Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como criar pastas no Gmail

Deixe a sua caixa de entrada do Gmail mais limpa e organiza criando pastas e filtros.

como criar pastas no gmail
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você é uma pessoa organizada, com certeza gosta de deixar a sua caixa de entrada do Gmail limpa, não é mesmo?

O serviço do Google uma função chamada "Marcadores", que funcionam como as pastas do Windows, nas quais você pode arquivar e-mails por categorias ou assuntos específicos.

Por exemplo, você pode criar uma pasta (marcador) chamada "Trabalho" e encaminhar para ela apenas e-mails referentes ao seu trabalho. O mesmo pode ser feito para notificações de redes sociais, e-mails da faculdade e assim por diante.

Curtiu a ideia? Então, siga o passo a passo abaixo para saber como criar essas pastas no Gmail e deixar a sua caixa de entrada limpa e organizada.

Leia também: Como colocar assinatura no Gmail

Passo 1. Acesse o seu Gmail pelo navegador e, na coluna da lateral esquerda, clique na opção "Mais" para estender as opções.

Como criar pastas no Gmail passos

Passo 2. Encontre a opção "Categoria" e toque sobre ela. Role até o final e, em seguida, clique em "Criar um novo marcador".

Como criar pastas no Gmail passo a passo

Passo 3. Agora, basta dar um nome para o novo marcador (pasta) e tocar em "Criar" para finalizar.

Como criar pastas no Gmail terceiro passo

Se quiser, você pode configurá-lo como uma subpasta, marcando a opção "Aninhar marcador em", e daí escolher qual será o marcador pai.

Por exemplo, você pode ter a pasta "Trabalho" e uma subpasta chamada "Relatórios".

Automatizando a tarefa com os filtros

Quer que seus e-mails caiam diretamente nas pastas específicas? Existe uma forma de automatizar essa tarefa no próprio Gmail! Ele possui uma função chamada "Filtros", que podemos usar em nosso favor. Veja como:

Passo 1. Clique na setinha para baixo que fica do lado da barra de pesquisa de e-mails, conforme mostra a imagem abaixo.

Como criar pastas no Gmail quarto passo

Passo 2. Um quadro com campos para preenchimento vai surgir. Nele, você pode definir critérios para pesquisar e-mails, tais como remetente, assunto, palavras-chave, tamanho, data, entre outros. Em nosso caso, vamos colocar apenas um remetente específico e clicar em "Criar filtro".

Como criar pastas no Gmail quinto passo

Passo 3. Para definir o que o Gmail fará com os e-mails do remetente que nós escolhemos, vamos marcar a opção "Aplicar o marcador" e escolher o marcador que acabamos de criar (Zoom).

Se você quiser aplicar o filtro para todos os e-mails desse remetente, marque também a opção "Também aplicar filtro a X conversas correspondentes". Agora é só clicar em "Criar filtro" para finalizar.

Como criar pastas no Gmail sexto passo

Pronto! Desta forma, todos os e-mails daquele remetente vão ser automaticamente arquivados na pasta que você desejar, facilitando ainda mais a organização.


Leia também: Como mudar a senha do Gmail

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone