Como colocar senha no WhatsApp

Colocar senha no WhatsApp ajuda a proteger suas conversas e dá mais segurança

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A passo a passo de como colocar senha no WhatsApp é simples e ainda ajuda a proteger o mensageiro. O aplicativo conta com uma função chamada "Confirmação em Duas Etapas", que permite adicionar um PIN de seis dígitos à sua conta. Assim, cada vez que alguém tentar registrar seu perfil em um novo aparelho, além do código de verificação enviado por SMS, será preciso incluir essa senha.

No entanto, se você quer saber como colocar senha no WhatsApp para impedir que alguém pegue seu celular, abra o aplicativo e veja duas conversas, é preciso instalar um aplicativo extra. Nesse caso, ainda não há uma função nativa do próprio mensageiro. Para acabar com as suas dúvidas, separamos todas as dicas de como colocar senha no WhatsApp.

Se você está pensando em trocar de celular, vale dar uma olhada nas nossas listas com os melhores smartphones de 2021 e os modelos com bom custo-benefício. Para quem quer economizar, a dica é conhecer os melhores intermediários. Como o WhatsApp é um aplicativo leve, vai rodar com facilidade em todos esses modelos. Aproveite para conhecer também os celulares mais vendidos do Zoom.

Como colocar senha no WhatsApp: veja todas as dicas para proteger o mensageiro (Foto: Shutterstock)
Como colocar senha no WhatsApp: veja todas as dicas para proteger o mensageiro (Foto: Shutterstock)

Como colocar senha no WhatsApp

Como já adiantamos, o WhatsApp oferece um recurso de confirmação em duas etapas, que permite adicionar uma senha ao aplicativo para ter uma camada de segurança extra. No entanto, essa senha só é pedida quando alguém tenta registrar sua conta em um novo aparelho, o que pode evitar golpes de clonagem de WhatsApp.

Como o WhatsApp só permite acessar a sua conta em um único celular, sempre que alguém tenta registrar o número em outro aparelho, o mensageiro envia um SMS para confirmar a ação. Com a confirmação em duas etapas, além do SMS, será preciso digitar essa senha também.

Vale ressaltar que, periodicamente, o app vai pedir para inserir o PIN para evitar que você esqueça essa senha. Se por algum motivo, você quiser desativar o recurso, basta fazer o processo contrário. A seguir, veja como colocar senha no WhatsApp em smartphones Android e iPhone (iOS).

Como colocar senha no WhatsApp para Android

O processo de como colocar senha no WhatsApp deve ser feito pelas configurações do app. Para isso, acesse o menu, no canto superior direito, e toque em "Configurações". Depois, vá em "Conta" e selecione "Confirmação em duas etapas".

Como colocar senha no WhatsApp: acesse recurso de confirmação em duas etapas (Foto: Arte/Zoom)
Como colocar senha no WhatsApp: acesse recurso de confirmação em duas etapas (Foto: Arte/Zoom)

Na tela seguinte, toque em "Ativar" e digite sua senha de seis dígitos. Depois, o WhatsApp vai pedir para digitar novamente o número e um e-mail para redefinir o PIN, caso seja necessário. Avance nessas etapas e o aplicativo vai mostrar uma mensagem dizendo que o recurso foi ativado.

Por segurança, o app não permite capturas de tela. Então, não teremos prints para ilustrar essa etapa, mas o caminho é bastante intuitivo.

Como colocar senha no WhatsApp para iPhone

O passo a passo de como colocar senha no WhatsApp para iPhone é bem parecido. Abra o aplicativo e acesse os "Ajustes". Toque em "Conta" e, depois, em "Confirmação em Duas Etapas". Selecione "Ativar" para continuar com o processo.

Como colocar senha no WhatsApp: ative a confirmação em duas etapas para iPhone (Foto: Arte/Zoom)
Como colocar senha no WhatsApp: ative a confirmação em duas etapas para iPhone (Foto: Arte/Zoom)

Depois, defina o PIN e o e-mail de confirmação. Por fim, salve as informações.

Como colocar senha no WhatsApp: coloque a senha e o e-mail no iPhone (Foto: Arte/Zoom)
Como colocar senha no WhatsApp: coloque a senha e o e-mail no iPhone (Foto: Arte/Zoom)

Veja mais dicas sobre o WhatsApp:

Como colocar senha no WhatsApp com apps extras

Aplicativos permite colocar senha no WhatsApp

Se o seu objetivo é colocar senha no WhatsApp para que ninguém consiga acessar suas conversas, caso mexam no seu celular, o recurso acima não vai funcionar. Por isso, você vai precisar baixar um aplicativo extra. Na Google Play Store e na App Store, existem diversas ferramentas com essa finalidade. Algumas das mais populares são:

Nesse caso, após fazer o download do aplicativo que preferir, abra a ferramenta e siga as orientações de instalação de como colocar senha no WhatsApp. A dica pode ser útil para quem precisa emprestar o smartphone para outras pessoas. Dessa forma, você evita que espionem suas conversas, pois cada vez que abrir o mensageiro, vai precisar digitar essa senha.

Como ativar o bloqueio por impressão digital no WhatsApp

Recurso dispensa ter que colocar senha no WhatsApp

Já dissemos que não existe uma forma nativa de como colocar senha no WhatsApp para impedir que veja suas conversas ao abrir o aplicativo. No entanto, o mensageiro permite ativar o bloqueio por impressão digital. Como esse é um recurso que está presente na maioria dos smartphones atualmente, pode ser uma solução interessante de segurança, sem precisar da senha.

Dessa forma, sempre que você (ou qualquer outra pessoa) abrir o WhatsApp, terá que confirmar o acesso com a impressão digital. Assim, só o dono do smartphone poderá acessar as conversas. Para fazer esse procedimento, abra as configurações do WhatsApp e toque em "Conta". Depois, vá em "Privacidade" e selecione "Bloqueio por impressão digital", no fim da tela.

Então, é só ativar o recurso. Por fim, defina se deseja mostrar o conteúdo das mensagens nas notificações e quanto tempo depois de encerrar o app ele será bloqueado. Para maior segurança, selecione "Imediatamente".

Melhores ofertas de celulares

Se você gosta de acessar o WhatsApp e outras redes sociais, mas está precisando de um aparelho novo, recomendamos dar uma olhada na nossa lista com melhores intermediários. Para quem quer economizar, a dica é conhecer os modelos por até R$ 1.200. Todos eles vão rodar o mensageiro e outras redes com bom desempenho.

No entanto, se você não tem limite de preço, vale conferir os melhores tops de linha de 2021. Aproveite para conhecer também os celulares por faixa de preço.

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!