Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como Bloquear E Desbloquear Alguém No Instagram?

Saiba como bloquear e desbloquear usuários do Instagram!

como bloquear e desbloquear alguém no instagram
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Criadas inicialmente com o propósito de facilitar o contato entre amigos e familiares, as redes sociais ultrapassaram esse objetivo há muito tempo e já se tornaram o principal meio de comunicação entre as pessoas.

Hoje em dia, essas plataformas movimentam bilhões em todos os anos, funcionando como importante meio de divulgação para marcas e profissionais. Mas, embora as redes venham adquirindo diversas funcionalidades, a ideia de manter contato com outras pessoas permanece. O problema é que, algumas vezes, queremos evitar contato com certas pessoas, não é? É para isso que a função de bloqueio serve.

O Instagram, uma das redes mais acessadas em todo o mundo, conta com esse recurso. Mas você sabe exatamente como bloquear alguém no Instagram? E como desbloquear? Neste tutorial, você vai aprender tudo isso e muito mais!

Como Bloquear Alguém No Instagram

Bloquear alguém no Instagram nem sempre é uma decisão fácil. Muitas pessoas só chegam a cogitar essa possibilidade quando ficam extremamente incomodadas com as ações de terceiros. Além disso, infelizmente alguns usuários são pessoas tóxicas, que acabam estragando a experiência do aplicativo.

Esses são os famigerados "trolls" ou "haters", pessoas que têm a internet como um ambiente exclusivo para fazer comentários agressivos e humilhantes. Quando se deparam com esse tipo de usuário, muitas pessoas acabam buscando o recurso de bloquear no Instagram. Para isso, é só seguir os passos abaixo:

1. Navegue até o perfil da pessoa que será bloqueada:

Como bloquear o instagram, passo 1

2. Vá até o ícone de três pontos para abrir o menu de opções. No Android, esses pontos serão verticais. Já no iOS (iPhone ou iPad), os pontos estarão na horizontal:

Como bloquear o instagram, passo 2

3. Selecione a opção "Bloquear" para que a pessoa não consiga mais interagir com você:

Como bloquear o instagram, passo 3

Como Desbloquear Alguém No Instagram

Se arrependeu de ter bloqueado alguém no Instagram? Resolveu o problema com a pessoa ou, simplesmente, resolveu dar uma segunda chance? Então, pode ficar tranquilo, pois o recurso de bloqueio não é permanente e pode ser revertido de maneira fácil e rápida. É só seguir os passos abaixo:

1. Abra o seu aplicativo do Instagram e clique no ícone de busca no menu inferior:

Como desbloquear o instagram, passo 1

2. Encontre o perfil da pessoa que você quer desbloquear e entre nele. Vale ressaltar que você ainda consegue visualizar o usuário, apenas fica impossibilitado de ver seu feed e stories:

Como desbloquear o instagram, passo 2

3. Onde geralmente estaria o botão de "Seguir", em destaque e na cor azul, agora está escrito "Desbloquear". É só clicar nele:

Como desbloquear o instagram, passo 3

4. Na nova janela que apareceu, é só confirmar a ação de desbloqueio clicando em "Sim, tenho certeza":

Como desbloquear o instagram, passo 4

5. Quando você bloqueia alguém, essa pessoa automaticamente para de seguir o seu perfil. Se você também a seguia, esse processo é interrompido. Para voltar a segui-la, é só clicar em "Seguir":

Como desbloquear o instagram, passo 5

O Que Acontece Quando Você Bloquear Alguém No Instagram

Agora que você já sabe como bloquear alguém no Instagram (e reverter o processo), é hora de saber o que acontece quando alguém é bloqueado. Como a ideia do processo é cortar uma relação que, possivelmente, está gerando algum tipo de incômodo, a plataforma conta com algumas soluções para não fazer com que a ação gere ainda mais problemas.

Primeiramente, é bom entender que essa pessoa nunca receberá uma notificação ou mensagem do Instagram avisando que foi bloqueada por você (e isso já traz alguma segurança). Além disso, o seu perfil é removido da lista de "seguindo" da pessoa que você bloquear.

O bloqueado também não consegue encontrar o seu perfil na aba de Pesquisa. Além disso, é claro, ele não visualiza o seu feed e, consequentemente, não consegue comentar ou curtir as suas fotos.

Entretanto, mesmo que tudo isso aconteça, ainda existem alguns meios que fazem com que a pessoa descubra que foi bloqueada por você. O principal deles é não encontrar o seu perfil na própria lista de "seguindo". Mesmo que ela não consiga encontrar você pela pesquisa, ainda assim é possível chegar ao seu perfil por um link direto, como em uma pesquisa no Google.

Por isso, quando a pessoa bloqueada conseguir chegar até o seu perfil, ela verá que o botão "Seguir" está disponível novamente, o que significa que ela parou de seguir você contra a própria vontade. Dessa forma, poderá supor que foi bloqueada.

Além disso, onde antes haviam várias fotos, há agora uma mensagem de "Ainda não há fotos ou vídeos!", mesmo que o contador de publicações não seja "0", como mostra a imagem abaixo:

Como bloquear o instagram

Assim, é possível que alguma estranheza no próprio perfil indicado pelo link que anteriormente tinha fotos e vídeos surja na pessoa bloqueada. Se ela for insistente, poderá verificar que, quando clicar em "Seguir", imediatamente após o botão passará para "Seguindo" e, depois, voltará para a opção "Seguir" anterior.

Isso significa, então, que mesmo que a pessoa queira voltar a seguir o seu perfil, alguma coisa estará impedindo essa ação. Isso deixa claro que você bloqueou o usuário. Entretanto, a não ser que a pessoa que você bloqueou seja um "stalker", provavelmente ela suporá que você simplesmente deletou a conta, quando não conseguir encontrar o seu perfil na aba de pesquisa.

O recurso de bloqueio do Instagram é muito útil, principalmente quando temos de lidar com usuários que não respeitam as regras da comunidade ou, simplesmente, as regras de boa convivência.

Agora que você já sabe como bloquear alguém no Instagram, que tal conferir o aplicativo dessa famosa rede para Android e iOS? Aproveite também e baixe o aplicativo do Zoom nas versões Android e iOS para comparar os preços na melhor plataforma de apoio a compras do Brasil!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone