Aprenda como remover vírus do celular

Vírus podem causar danos ao smartphone e deixá-lo lento. Descubra como tirar vírus do celular

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sempre toma cuidado para não baixar vírus no seu computador, não é? No entanto, é preciso ter o mesmo cuidado com seu smartphone, para que ele não seja infectado. Mesmo assim, pouca gente realmente sabe como tirar vírus do celular e quais são as consequências que eles trazem para o aparelho. Por isso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre vírus no celular.

Antes de começar, você deve ter em mente que um celular pode ser infectado de diversas formas. Por exemplo, ao baixar aplicativos, ao clicar em links enviados por mensagens, ao salvar anexos de e-mails ou mensagens ou ao conectar o aparelho a outro dispositivo externo, por exemplo. As consequências também podem ser variadas, desde lentidão no aparelho até roubo de senhas. A seguir, veja como identificar e como tirar vírus do celular. Aproveite para conferir também a lista com os melhores antivírus para smartphone.

Como tirar vírus do celular: veja tudo que você precisa saber (Foto: Shutterstock)
Como tirar vírus do celular: veja tudo que você precisa saber (Foto: Shutterstock)

Como saber se o celular esta com vírus

Antes de fazer o processo de como tirar vírus do celular, aprenda a identificar o problema

Primeiramente, é preciso identificar se o problema em seu smartphone é realmente causado por um vírus. Para isso, é importante conhecer o inimigo. Em geral, os vírus de celular têm algum objetivo específico, como:

  • mostrar propagandas sem sua autorização;
  • causar erros em aplicativos;
  • redirecionar automaticamente para páginas na internet;
  • roubar senhas;
  • danificar e modificar arquivos;
  • deixar o sistema lento

Mas como saber se o celular esta com vírus? Para identificar a ameaça, é bom estar atento a alguns sinais. A aparição de ícones estranhos é um deles. Em geral, todo ícone está relacionado a um aplicativo — se algum deles não veio de fábrica ou não foi instalado pelo usuário, pode ser uma ameaça.

Outro sinal é o comportamento anormal. Se o smartphone trava e não volta ou fica executando ações por conta própria, também pode ser um vírus. Reiniciar, de vez em quando, ajuda a limpar a memória de processamento. Porém, se o problema persistir, é bom tomar algumas ações contra vírus no celular. Da mesma forma, se a bateria acaba muito rápido e, aparentemente, sem motivos, esse também pode ser um sinal de que o aparelho está infectado.

Além disso, desconfie se se vir publicidade em excesso, mensagens ou posts que você não lembra de ter compartilhado ou aplicativos pedindo seus dados. Outra dica é ficar atento à conta de celular para ver se o consumo está dentro do normal. Abaixo, veja tudo que você precisa saber sobre como tirar vírus do celular.

Como saber se o celular esta com vírus? Observe se tem algo estranho no aparelho (Foto: Shutterstock)
Como saber se o celular esta com vírus? Observe se tem algo estranho no aparelho (Foto: Shutterstock)

Como tirar vírus do celular Android

Vírus no celular Android pode ser removido com a ajuda de antivírus

Existem duas formas bem simples de remover ameaças e ambas exigem um antivírus. Na primeira, você conecta o celular em seu computador e desbloqueia a tela (para que o PC possa acessá-lo). Depois, deve abrir o antivírus do PC e fazer uma varredura selecionando especificamente o dispositivo conectado.

A outra possibilidade de como tirar vírus do celular é usando um antivírus criado especialmente para smartphones. Em um aparelho Android, você pode baixar o programa pela Google Play Store, como qualquer outro aplicativo. Recomendamos fazer o download da versão gratuita, já que as versões pagas são mais indicadas para empresas. Alguns exemplos são de bons antivírus para celular Android são: Avast, Lookout e AVG, mas você pode conhecer outras opções nessa lista.

Após baixar e instalar o aplicativo, faça os seguintes passos:

  • abra o app baixado;
  • selecione a opção de varredura (no Avast, por exemplo, é "Vírus Scanner");
  • aguarde a varredura;
  • ao ser mostrado uma mensagem com as possíveis ameaças, selecione "Remover todas" ou "Remove all".

Após finalizar o processo, faça alguns testes nas funcionalidades do celular para verificar se o problema foi resolvido.

Como tirar vírus do celular: baixe um antivírus em seu aparelho Android (Foto: Shutterstock)
Como tirar vírus do celular: baixe um antivírus em seu aparelho Android (Foto: Shutterstock)

Veja outras dicas para seu celular Android:

Como tirar vírus do celular no iPhone

iPhone pega vírus? Desvende esse mito do celular da Apple

Uma dúvida comum entre os donos de celulares da Apple é se o iPhone pega vírus. O sistema iOS é bem mais fechado do que o Android, por isso, as pessoas costumam dizer que o aparelho da Apple não pode ser infectado. Além disso, é difícil instalar programas que não venham da App Store, loja oficial.

De qualquer forma, embora tenha um sistema mais seguro, não é impossível o iPhone pegar vírus. Isso pode acontecer, por exemplo, para os usuários que fazem jailbreak ou que clicam em links desconhecidos compartilhados nas redes sociais.

Por isso, a dica para quem tem o smartphone da Apple é manter o iOS sempre atualizado, para garantir que falhas que possam ameaçar o uso sejam corrigidas. Se você notar algum comportamento estranho no iPhone, vale restaurar o dispositivo usando um backup anterior.

De qualquer forma, independente do celular que você tenha, não deixe de buscar um antivírus na loja de apps e criar o hábito de fazer uma varredura de vez em quando. Como você pode ver, a ação de como tirar vírus do celular é simples e rápida. Por isso, você pode fazer com frequência para proteger seus dados e evitar dores de cabeça.

iPhone pega vírus? Veja como tirar vírus do celular da Apple (Foto: Shutterstock)
iPhone pega vírus? Veja como tirar vírus do celular da Apple (Foto: Shutterstock)

Melhores ofertas de celulares

Se você fez o procedimento de como tirar vírus do celular, mas seu smartphone apresentou uma queda de desempenho muito grande, uma dica pode ser tentar restaurar configurações de fábrica. Não se esqueça de fazer backup para não perder seus dados. Se ainda assim, o aparelho não ficar bom, talvez seja o momento de comprar um novo telefone.

Para te ajudar a decidir, temos uma lista de celulares com bom custo-benefício. Outra dica é conhecer os melhores intermediários deste ano e os modelos por até R$ 1.200 e até R$ 1.000. Vale conferir também os aparelhos mais baratos da Samsung e da Motorola.

Leia também:

Quer economizar na compra de um celular novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!