Celular não reconhece fone de ouvido: o que fazer

Saiba o que fazer se o seu celular não reconhece fone de ouvido. Veja as nossas dicas e resolva o problema sem sair de casa e sem gastar dinheiro. Dê um Zoom!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Imagine querer ouvir uma música, filme ou podcast e, na hora H, o celular não reconhece fone de ouvido? Logo pensamos que vamos ter que comprar um modelo novo, certo? Mas nem sempre isso é necessário! Tem várias coisas que podemos fazer, em casa e sem gastar dinheiro, para resolver esse problema. Nós, do Zoom, vamos te ajudar com isso. Preparamos um tutorial com várias dicas para você recuperar os seus fones de ouvido.

Se as nossas dicas não funcionarem, fique tranquilo. Temos opções de fones de ouvido baratos e bons para te apresentar. Portanto, se o celular não reconhece fone de ouvido, leia abaixo nosso guia para tentar diagnosticar e resolver o problema.

Celular não reconhece fone de ouvido? Calma! Vamos te ajudar (Foto: Shutterstock)
Celular não reconhece fone de ouvido? Calma! Vamos te ajudar (Foto: Shutterstock)

Celular não reconhece fone de ouvido? Teste o seu dispositivo!

Antes de tudo, teste seu fone em outro smartphone. O problema pode ser com ele!

Celular não reconhece fone de ouvido: Teste em outro dispositivo. (Foto: Shutterstock.)
Celular não reconhece fone de ouvido: Teste em outro dispositivo. (Foto: Shutterstock.)

Se o celular não reconhece fone de ouvido, a primeira coisa que você deve fazer é testar o fone em outro dispositivo. É possível que não tenha nenhum problema com o seu celular, e o que esteja com defeito seja apenas o fone. Mas pode ser o contrário. Você pode testar em qualquer dispositivo com uma entrada para fones, como TVs, outros celulares, PCs, tablets e cia. Se o seu fone tiver apenas conexão Bluetooth, teste em algum dispositivo com esta conexão.

Se o fone também não funcionar nos outros dispositivos, fique tranquilo, você descobriu a origem do problema, e o defeito não é no seu celular! Se eles funcionarem normalmente em outros dispositivos, vamos ter que investigar mais, pois o culpado é outro. Você pode ainda testar outro fone no seu celular, pois, mesmo sendo raro, é possível que o fone que estava usando não seja compatível com ele. Se também não funcionar, tente seguir as próximas dicas.

Saiba mais: Como usar fone de ouvido?

Celular não reconhece fone de ouvido? Verifique o Bluetooth

O celular não reconhece fone de ouvido se outro dispositivo estiver pareado

Se seu celular não reconhece fone de ouvido, é possível que outro dispositivo de som, como caixas de som ou outros fones Bluetooth, estejam pareados com o seu smartphone, e com isso o conector do fone de ouvido esteja desativado. Apesar de os celulares serem projetados para reconhecer o fone independentemente das suas configurações Bluetooth, isso pode acontecer.

Para resolver o problema é bem simples: você vai precisar abrir as configurações do celular e procurar a opção Bluetooth. Verifique se ela está ativada e, se sim, veja se está conectada a algum outro dispositivo. Se esse for o caso, desligue o Bluetooth e conecte o fone novamente. Se o problema for resolvido, ótimo! Se ainda não foi dessa vez, siga as próximas dicas.

Celular não reconhece fone de ouvido? Limpe a entrada do fone

Se a entrada do conector estiver suja, o celular não reconhece fone de ouvido

Celular não reconhece fone de ouvido: Limpe a entrada do fone. (Foto: Shutterstock.)
Celular não reconhece fone de ouvido: Limpe a entrada do fone. (Foto: Shutterstock.)

Como a entrada do conector fica exposta o tempo todo, é comum que entre sujeira por ela. Poeira, fiapos, entre outras coisas que podem obstruir a conexão entre o fone de ouvido e o conector e, com isso, seu celular não reconhece o fone de ouvido. A primeira coisa que você deve fazer é verificar se realmente a entrada está suja. Para isso, você pode usar uma lanterna. Agora que já confirmou que ela está suja, você deve começar a limpeza.

