Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Aprenda como remover vírus do celular

Chega de sofrer com um sistema lento e aplicativos travados. Aprenda como limpar vírus do celular!

como remover vírus do celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Você sempre toma muito cuidado para não baixar vírus no seu computador, não é? Porém, como agora todo mundo já tem um smartphone, os vírus também passaram a ser utilizados para infectar esses dispositivos. Mesmo assim, pouca gente realmente sabe como remover vírus do celular.

Fazer esse processo é importante para que você possa usar o aparelho normalmente e de forma segura, mas se você acha que isso pode ser complicado, não se preocupe! Vamos te mostrar como limpar vírus do celular com tranquilidade. Veja só!

Passo a passo de como remover vírus do celular Android

Existem duas formas bem simples de remover ameaças — e ambas exigem um antivírus. Na primeira, você conecta o celular em seu computador e desbloqueia a tela (para que o PC possa acessá-lo). Depois, abra o antivírus do PC e faça uma varredura selecionando especificamente o dispositivo conectado.

Você também pode usar um antivírus criado especialmente para celular. No celular Android, ele pode ser baixado no Google Play — você pode baixar uma versão gratuita, já que as versões pagas são mais indicadas para empresas. Alguns exemplos são: Avast, Lookout e AVG. Siga os seguintes passos:

  • procure pelo antivírus no Google Play;
  • selecione "Instalar";
  • abra o aplicativo baixado;
  • selecione a opção de varredura (no Avast, por exemplo, é "Vírus Scanner");
  • aguarde a varredura;
  • ao ser mostrado uma mensagem com as possíveis ameaças, selecione "Remover todas" ou "Remove all".

 

Pronto! Após finalizar o processo, faça alguns testes nas funcionalidades para verificar se o problema foi resolvido.

Como remover vírus de iPhone ou Windows Phone

Os dois sistemas são mais fechados que o Android, por isso, a chance de ter um problema desse tipo é quase nula. No caso do iPhone, é dificílimo instalar programas que não venham da App Store, enquanto o Windows Phone tem um sistema muito mais restrito ao desenvolvimento de aplicativos.

A Apple busca atualizar o iOS (software do iPhone) constantemente para corrigir falhas que possam ameaçar o uso, por isso, você deve manter o seu iPhone sempre atualizado, combinado? Já no Windows Phone, se você notar um comportamento estranho do aparelho, faça um reset do sistema para que ele volte à configuração original.

De qualquer forma, independente do celular que você tenha, não deixe de buscar um antivírus na loja de apps e criar o hábito de fazer uma varredura de vez em quando!

Como descobrir se o seu celular tem vírus

Primeiramente, é preciso identificar se o problema em seu celular é realmente causado por um vírus. Para isso, é importante conhecer o inimigo. Em geral, os vírus de celular têm algum objetivo específico, como:

  • mostrar propagandas sem sua autorização;
  • causar erros em aplicativos;
  • redirecionar automaticamente para páginas na internet;
  • roubar senhas etc.

 

Para identificar a ameaça, é bom estar atento a alguns sinais. A aparição de ícones estranhos é um deles. Em geral, todo ícone está relacionado a um aplicativo — se algum deles não veio de fábrica ou não foi instalado pelo usuário, pode ser uma ameaça.

Outro sinal é o comportamento estranho. Se o celular trava e não volta ou fica executando ações por conta própria, também pode ser um vírus. Reiniciar, de vez em quando, ajuda a limpar a memória de processamento. Porém, se o problema persistir, é bom tomar ações contra vírus.

Como você pôde ver, é uma ação simples e rápida, que você pode fazer com frequência para proteger seus dados e evitar dores de cabeça! Aproveite e veja também quais são os 7 melhores antivírus para Android!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone