aplicativo não exige muito esforço dos smartphones Android para ser baixado, e o tamanho do app e exigência da versão do Android variam de acordo com cada dispositivo. Já para o iPhone, o tamanho do aplicativo na App Store é de 102,2MB e exige o sistema iOS 12 ou superior (ou iPadOS 12 para usar nos tablets da Apple). Saiba aqui quais são os melhores celulares Android e os melhores iPhones para rodar o Brainly com tranquilidade.

Como usar o Brainly?

Para começar a usar o Brainly, você deve criar uma conta gratuita na plataforma. Basta usar seu e-mail, criar um nome de usuário e uma senha, escolher o país de origem e incluir a data de nascimento. Em seguida, é preciso confirmar o endereço de e-mail utilizado para receber 10 pontos e começar a usar.

Ao concluir o cadastro no Brainly, você já terá acesso a todo o conteúdo da ferramenta educacional e já pode utilizar a pontuação para fazer perguntas sobre os assuntos que está com dúvida.

Como fazer perguntas no Brainly pelo PC?

Passo 1. Pelo brainly.com.br, faça login com seu usuário cadastrado;

Passo 2. Na página inicial, onde se lê "Qual a sua dúvida?", clique em "Faça sua pergunta";

Faça perguntas no Brainly (Reprodução)
Faça perguntas no Brainly (Reprodução)

Passo 3. Escreva de forma clara e simples qual é a sua dúvida no campo de perguntas e selecione a matéria e área do conhecimento que sua pergunta é referente;

Passo 4. Escolha quantos pontos os usuários que responderem a questão vão receber pela resposta;

Passo 5. Clique em "Faça sua pergunta" para publicar. Agora aguarde até que um usuário venha tirar a sua dúvida.

Brainly: faça perguntas pelo PC (Foto: Reprodução)
Brainly: faça perguntas pelo PC (Foto: Reprodução)

Como fazer perguntas no Brainly pelo celular?

Passo 1. Baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;

Passo 2. Faça o login com o seu usuário cadastrado e senha. Você pode completar o perfil com foto e demais informações no aplicativo;

Passo 3. No app, você tem a opção de digitar a pergunta, digitalizar uma foto ou perguntar por voz;

Passo 4. Faça uma pergunta de forma simples e clara e selecione a matéria em que ela se encaixa;

Passo 5. Defina os pontos que quem responder vai receber e publique a sua pergunta. Agora é só aguardar algum outro usuário responder e tirar a sua dúvida.

Gamificação do Brainly

Como você viu nos tutoriais acima, o aplicativo Brainly usa muito a questão de pontuações para envolver ainda mais os seus usuários. Ele cria uma dinâmica de gamificação do aprendizado pela plataforma. Existem desafios em que você pode pontuar, além de receber pontos para cada resposta dada em questões de outros usuários.

O Brainly usa a pontuação para fazer ranking com os usuários que mais somaram pontos ao longo de um período. Assim, ela classifica por níveis de acordo com o total de pontos, e o usuário vai subindo de nível quando atinge os pontos para o próximo.

Níveis de usuários do Brainly

  • Principiante (novo usuário): 0 pontos
  • Aluno (começou há pouco): 100 pontos
  • Ambicioso (pessoa de confiança): 250 pontos
  • Muito bom (alto nível de solução e respostas): 500 pontos
  • Excelente (melhor qualidade de soluções e respostas): 1.000 pontos
  • Especialista (ativo há muitos meses): 3.001 pontos
  • Gênio (resolve tarefas a muitos meses com as melhores respostas): 15.000 pontos
  • Ótimo (adora estudar e ajudar com dicas): 75.000 pontos
  • Crânio (melhor aluno da classe): 100.000 pontos
  • Sábio (conhecimento de professor): 200.000 pontos
  • Incrível (não dá nem para acreditar em como ele ajuda): 300.000 pontos

Usando o Google para responder no Brainly

Mesmo que você já tenha um conhecimento prévio sobre o tema, é importante fazer uma pesquisa sobre ele antes de responder uma questão para enriquecer a sua resposta com os detalhes mais importantes e corretos possível.

Para isso, fazer uma busca no Google pode ajudar a você caprichar na resposta e somar mais pontos no Brainly. Também é uma boa forma de responder questões que você ainda não tem conhecimento. Busque no Google, entenda sobre o tema e faça mais respostas sobre diferentes assuntos para somar mais pontos e subir de nível mais rápido.

Produtos para otimizar seus estudos

Quer melhorar seus conhecimentos usando a tecnologia a seu favor? A nossa lista de tablet para estudar pode te ajudar. Se estiver em busca de aprimorar ainda mais seus estudos, nossa listagem de melhores notebooks 2021 pode ser para você. Abaixo, algumas ofertas presentes nessas listas pensando em custo-benefício.