Celular ao lado de cabo carregador e fone de ouvido em fundo verde

Celular desligando sozinho: o que pode ser e o que fazer?

Confira algumas causas do problema do seu celular desligando sozinho e aprenda a resolver

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um celular desligando sozinho, hoje em dia, não é um simples incômodo. Como nós contamos com o aparelho para fazer quase tudo, ele deixou de ser apenas um objeto pessoal e se tornou um aliado no nosso dia a dia. Por isso, esse tipo de problema deve ser resolvido com rapidez.

Se esse é o seu caso, nós vamos te ajudar: trouxemos soluções para as principais causas dessa situação, como peças não-oficiais, oxidação e memória, para te ajudar a identificar e resolver a questão. Confira os tutoriais abaixo e saiba o que fazer em cada situação se seu celular estiver desligando sozinho com carga, ou seja: quando a bateria descarregando não for a responsável. Dá uma olhada:

Celular conectado ao carregador com a tela indicando bateria cheia
Quando o celular fica desligando sozinho, a memória ocupada ou a bateria podem ser algumas causas (Foto: Shutterstock)

Celular desligando sozinho pode ser bateria

Em muitos casos, quando você tem o celular desligando sozinho com carga, o problema pode ser relacionado à bateria. Isso acontece por causa do desgaste natural dela: com o tempo e muitos ciclos de carregamento, a bateria não funciona mais como deveria. Então, é preciso fazer a troca.

Se o seu aparelho for novo e a bateria estiver apresentando problema, é importante procurar a assistência técnica, principalmente se ele ainda estiver na garantia. Dessa forma, você não vai ter prejuízo e a própria marca deve se responsabilizar pelo dano.

Peças não oficiais podem deixar o celular desligando sozinho

Carregador de celular branco e cabo USB preto carregando aparelho
Carregadores que não são da mesma marca do aparelho podem deixar o celular reiniciando sozinho (Foto: Shutterstock)

Você já comprou um aparelho de determinada marca, mas adquiriu acessórios como carregadores e baterias não originais? Ou trocou peças do aparelho em lojas não autorizadas? Isso pode fazer com que o seu celular fique reiniciando sozinho, ou até desligando. Com o tempo, os smartphones podem parar de responder a elementos que não são originais.

A recomendação para resolver o problema do celular que fica reiniciando sozinho, ou desligando, é procurar uma assistência técnica autorizada. Caso o funcionário não identifique defeitos no aparelho, é provável que a incompatibilidade com os acessórios não oficiais seja a causa. Nesse caso, compre um carregador ou bateria oficial, por exemplo, e veja se isso resolve o problema.

Aliás, essa é uma das principais causas de iPhone desligando sozinho, já que a Apple é mais rígida com seu ecossistema de aparelhos e acessórios.

Temperaturas extremas também podem ser a causa para celular Android ou iPhone desligando sozinho

Mulher usa celular na praia, sob o sol
Celular desligando sozinho pode ser sinal de exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas (Foto: Shutterstock)

O celular desligando sozinho pode estar relacionado ao ambiente muito quente ou muito frio. Isso é uma forma de proteção de seu sistema para evitar danos maiores ao aparelho.

Para resolver, tente proteger o celular mudando de local e aguardando um tempo para ver se ele responde novamente aos seus comandos. Alguns aparelhos, como os da Apple, avisam se a temperatura estiver muito alta com um desenho que representa um termômetro na tela. Ou seja: se essa for a causa do iPhone desligando sozinho, ele vai te avisar.

Memória RAM pode deixar o celular desligando sozinho

Notificação de falta de espaço de armazenamento em um iPhone
Falta de espaço de armazenamento pode ser uma das causas do celular desligando sozinho (Foto: Shutterstock)

Outra explicação para o celular desligando sozinho com carga é a memória RAM muito cheia. Nesse caso, o sistema fica lento e o aparelho desliga por proteção.

Você pode confirmar se esse é o problema por meio do gerenciamento de programas do seu smartphone. Verifique se há muitos aplicativos abertos ou se há a necessidade de desinstalar alguns para o funcionamento voltar ao normal. Tem muitas fotos e vídeos salvos? O armazenamento muito cheio também pode deixar o celular desligando sozinho.

Quer entender melhor como a memória RAM do celular funciona? Confira o nosso artigo!

Oxidação pode ser a causa de um celular desligando sozinho

Circuito interno de um smartphone
Assistência técnica autorizada pode identificar se a oxidação é a causa do celular desligando sozinho (Foto: Shutterstock)

O último problema possível na nossa lista é a oxidação do seu celular. O problema ataca os circuitos internos que cuidam da transmissão de energia do seu aparelho. Se esse for o caso, é importante não tentar abrir o celular para resolver, mas sim, buscar ajuda na assistência técnica para que um profissional identifique e conserte da maneira correta.

iPhone desligando sozinho

iPhone desligando sozinho passando por processo de restauração
iPhone desligando sozinho: a causa pode ser o software (Foto: Shutterstock)

Além dos problemas técnicos que apresentamos anteriormente, pode haver outra causa que explique o iPhone desligando sozinho. Se o iOS estiver desatualizado ou com algum bug, pode ser que o aparelho desligue ou reinicie sozinho quando você abrir um aplicativo, por exemplo. Nesse caso, você pode tentar desinstalar o app específico e baixá-lo novamente na app store. Mas se isso não solucionar o problema, é provável que você precise fazer uma restauração no iPhone.

A restauração de iPhone é um procedimento para celulares que apresentam problemas de funcionamento devido a erros de sistema recorrentes. A restauração reinstala completamente o sistema operacional para recuperar o aparelho. É recomendado que você faça a restauração de iPhone em uma assistência autorizada, para ter garantia do procedimento.

Celular reiniciando sozinho

Se o problema é o seu celular reiniciando sozinho, as causas não são muito diferentes das que já apresentamos nesse artigo. Sistema operacional desatualizado ou corrompido, muitos aplicativos rodando em segundo plano ou memória cheia são os motivos mais comuns.

Para solucionar o problema, atualize o sistema operacional. Tanto no Android como o iOS, é possível ativar esse comando em "Configurações". Liberar espaço no dispositivo também é um recurso, e apps como o Google Files podem te ajudar nesse processo. Por fim, verifique o estado da bateria. Se ela já tiver alguns anos de uso, pode estar falhando e provocando o defeito. Essas são algumas formas de evitar o problema do celular reiniciando sozinho.

Por último, se você seguiu todas as nossas dicas e o celular desligando sozinho persiste, então talvez seja a hora de você trocar de aparelho. Os smartphones têm uma obsolescência programada, ou seja: depois de algum tempo, eles começam a apresentar problemas, mesmo que você seja o mais cuidadoso dos usuários.

Não sabe em qual modelo investir? Listamos alguns dos melhores celulares de 2021, dos celulares com o melhor custo-benefício do ano e dos celulares com melhor bateria. Confira alguns destaques dessas listas: