Celular travando: o que pode estar acontecendo com seu smartphone e como resolver?

Veja quais são os principais motivos que ocasionam travamentos nos celulares, além de algumas dicas para evitar esses problemas.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma travada aqui ou ali é normal em qualquer celular (até mesmo nos iPhones), mas se o seu aparelho está com problemas constantes de desempenho, então você está com um problemão em mãos! Existem vários motivos para que o celular esteja travando constantemente, desde coisas básicas que podem ser resolvidas em minutos, até problemas técnicos que precisam de assistência especializada.

O Zoom preparou uma publicação para te mostrar quais são os principais motivos que fazem um celular travar, e também demos várias dicas do que fazer para que eles voltem ao seu desempenho normal.

Leia também: Celular esquentando muito? Saiba o que pode estar provocando o problema

Todo celular pode travar às vezes, mas, quando acontece com frequência, isso pode ser um problema (Foto: Shutterstock)
Todo celular pode travar às vezes, mas, quando acontece com frequência, isso pode ser um problema (Foto: Shutterstock)

Motivos para o celular estar travando

Entenda o que pode fazer seu celular travar (Foto: Shutterstock)
Entenda o que pode fazer seu celular travar (Foto: Shutterstock)

Problemas técnicos ou ficha técnica simples

Os motivos para um celular travar podem ser vários, desde o mau uso dos usuários, até problemas técnicos do aparelho. É importante ressaltar que a ficha técnica do celular também ajuda muito neste processo, então se você tem um celular simples e está tentando rodar aplicativos pesados, o aparelho naturalmente vai travar.

Superlotação de arquivos

Algo que acontece frequentemente é a superlotação de aplicativos no celular. Sabe quando você baixa um aplicativo, usa duas vezes e depois nunca mais nem abre ele? Muitas pessoas acabam esquecendo de deletá-lo e, com o tempo, vários apps ociosos ficam instalados no aparelho, fazendo com que ele fique lento.

Falta de memória RAM e memória interna

Abrir muitos aplicativos de uma vez, ou ter muitos serviços rodando em segundo plano, também pode ser um problema. Isso está diretamente ligado à memória RAM do celular, então, se você tem um aparelho com pouca RAM, ele tende a apresentar travamentos com certo número de apps e aplicações abertas.

A memória interna lotada também é um problema frequente. Aquelas fotos e vídeos do grupo de WhatsApp, que vão se acumulando na memória do aparelho, podem estar fazendo com que ele apresente problemas com travamento ou lentidão. O mesmo vale para arquivos armazenados pelo próprio sistema, o cache.

Widgets e papéis de parede animados

Usar muitos widgets, papéis de parede animados ou outras customizações de aparência, também podem pesar no desempenho do seu celular, principalmente se ele tiver uma configuração “básica”.

Falta de atualização do sistema operacional

Outro problema frequente é a falta de atualização. Atualizações são feitas para adicionar recursos novos e corrigir problemas que estejam acontecendo, então, certifique-se que o celular está atualizado. Às vezes, o seu problema de travamento já foi resolvido pela desenvolvedora do sistema operacional do aparelho.

Instalação de apps de fontes desconhecidas

No Android, é possível realizar a instalação de apps de fontes desconhecidas e isso muitas vezes acaba trazendo vírus para o celular. A Play Store faz uma verificação completa no aplicativo antes de instalá-lo no seu aparelho, então, a partir do momento que você faz isso de forma “manual”, estará sem a proteção da loja.

Como resolver os travamentos

Saiba como solucionar os travamentos do seu celular (Foto: Shutterstock)
Saiba como solucionar os travamentos do seu celular (Foto: Shutterstock)

Desinstale aplicativos que não usa mais

Faça uma limpeza de aplicativos no seu aparelho e desinstale todos aqueles que não está usando - podem ter vários que você nem sequer lembrava que estavam instalados. O iPhone tem uma opção nas configurações que mostram os apps não usados e dá a possibilidade de desinstalação deles.

Limpe a memória interna e cache

Também é bom fazer uma limpeza na memória interna do aparelho, deletando todos aqueles arquivos que não são importantes. Fotos, vídeos, áudios que foram mandados no grupo da família e você não precisa mais, podem estar colaborando para o travamento do aparelho. O Google Files é um aplicativo que te ajuda nessa limpeza e até te ajuda a fazer backup de algumas coisas na nuvem.

Limpar o cache também é importante. Esses são arquivos temporários armazenado por sites e aplicativos e que, com o tempo, vão sendo acumulados no aparelho. No Android, é possível fazer essa limpeza para cada aplicativo, enquanto nos iPhones o próprio sistema já realiza a limpeza de tempos em tempos.

Desative aplicativos que estejam rodando em segundo plano

Com o tempo, podem ter aplicativos ou funções que estão rodando em segundo plano e você nem sequer precisa delas. Nas configurações de cada aplicativo é possível forçar sua parada e definir se ele irá rodar em segundo plano ou não, então se for algo que você não esteja usando, é de grande ajuda ao celular desativá-lo.

Faça atualizações no sistema

Como citamos no tópico anterior, as atualizações do sistema operacional são importantes, pois corrige vários problemas que estão acontecendo na versão atual do SO. Certifique-se que o sistema está atualizado e, caso não esteja, coloque-o para atualizar. Isso pode resolver muitos dos problemas de desempenho do celular.

Restaurar para configurações de fábrica

Se após tudo isso o seu celular ainda está com travamentos, a opção ideal é restaurá-lo para as configurações de fábrica. Essa função deixa o aparelho totalmente zerado de aplicativos e arquivos e pode eliminar os problemas de travamento. Certifique-se de fazer o backup de todos os seus arquivos antes disso, pois tudo será deletado.

Se nenhuma das nossas dicas resolveu os travamentos do seu aparelho, pode ser que o seu celular já não tenha potência suficiente para rodar os aplicativos que você deseja, ou mesmo ele está com algum problema no hardware. Neste caso o recomendado é que ele seja levado em uma assistência técnica.