Como fazer currículo pelo celular

Aplicativos grátis ajudam a fazer currículo pelo celular em diferentes formatos. Depois de pronto, você pode salvar em PDF ou imprimir.

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Existem diferentes formas de fazer currículo pelo celular, de acordo com o formato que você deseja. Quem prefere um visual mais tradicional tem diversos aplicativos gratuitos à disposição. Já quem gosta de algo mais personalizado pode apostar em ferramentas de design, como o Canva, que é grátis. Depois de pronto, você pode salvar o currículo em PDF para enviá-lo ao recrutador por e-mail ou até mesmo imprimir o documento direto do seu smartphone.

Se você tem dúvidas de como fazer currículo pelo celular, preparamos um tutorial com todas as informações que você precisa saber. Os aplicativos sugeridos devem funcionar bem na maioria dos celulares, mas se você estiver procurando um aparelho novo, vale dar uma olhada na nossa lista de melhores smartphones para comprar em 2021 e também nos modelos que foram destaque em 2020, já que muitos tentem a ficar mais baratos.

Apps grátis ajudam a fazer currículo pelo celular (Foto: Shutterstock)
Apps grátis ajudam a fazer currículo pelo celular (Foto: Shutterstock)

Como fazer currículo pelo celular com o app Curriculum Vitae

Existem diversos aplicativos de currículo para baixar no smartphone de graça. Essa é uma alternativa mais interessante do que usar o app do Word, por exemplo, já que é mais difícil definir a formatação pelo celular.

Um dos melhores aplicativos para essa tarefa é o Curriculum Vitae, que está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iPhone (iOS). Depois de finalizar a criação do currículo, você pode salvar o arquivo em PDF ou imprimir diretamente do smartphone.

Após fazer o download no seu celular, abra o app. Na tela inicial, toque em "Começar a escrever". Então, defina qual modelo de currículo você quer usar e vá em "Selecionar este layout". Depois, é só clicar em cada um dos campos disponíveis e ir preenchendo com as suas informações. Por exemplo, em "Seu nome", você deve preencher com seu nome completo e sua profissão. O app permite adicionar todas as informações relevantes da sua vida profissional, como formação e experiência.

Escolha e edite um modelo de currículo no app Curriculum Vitae (Foto: Arte/Zoom)
Escolha e edite um modelo de currículo no app Curriculum Vitae (Foto: Arte/Zoom)

Para ver como seu currículo está ficando, basta tocar no ícone de olho. Já nos três pontinhos, no canto superior direito, você tem acesso a algumas opções de formatação, como mudança de cores e fontes. Além disso, pode salvar o currículo em PDF ou imprimir direto pelo celular. No primeiro caso, basta definir o nome do arquivo e a página de destino. No segundo, é preciso configurar previamente os ajustes da sua impressora.

Ação para salvar e imprimir currículo no app (Foto: Arte/Zoom)
Ação para salvar e imprimir currículo no app (Foto: Arte/Zoom)

Como fazer currículo pelo celular com o Canva

Para quem prefere fazer um currículo pelo celular mais personalizado, a dica é utilizar o Canva, uma plataforma de design gráfico bem completa, que oferece funções gratuitas. O serviço funciona tanto na versão web como no smartphone, e permite criar artes elaboradas, com aparência profissional, de forma fácil. Como oferece modelos prontos editáveis, o usuário consegue customizar a arte sem grandes dificuldades.

Para fazer um currículo pelo celular com o Canva, basta fazer o download do app e criar um login. Ele está disponível para Android e iPhone (iOS).

Então, você vai digitar "Currículo" na barra de pesquisa e tocar naquele que fizer mais sentido para o seu objetivo. O aplicativo vai mostrar diversas opções, basta selecionar o que você preferir. Observe que alguns modelos não estão inclusos na versão gratuita. Depois de escolher, toque em "Editar".

Pesquise pelos modelos de currículo disponíveis no Canva (Foto: Arte/Zoom)
Pesquise pelos modelos de currículo disponíveis no Canva (Foto: Arte/Zoom)

A interface do Canva é bem intuitiva, basta ir tocando nos blocos de texto e fazendo as alterações que desejar. Além de mudar o texto com seus dados pessoais, você pode trocar a cor, a fonte, mudar o alinhamento e mexer em outras configurações.

Edite seu currículo no Canva (Foto: Arte/Zoom)
Edite seu currículo no Canva (Foto: Arte/Zoom)

Quando terminar, basta tocar no botão de publicação, no canto superior direito e definir como você deseja salvar ou se prefere mandar o arquivo direto para impressão. Embora seja uma plataforma muito interessante para a criação de artes gráficas, vale o lembrete: currículo é um documento profissional, então, é melhor não exagerar muito no visual e nas cores.

Ação para salvar ou imprimir currículo no Canva (Foto: Arte/Zoom)
Ação para salvar ou imprimir currículo no Canva (Foto: Arte/Zoom)

Como fazer currículo pelo celular em PDF

Como já mostramos, os dois aplicativos oferecem a possibilidade de fazer currículo pelo celular em PDF, basta você definir dessa forma na hora de salvar. Vale lembrar que essa é a melhor maneira de enviar um currículo por e-mail. Assim, você não corre o risco de que a outra pessoa tenha problemas para abrir o arquivo.

Como imprimir currículo pelo celular

Se você fez o currículo pelo celular e quer imprimir direto a partir do dispositivo, saiba que o procedimento é bem simples. Ambos os app têm esse recurso, mas para usá-lo, você precisa fazer os ajustes na sua impressora previamente. Normalmente, é preciso baixar o aplicativo da fabricante, mas você pode ver todos os detalhes neste tutorial.

Se você ainda não tem uma impressora, vale dar uma olhada nas nossas seleções com as melhores multifuncionais e os modelos com tanque de tinta.

Leia também:

Confira o canal do Zoom no YouTube e veja mais dicas sobre celulares: