Celular que dobra sendo segurado por mão masculina com a tela ligada e fundo cinza

Celular que dobra: confira os melhores aparelhos

Conheça alguns de celular dobrável de marcas como Samsung e Motorola e saiba o que esperar para o futuro do segmento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um celular que dobra com o hardware potente e funções dos smartphones modernos foi inviável por muito tempo. Mas, em pleno 2021, a realidade já é outra. Apesar de o mercado ainda não ter dezenas de modelos, é possível encontrar algumas opções aqui mesmo no Brasil. Para te ajudar, nós preparamos uma lista para reunir todos eles.

Essa publicação será constantemente atualizada com todos os lançamentos de celulares dobráveis de 2021, bem como suas fichas técnicas e preços. Também separamos uma seção no final do texto para falar sobre rumores e possíveis lançamentos de celular que dobra que deverão chegar ainda esse ano. É um mercado que promete crescer bastante!

Galaxy Z Flip

Lançado no começo de 2020, o Galaxy Z Flip é celular dobrável da Samsung. Ele possui o tamanho e formato de um aparelho normal, mas é dos modelos de celular que dobra no meio, o que deixa ainda mais fácil de guardá-lo no bolso.

Sua tela tem 6,7, tecnologia Dynamic AMOLED dobrável, HDR10+ para melhorar a cor e brilho das imagens e resolução Full HD+. Ele também possui uma pequena tela AMOLED na parte externa, de 1,1 polegada.

Esse celular que dobra usa o processador Snapdragon 855+, uma versão turbinada do Snapdragon 855, que equipa versões da linha S10. Ao todo, são 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, sem espaço para cartão de memória.

Na parte traseira, o Galaxy Z Flip possui duas câmeras de 12 MP, sendo a principal com estabilização óptica e a secundária com lente ultra-wide. A câmera frontal tem 10 MP, HDR automático e, assim como a traseira, faz vídeos em 4K. A bateria acaba sendo o ponto fraco deste aparelho, pois tem apenas 3.300 mAH, mas conta com carregamento turbo e carregamento sem fio.

Principais especificações do celular dobrável Samsung Galaxy Z Flip

  • É um celular dobrável compacto
  • Tela com tecnologia AMOLED e resolução Full HD tem excelente qualidade
  • Processador Snapdragon 855+ é um dos mais rápidos do mercado
  • Possui tela externa de 1,1 polegadas
  • 8 GB de RAM evita travamentos
  • Tem 256 GB de armazenamento interno

Galaxy Z Flip 3

Outro modelo de celular que dobra no meio é o Galaxy Z Flip 3. Trata-se da evolução da opção anterior. A primeira melhoria notável é em sua tela, que continua com 6,7 polegadas, mas agora usa tecnologia AMOLED 2X, tem HDR10+ e 120 Hz de taxa de atualização. A tela externa é maior e tem 1,9 polegadas.

O processador recebeu upgrades. Esse modelo usa o Snapdragon 888, um dos mais potentes do mercado e que tem suporte ao 5G. Esse celular dobrável ainda conta com 8 GB de RAM e versões com 128 GB e 256 GB de armazenamento interno, mas nenhuma tem espaço para cartão de memória.

Foto do Galaxy Z Flip 3
O Galaxy Z Flip 3 chega com melhorias importantes comparado ao seu antecessor (Foto: Shutterstock)

O Galaxy Z Flip 3 tem duas câmeras traseiras, ambas de 12 MP. A câmera frontal é de 10 MP e faz gravações de vídeo em 4K, mesma resolução das traseiras. A bateria de 3300 mAh foi mantida, mas é esperado que a autonomia dele seja melhor que o modelo anterior, já que o processador é mais econômico.

Leia mais sobre a ficha técnica do Galaxy Z Flip 3 e detalhes de nossa experiência no review exclusivo do Z Flip 3 após alguns dias de teste com o aparelho.

Principais especificações do celular dobrável Samsung Galaxy Z Flip 3

  • É um celular dobrável compacto
  • Tela com tecnologia AMOLED 2X e 120 Hz tem melhor qualidade de imagem
  • Processador Snapdragon 888 é potente e tem suporte ao 5G
  • Tela externa tem 1,9 polegadas
  • 8 GB de RAM é suficiente para o usuário não passar por travamentos
  • Conjunto de câmeras filma em 4K
  • Bateria tem suporte ao carregamento rápido e carregamento sem fio

Motorola Razr

O Razr tem a proposta parecida com o modelo citado anteriormente, o Z Flip, mas externamente ele lembra o saudoso Motorola V3, celular Flip que foi sensação em 2014. Esse celular que dobra no meio possui uma pequena tela externa, de 2,7 polegadas. O painel principal é de 6,2 polegadas, com resolução Full HD e tecnologia P-OLED dobrável.

Apesar da estética lembrar o Z Flip, o hardware é consideravelmente inferior. O Razr é um celular que dobra com processador Snapdragon 765G, chip encontrado em celulares intermediários, mas que roda praticamente qualquer app e jogo da Play Store. Ao todo, são 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, também sem espaço para cartão de memória.

O celular dobrável da Motorola só tem uma câmera traseira, de 48 MP com estabilização óptica e recurso quad-pixel, que deixa o sensor quatro vezes mais sensível à luz. A câmera frontal tem 20 MP e recurso de HDR automático. Assim como o Flip, o ponto negativo do Razr é a sua bateria, de apenas 2.800 mAh, capacidade abaixo do padrão até mesmo para celulares básicos.

