Como mudar DNS do celular para ter Internet mais rápida

Veja, neste tutorial, o passo a passo de como usar o DNS público do Google no seu smartphone.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Sua Internet via Wi-Fi está muito lenta em tempos de quarentena? Mudar o DNS padrão da sua rede para o DNS público do Google pode ser uma forma simples e rápida de melhorar a velocidade da conexão.

A seguir, entenda o que são esses servidores e veja um tutorial completo com o passo a passo de como mudar o DNS do celular para ter uma Internet mais rápida via Wi-Fi.

Leia também: Melhor roteador Wi-Fi em 2020: veja 8 modelos para comprar

O que é DNS e por que alterá-lo?

Cada site na web tem um endereço próprio, em números, que é camuflado pelo domínio. Ou seja, o site www.zoom.com.br, na verdade, tem um endereço IP próprio, mas como ficaria muito difícil da lembrarmos esses números sempre que precisássemos acessá-lo, foram criados os domínios para facilitar a memorização de cada site.

Os servidores DNS são os responsáveis pela "tradução" desse domínio. Ou seja, são eles que pegam o nome do site, acham seu endereço IP e, então, entregam a resposta para o usuário.

Muitas vezes os sites estão lentos para abrir porque o servidor DNS está com dificuldades para fazer essa tradução de forma rápida. Então, uma solução é alterá-lo.

O servidor DNS que vamos usar neste tutorial será o do Google, que é um dos mais rápidos do mundo para fazer a “tradução”. É importante ressaltar que, no celular, essa alteração deve ser feita para cada rede específica que você estiver usando.

Como mudar o DNS no Android

Passo 1. Acesse as configurações do Wi-Fi do seu celular pressionando o ícone de rede (em azul) que aparece quando você abre a barra de ferramentas.

As configurações devem ser feitas na rede que você usar usar. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 2. Escolha a rede que quer mudar o endereço DNS, entre em suas configurações e, na opção “Configurações de IP”, que provavelmente estará marcada como DHCP, selecione “Estático”.

Defina seu IP para “estático”, então os campos de DNS vão aparecer. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Ao fazer os passos anteriores, os campos para alterar o DNS aparecerão. Agora, basta que você altere os dois campos de DNS para o endereço do Google, que serão “8.8.8.8” e “8.8.4.4”, respectivamente. Após fazer isso, é só clicar em salvar e pronto, seu smartphone estará configurado.

Após colocar o DNS dos servidores do Google, basta salvar as configurações. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Como mudar o DNS no iPhone (iOS)

Passo 1. Entre nas suas configurações de Wi-Fi e selecione o ponto de interrogação que fica ao lado da rede que quer fazer a configuração. Isso te levará para as configurações desta rede em específico.

Passo 2. Vá até à opção “Configurar DNS”, que estará marcada como automático, e selecione “Manual”.

Clicando no ponto de interrogação da rede, você terá acesso às suas configurações. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Aperte o botão de “-” para remover os servidores de DNS que estão sendo utilizados no momento. Depois, toque no botão “Adicionar Servidor” e adicione os dois servidores do Google, “8.8.8.8” e “8.8.4.4”.

No iOS, basta excluir os endereços atuais e adicionar novos. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

É importante deixar claro que a alteração o servidor do Google não vai prejudicar a sua conexão de alguma forma. Porém, nem sempre o problema de lentidão dos sites é ocasionado pelo DNS. Caso alterar o servidor não funcione, recomendamos que você entre em contato com a sua provedora para novas orientações.

Leia também: