Como tirar água do celular: veja como salvar seu aparelho

Saiba como tirar água do celular em casa, de forma fácil e eficaz, e o que não fazer nesse caso.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

É um grande pesadelo quando seu celular cai na água ou molha muito. Mas você sabia que é possível resolver esse problema - ou ao menos tentar algumas alternativas - e não danificar qualquer peça do seu smartphone? Para te ajudar nessa difícil missão, nós vamos te ensinar como tirar água do celular. Vamos te dar o passo a passo do que fazer se o seu celular cair na água e te ensinar o que você não deve fazer - que talvez seja até mais importante.

Para ficar mais tranquilo em relação a isso, na hora de trocar de smartphone, procure por aparelhos resistentes à água. Atualmente, muitos celulares contam com certificações que garantem essa resistência. E nós vamos te explicar direitinho sobre elas. Para saber tudo sobre como tirar água do celular, Dê um Zoom e confira!

Resistência à água

Conheça as proteções IP68 e IP67

Celular com proteção IP68 pode ser solução para evitar maiores problemas (Foto: Shutterstock)
Celular com proteção IP68 pode ser solução para evitar maiores problemas (Foto: Shutterstock)

As proteções IP68 e IP67 são certificações que garantem a resistência dos aparelhos à água. Mas é bom saber que eles não deixam o celular totalmente à prova d’água, somente protegem contra contatos acidentais com a água, então nada de querer pular na piscina com ele, ok?!

Estas duas são as principais proteções encontradas nos celulares atualmente, e a IP68 é a mais resistente, podendo suportar que o aparelho fique submerso por 30 minutos a 1,5 metro de profundidade, além de ser resistente à poeira. Já a IP67 resiste à poeira e suporta imersão temporária, em até um metro de água por 30 minutos.

Mas é importante lembrar mais uma vez: mesmo com a certificação IP68, você não deve afundar o seu celular na água. Ela evita acidentes, como pegar chuva ou cair bebida. Mas, se você pular na piscina ou, principalmente, no mar, ele pode ser danificado. Para saber muito mais sobre isso, confira esta matéria que fala tudo sobre as certificações e confira também a nossa lista com os melhores celulares a prova d’água para ver o que tem no mercado de possibilidades.

Celular caiu na água? O que você não deve fazer

Listamos dicas do que não fazer se quiser salvar o seu celular em casos como esse

Como tirar água do celular: o que não fazer. (Foto: Shutterstock).
Como tirar água do celular: o que não fazer. (Foto: Shutterstock).

Talvez até mais importante do que as coisas que você deve fazer, saber as coisas que você não deve fazer, são fundamentais para conseguir recuperar o seu smartphone. Então antes de aprender como tirar água do celular, aprenda o que você deve evitar.

Celular caiu na água? Não ligue

Erro mais comum quando um celular cai na água, e que pode ser fatal para o smartphone, é ligar o aparelho logo que tirar dela. Ao ligar, os impulsos elétricos gerados, quando entram em contato com a água, podem causar curto, o que vai danificar as peças, podendo até mesmo afetar a placa. Então, nem pense em ligar!

Celular caiu na água? Não use secador de cabelo

Outro erro muito comum é o uso do secador de cabelo. O seu uso, principalmente se estiver muito quente, ou o uso prolongado, pode causar danos em outras partes do celular, como desfazer soldas ou danificar de forma permanente a sua tela. Outro erro, que pode causar os mesmos problemas, é deixar o aparelho no sol para secar, então evite as duas formas.

Celular caiu na água? Não use aspirador de pó

O uso do aspirador de pó é bem arriscado para um celular. Principalmente se ele for muito potente, pois pode acabar sugando algum conector ou botão, causando outros danos.

Como tirar água do celular? O que você deve fazer

Celular caiu na água? Veja dicas de que ações tomar!

Como tirar água do celular? O que você deve fazer (Foto: Shutterstock)
Como tirar água do celular? O que você deve fazer (Foto: Shutterstock)

Agora que já sabe o que não fazer, vamos te dar o passo a passo de como tirar água do celular. Mas, lembrando, que é uma espécie de primeiros socorros, em caso de emergência. Se for possível, dê preferência para levar o seu celular para uma assistência técnica especializada.

Celular caiu na água? Tire ele de lá urgente!

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer se o celular caiu na água é tirar ele de lá o mais rápido possível. Quanto mais tempo submerso, menos chances você tem de evitar os danos. E isso vale até mesmo se ele tiver caído no vaso sanitário, nesse momento, nada de "nojinho", hein... Use uma luva ou sacola plástica na mão e salve o celular urgente. A propósito, se o smartphone estiver conectado ao carregador, tire da tomada antes de encostar na água para evitar choques elétricos.