Principais especificações do celular dobrável Motorola Razr

  • É um celular dobrável compacto
  • Traz a nostalgia do antigo Motorola V3
  • 8 GB de RAM evita travamentos no dia a dia
  • Tela com tecnologia P-OLED entrega boa qualidade de imagem
  • Possui tela externa de 2,7 polegadas
  • Câmera traseira tem 48 MP

Galaxy Z Fold 2

Dois celulares do modelo Galaxy Z Fold 2, sendo um de traseira e outro de frente segurados por mão de mulher
O Z Fold 2 é o dobrável mais recente da Samsung. (Imagem: Shutterstock)

O Galaxy Z Fold 2 é um celular dobrável potente da Samsung. Diferentemente dos modelos anteriores, ele se abre na horizontal, então a sua proposta está mais para um celular que se transforma em um tablet, do que para diminuir o tamanho em si.

A tela principal possui 7,6 polegadas, tecnologia Dynamic AMOLED dobrável, 120 Hz, HDR10+ e resolução Full HD. A tela externa tem 6,23 polegadas, usa a tecnologia Super AMOLED e também tem resolução Full HD+, com proteção Gorilla Glass Victus.

Esse celular que dobra tem potência de sobra, já que está equipado com o Snapdragon 865+ 5G, um dos processadores mais potentes da atualidade até então. Ao todo são 12 GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno. Diferente dos anteriores, a bateria aqui não decepciona e tem 4.500 mAh, com suporte ao carregamento rápido, carregamento sem fio e carregamento reverso.

Ao todo, são três câmeras traseiras, todas de 12 MP. A principal tem foco dual-pixel e estabilização óptica; a secundária tem lente teleobjetiva e zoom óptico de duas vezes; a terceira tem lente ultra-wide. O Galaxy Z Fold 2 possui duas câmeras frontais de 10 MP, uma na tela principal e outra na tela secundária, pois quando o celular está fechado, essa secundária se torna a principal.

Principais especificações do celular dobrável Samsung Galaxy Z Fold 2

  • É um celular dobrável que abre horizontalmente
  • Tela externa é grande e tem 6,23 polegadas
  • Tela principal é de 7,6 polegadas e tem 120 Hz
  • Processador Snapdragon 865+ roda qualquer app ou jogo
  • Tem conjunto triplo de câmeras de 12 MP cada
  • Bateria de 4.500 mAh tem boa autonomia e carregamento sem fio
  • Duas câmeras frontais de 10 MP cada

Galaxy Z Fold 3

Esse celular dobrável da Samsung foi lançado em 2021 com várias melhorias comparado ao modelo anterior. Para maior aproveitamento de tela, a câmera frontal principal agora fica embaixo do display, sendo o primeiro da marca a ter tal recurso. Além disso, a tela AMOLED com 120 Hz agora também tem compatibilidade com a S Pen, caneta inteligente da Samsung.

Foto do Galaxy Z Fold 3 em cima de uma mesa
O Galaxy Z Fold 3 é o melhor celular dobrável da Samsung no momento (Foto: Shutterstock)

O Galaxy Z Fold 3 continua sendo um celular que dobra no meio na forma horizontal. Quando aberto, possui um painel de 7,6 polegadas. Ao todo, são três câmeras traseiras de 12 MP, sendo a principal com estabilização óptica, a secundária com zoom óptico de duas vezes e a terceira com lente ultra-wide. O aparelho filma em 4K com elas ou com as frontais.

O processador é o Snapdragon 888 5G, um dos mais potentes de 2021. Ele tem 12 GB de memória RAM e é vendido em versões com 256 GB e 512 GB de armazenamento, mas sem espaço para cartão de memória. A bateria ficou um pouco menor que a do seu antecessor, mas tem maior autonomia devido ao processador e também conta com carregamento sem fio. Leia a análise de ficha técnica do Z Fold 3.

Principais especificações do celular dobrável Samsung Galaxy Z Fold 3

  • Acabamento em vidro dá mais resistência
  • Tela com tecnologia AMOLED 2X e 120 Hz entrega ótima qualidade de imagem
  • Snapdragon 888 é um dos mais potentes do mundo e tem suporte ao 5G
  • 12 GB de RAM para evitar problemas de travamento
  • Conjunto triplo de câmeras que filma em 4K
  • Possui câmera frontal embaixo da tela
  • Tem suporte à S Pen
  • Usabilidade para a tela dobrável foi melhorada
  • Bateria tem carregamento sem fio
  • Já chega com Android 11 de fábrica

Celular dobrável: o que vem por aí

Muitos acharam que os celulares dobráveis seriam apenas um “delírio passageiro” das fabricantes, mas ao que tudo indica é um mercado que receberá vários aparelhos nos próximos anos. Para saber mais do celular do futuro, leia nossa reportagem especial!

A Xiaomi, uma das principais fabricantes do mercado, pode estar investindo no sucessor do Mi Mix Fold, que será o Mi Mix Fold 2. Rumores indicam que o aparelho terá uma tela de 6,52 polegadas quando fechado, aumentando para 8 polegadas quando aberta. Ainda não se sabe se ele será um celular que dobra no meio.

Celular Mi Mix Fold aberto com tela ligada em fundo cinza
Mi Mix Fold pode ganhar sucessor em breve (Foto: Shutterstock)

Outras duas fabricantes chinesas também estariam trabalhando em celulares dobráveis de acordo com rumores, sendo elas a Vivo e a Honor, que também terá um aparelho com tela de 8 polegadas.

No entanto, o rumor que mais anima os entusiastas é de que o Google está produzindo um celular dobrável para a linha Pixel. Até o momento, são poucas informações sobre o novo smartphone da empresa, mas alguns vazamentos mostram que ele pode ter uma tela de 7,6 polegadas, quando aberta.

Está em busca de um celular novo? Veja como criar um Alerta de Preços e receba notificações quando ele alcançar o valor que deseja pagar: