Mão segurando celular exibindo símbolo de Wi-Fi

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular já conectado

Como descobrir a senha do Wi-Fi que estou conectado? Neste artigo, te dicas fáceis para celulares Android e iOS

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Toda vez que recebemos alguém em casa, a primeira pergunta que escutamos é: "Qual é a senha do Wi-Fi?". Muitas pessoas acabam esquecendo dela e precisam correr atrás para lembrar. E aí vem a dúvida: "Como descobrir a senha do Wi-Fi?". Se você já vivenciou essa situação em sua casa ou simplesmente quer aprender a encontrar a senha facilmente pelo celular já conectado, esse artigo vai te ajudar.

Existem duas formas bem simples de descobrir senha de Wi-Fi pelo celular. A primeira é acessar as configurações do roteador, o que pode ser feito rapidamente pelo smartphone Android ou iOS. Além disso, os smartphones com Android 10 ou superior oferecem outra possibilidade. Mas lembre-se que estes métodos só ajudam a saber como ver a senha do Wi-Fi no celular já conectado na rede.

 Pessoa segura smartphone em cima da mesa para conectar o Wi-Fi no celular
Como descobrir a senha do Wi-Fi que estou conectado? Veja dicas para Android e iPhone (Foto: Shutterstock)

Leia o artigo e aprenda como descobrir senha do Wi-Fi com a gente. Vale dizer também que, neste texto, vamos trazer boas opções de celulares com os dois sistemas operacionais para você. Além disso, temos algumas listas para o caso de você precisar mudar de smartphone.

Se o seu computador está conectado a alguma rede Wi-Fi e você deseja saber senha dela, vale conferir também o tutorial de como descobrir a senha do Wi-Fi pelo PC.

Descobrir senha do Wi-Fi no Android e no iOS

Quem está procurando saber como descobrir a senha do Wi-Fi deve primeiro encontrar o IP do seu roteador. Para isso, existem duas formas: você pode ver na etiqueta que fica embaixo do seu roteador ou acessar as configurações do seu celular. Essa etapa é um pouco diferente no Android e no iPhone.

No Android, você vai abrir "Configurar > Rede e internet > Wi-Fi" e selecionar a rede em que está conectado. Depois, é só clicar em "Avançado" e copiar o endereço de IP.

 Tela mostra como ver a senha do Wi-Fi no celular no dispositivo Android
Para descobrir senha de Wi-Fi, primeiro, é preciso saber o endereço IP (Foto: Reprodução)

Já no iPhone, você deve entrar em "Ajustes > Wi-Fi" e escolher a rede em que está conectado. Então, você só precisa copiar o endereço IP.

A partir de agora, o processo é o mesmo, tanto para Android quanto para iOS. Você deve abrir o seu navegador, colar o endereço de IP e acessar. Você vai seguir para a página de configuração do roteador.

Em alguns modelos, vai ser necessário saber o nome de usuário e senha do roteador, que podem ser encontrados na etiqueta colada embaixo do dispositivo. Caso não encontre você pode tentar o usuário "admin" e as senhas "admin", "password" ou "1234". Em alguns casos ainda, a senha pode ficar em branco.

Já a página de configurações do roteador, é diferente para cada fabricante, no caso de alguns roteadores Multilaser, logo na página inicial você já vai ter acesso a senha, em: "Criptografia sem fio > Senha sem fio".

Em modelos da TP-Link você deve entrar em "Wireless > Wireless Settings" que já vai conseguir ver a senha. Nos demais modelos, de outras marcas, o processo é bem parecido. Você deve sempre procurar por "Wireless > Rede Local ou Rede Primária".

Tela mostra senha do Wi-Fi no celular conectado
Como descobrir senha do Wi-Fi? É preciso acessar a página do roteador (Foto: Reprodução)

Como descobrir a senha do Wi-Fi em celular com Android 10 ou superior

Existe ainda uma outra opção, ainda mais fácil de como descobrir a senha do Wi-Fi, sem uso de aplicativos ou de navegadores. No entanto, essa opção só vai te ajudar a saber como ver a senha do Wi-Fi no celular a partir do Android 10.

Duas telas mostram como ver a senha do Wi-Fi no celular a partir do Android 10
Celular com Android 10 ou superior tem outro recurso para descobrir senha de Wi-Fi conectado (Foto: Reprodução)

Você vai precisar se certificar que o Wi-Fi está conectado e depois entrar em "Configurar > Rede e Internet > Wi-Fi". Em seguida, deve selecionar a rede Wi-Fi que quer descobrir a senha e clicar em compartilhar. Você pode escolher a rede que está usando na hora ou ainda selecionar redes salvas que já usou no passado.

Na próxima tela, você vai ver um QR Code e a senha do Wi-Fi logo abaixo. Com este QR Code você pode compartilhar a sua rede, sem precisar contar a senha para ninguém. Viu como descobrir a senha do Wi-Fi é simples?

Senha do Wi-Fi: como compartilhar no iPhone

Agora que você já sabe como ver a senha do Wi-Fi no celular, já pode compartilhar o código com amigos e com a família. Se você tem algum dispositivo Apple, como iPhone ou o iPad, é possível compartilhar a senha do Wi-Fi que está conectado com quem também precisa acessar a rede.

O passo a passo é muito simples. Para iniciar, os dois dispositivos precisam estar atualizados com a versão mais recente do iOS ou iPadOS. Depois, com ambos aparelhos com Wi-Fi e Bluetooth ativados, faça o seu login no iCloud com seu ID Apple. Tenha salvo o ID Apple da outra pessoa e certifique-se de que ela tenha o seu contato salvo no celular dela.

Agora, próximo à pessoa que quer a senha do Wi-Fi, siga essas rápidas etapas:

Passo 1: Conecte o seu iPhone na rede que quer compartilhar a senha do Wi-Fi;

Passo 2: Selecione a rede Wi-Fi no dispositivo da outra pessoa, que quer conectar;

Passo 3: No seu iPhone, clique em "Compartilhar senha" e confirme a ação. Pronto, a senha será dividida com o novo dispositivo, que poderá utilizar a rede Wi-Fi.

Descobrir senha de Wi-Fi de terceiros

Além de procurar como ver a senha do Wi-Fi no celular, muitos usuários também buscam ajuda para descobrir senha de Wi-Fi do vizinho ou de alguma rede privada para usar quando está fora de casa, por exemplo. Inclusive, existem vários aplicativos que prometem ajudar nessa tarefa. No entanto, nós não recomendamos que você faça download deles, visto que nem sempre são ferramentas seguras.

Além disso, não é legal invadir e usar a rede Wi-Fi alheia sem permissão. Nesse caso, você pode acabar cometendo um crime de internet pela Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737/2012). Em situações como essas, a melhor dica é conversar com o dono da rede para ver se ele te fala a senha.

Se você estiver afim de trocar de celular, aproveite para conhecer também os melhores smartphones de 2021 e os melhores modelos intermediários do ano. Abaixo, confira algumas ofertas de aparelhos Android e iOS que são boas opções de compra:

Está em busca de um celular novo? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele chegar no valor que deseja pagar. Veja como abaixo!