Muito cuidado, ok? Afinal, você não quer danificar o seu aparelho de forma permanente. Você vai precisar usar algum item pequeno e pontiagudo, como uma agulha ou a ponta de um clips. Vá devagar para não estragar a conexão. Quando toda a sujeira sair, você pode usar um cotonete para tirar o restante.

Mas lembre-se de fazer a limpeza com o celular desligado e sem estar carregando. Quando terminar, espere alguns minutos para ligá-lo novamente e teste o fone. Se ainda assim, o problema não for resolvido, talvez seja um erro de software e, com isso, você deve seguir a próxima dica. Quer saber mais como limpar fone de ouvido? Leia esse artigo!

Celular não reconhece fone de ouvido? Verifique as configurações

Confira as configurações de áudio se seu celular não reconhece fone de ouvido

Se já tentou todas as nossas dicas e nenhuma delas resolveu o seu problema, provavelmente o problema deve ser com as configurações de áudio e, para isso, nós também temos uma dica. Você vai precisar abrir as configurações de áudio do celular, entrando em ‘Configurar’ > ‘Som’ e verificar o nível de volume, e outras opções que podem estar "mutando" o seu som.

Se não resolver, você pode reiniciar o dispositivo. É uma solução simples, que não leva nem um minuto para realizar, e que resolve alguns problemas do celular. Uma última alternativa é fazer uma restauração as configurações de fábrica. Para isso, se for em um Android, você deve acessar: ‘Configurar’ > ‘Sistema’ > ‘Opções de Restauração’ > ‘Apagar todos dados (restauração de fábrica)’.

No caso do iPhone, você pode ir em 'Ajustes' e, na busca, colocar Apagar Conteúdo e Ajustes. Quando abrir a próxima página, você toca nessa opção e faz o processo. Lembrando ele apaga todos os seus dados, do zero, sendo indicado fazer um backup completo dos seus dados antes de executar.

Celular não reconhece fone de ouvido? Procure um especialista

Se nada resolveu, chegou a hora de procurar uma assistência técnica

Se seguiu todos os passos e ainda assim o celular não reconhece fone de ouvido, significa que o problema é um pouco mais sério do que pensávamos e chegou a hora de procurar a ajuda de um especialista. Procure saber se o seu celular ainda está segurado pela garantia. Se sim, procure a assistência técnica autorizada mais próxima, ou entre no site da fabricante e procure por suporte.

Explique o seu problema e dentro de algum tempo, se der tudo certo, você terá o seu smartphone trocado ou consertado, de forma gratuita. Outra forma de conseguir resolver o problema é se você possui um seguro do seu celular. Tendo o seguro, você deve procurar a seguradora e explicar todo o seu problema, além de checar se sua apólice cobre isso. Se não tem um, veja dicas antes de contratar.

Se não tem seguro e o seu smartphone já não está mais na garantia, não tem jeito, você vai precisar gastar dinheiro para fazer o reparo. Nesse caso, você tem duas opções: a primeira e mais recomendada é procurar a fabricante ou uma rede autorizada para fazer o reparo do seu celular, já que, nesses casos, você terá a certeza de uso somente de peças originais de alta qualidade.

Se você constatou que o problema não é com o celular, talvez valha a pena comprar um novo fone de ouvido. Dê uma olhadinha nas nossas listas. Conheça as melhores opções de fones para celular, os fones com cancelamento de ruídos, a lista com os melhores fones TWS de 2021 e os headphones Bluetooth com opções de diferentes faixa de preço. Algumas ofertas de bons fones com um preço bacana abaixo!

Veja também os fones testados pelo Zoom:

Caso seja algo ligado ao seu smartphone, temos listas para te ajudar também:

Decidiu qual celular ou fone de ouvido comprar? Receba notificações quando ele chegar no valor que deseja pagar. Confira nesse vídeo como fazer para criar um Alerta de Preço!