Celular caiu na água? Desligue ele rápido

Todas as dicas de como tirar água do celular só vão te ajudar se você, assim que tirar o aparelho da água, desligar ele na hora. E, se quando você pegar, ele já estiver desligado, nem pense em ligar. O simples fato de você ligar seu aparelho pode danificar sua placa.

Celular caiu na água? Tire chip, cartão de memória, bateria...

O próximo passo, também muito importante, é você tirar do celular tudo o que for possível. Se no seu smartphone for possível remover a bateria, você deve começar por ela, pois qualquer impulso elétrico causado pela bateria pode danificar compartimentos. Em seguida, parta para o chip e cartão de memória, fone de ouvido, tudo que seja possível retirar do aparelho.

Celular caiu na água? Retire o excesso de água

Como tirar água do celular? Seque ele bem (Foto: Shutterstock)
Como tirar água do celular? Seque ele bem (Foto: Shutterstock)

Agora que já tirou o celular da água, desligou, removeu o chip, cartão de memória e bateria, você deve tentar tirar o excesso que ficou no aparelho. Como tirar água do celular depois desses passos feitos? Primeiro, seque bem o aparelho com uma toalha macia e depois dê leves batidinhas - sem força - no smartphone, em uma superfície que não seja rígida, pode até mesmo ser na mão, para evitar que a tela ou outras peças sejam danificadas. Retire o máximo de excesso que for possível.

Celular caiu na água? Coloque o celular no arroz

Como tirar água do celular? O arroz é aliado (Foto: Shutterstock)
Como tirar água do celular? O arroz é aliado (Foto: Shutterstock)

Como tirar água do celular de forma eficaz? Coloque no arroz! É isso mesmo! O arroz absorve a umidade que ficou no aparelho. Você deve botar o aparelho em um pote, de preferência de vidro, e cobrir completamente com arroz. Agora é só deixar o pote em um local seco e ao abrigo do sol, e aguardar por 24 horas. Depois disso, é só ligar o aparelho e ver se o esforço valeu a pena.

Você pode substituir o arroz por sílica em gel, usado em caixas de areia de gatos. Ela também tem como princípio reter a umidade e pode salvar o celular.

Como tirar água do alto-falante do celular

Se você ligou o aparelho, e ele funcionou, mas na hora que foi escutar algum áudio, o som saiu um pouco abafado, parecendo que o alto-falante está molhado, não se preocupe, pois é possível resolver isso de uma forma fácil. Você só vai precisar baixar um aplicativo que toca um determinado som que gera uma vibração sonora. Essa vibração, em alguns casos, consegue extrair a água dos alto-falantes, funcionando como um ventilador.

Existem vários aplicativos com essa função, mas nós indicamos o Fix My Speakers para o Android, que você pode baixar por aqui, e o Sonic V, para iPhones, que você pode baixar na AppStore, neste link.

Tentei tirar água do celular e não funcionou. E agora?

Como agir se você tentou todos esses passos e segue com problemas

Se você seguiu todas as nossas dicas do tutorial de como tirar água do celular, e mesmo assim, ele não voltou a funcionar, a nossa sugestão é procurar o mais rápido possível por uma assistência técnica especializada. Se, mesmo levando na assistência, eles não conseguirem resolver, infelizmente, o único jeito será procurar um novo smartphone.

Agora que já sabe a importância das proteções IP67 e IP68, dê a preferência para celulares com estas certificações, como o Galaxy S21 e o iPhone 11, que têm proteção IP68, e o Galaxy A72 e o iPhone SE 2, que possuem a certificação IP67. E claro, mesmo com essas proteções, a prevenção é sempre o melhor remédio para evitar esses problemas. Temos um artigo com os melhores celulares resistentes à água para te ajudar em várias faixas de preço diferentes. Leia aqui!

Não ficou satisfeito com estes modelos? Não tem problema, confira as nossas listas e encontre o modelo ideal para você. Veja os melhores celulares de 2021, os mais vendidos ou, se o que busca é uma boa câmera, confira os celulares com a melhor câmera do momento. Se o foco é a bateria, veja os modelos com a bateria mais forte. E, por fim, falamos sobre aparelhos com bom custo-benefício de todas as faixas.

Decidiu o melhor modelo para você? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ele chegar no valor que pode pagar ou perto disso. Veja como abaixo!