Zoom indica em Celular e Smartphone

Como transferir arquivos entre seu celular e o computador

Saiba como conectar o celular e passar seus arquivos para o computador.

como transferir arquivos entre o celular e o computador, transferir arquivos do celular para PC
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Existem diversas formas de transferir arquivos entre o seu celular e o computador. As mais comuns são: o encaminhamento por e-mail, Bluetooth e o armazenamento em nuvem, que permite que você acesse qualquer tipo de conteúdo, por meio de aplicativos, tanto no smartphone quanto no computador.

Além destes, existem algumas tecnologias que auxiliam no compartilhamento de planilhas, apresentações, fotos e vídeos.

Para quem quer saber como passar arquivos para o computador, preparamos uma lista com as opções mais comuns e fizemos um passo a passo bem simples para te ensinar como se faz. Confira!

USB é a maneira mais comum de transferir arquivos

Se você está acostumado ao bom e "velho" cabo USB, vai conseguir passar todos os seus arquivos para o computador ou notebook de maneira rápida e fácil.

E o mais legal de tudo é que, através do cabo USB, você consegue transferir tanto arquivos do celular para o computador quanto do computador para o celular.

Em alguns casos você pode, até, aproveitar a tecnologia SuperSpeed USB, também conhecida como USB 3.0, presente em alguns dispositivos, que garante dar conta da transmissão de arquivos que a conexão comum não atende, como vídeos em alta definição, por exemplo.

Em todo o caso, por mais que o seu cabo USB seja o comum, a transferência de arquivos dessa maneira é garantida, mesmo que demore um pouco mais.

Veja como é simples:


1. Conecte o cabo no celular e no computador

2. Espere o PC reconhecer o dispositivo

Neste momento, uma janela vai abrir e você deve clicar em "Abrir pasta para exibir arquivos" ou, se a versão do Windows for mais recente, em "Toque para escolher o que acontece com este dispositivo".

Se você estiver conectando o celular pela primeira vez, provavelmente o sistema operacional vai pedir para instalar os drivers. Neste caso, basta seguir o passo a passo de instalação.

3. Acesse a pasta referente ao smartphone

Esta pasta aparece no computador como uma unidade móvel conectada, mais ou menos como um pen drive ou HD externo, por exemplo. Nela você vai encontrar todos os arquivos existentes no seu celular.

Como transferir arquivos entre o celular e o computador

4. Selecione e transfira os arquivos para a pasta desejada

Você só precisa selecionar os arquivos que quer passar para o PC e copiá-los para um novo destino.

5. Pronto! Seus arquivos serão transferidos para o PC

 

E se quiser saber como passar fotos do celular para o PC, o passo a passo é o mesmo. A diferença é que as fotos ficam em pastas chamadas DCIM (Digital Camera Images), dentro da unidade móvel conectada.

É importante lembrar que este passo a passo só funciona para dispositivos Android. Smartphones Apple fazem a transferência de arquivos através de um programa exclusivo.

Outras maneiras de transferir arquivos entre o seu celular e o computador

DLNA: para quem não quer saber de cabos

Uma transferência simples e sem cabos, é isso que promete a tecnologia DLNA. Estabelecida pela Sony, foi logo aderida por marcas como LG, Nokia, Samsung, entre várias outras.

A ideia é que arquivos sejam passados entre dispositivos sem usar fios, desde que estejam conectados em uma mesma rede Wi-Fi e relativamente próximos. Mas é essencial que os dois tenham a certificação necessária, por isso, se você ficou interessado em adquirir algum modelo de celular com DNLA, lembre-se de procurar o selo indicativo em sua embalagem e garantir que o seu PC ou notebook também tenha essa tecnologia.

NFC: transfere arquivos e transforma seu celular em uma carteira

Veja smartphones com NFC

Em um primeiro momento, a tecnologia NFC foi pensada para agilizar pagamentos em alguns estabelecimentos comerciais, como cinemas, teatros e lojas. Ao contrário do DNLA, que não exige tanta proximidade, para o NFC ser reconhecido é preciso que os aparelhos se encostem ou estejam bem próximos.

Além de serem usados para realizar compras em alguns lugares do mundo, celulares com NFC ainda reconhecem códigos visuais, conhecidos como tags, que podem ter mais conteúdo sobre um determinado assunto ou trazer um comando, como iniciar uma lista de reprodução dentro do seu smartphone. Mas seu uso mais popular é mesmo o compartilhamento de arquivos entre outros celulares e computadores.

MHL: o conteúdo do seu smartphone em alta definição

Voltado para a interação entre dispositivos móveis e aparelhos com tela HD, celulares com MHL estão conquistando espaço, e essa tecnologia já pode ser vista em alguns smartphones. O MHL garante qualidade de áudio e imagem ao transferir vídeos e fotos, por exemplo, para o seu computador ou notebook com tela de alta definição.

 

Com todas essas dicas, deu para perceber que há muitas maneiras de transferir vários dos seus arquivos do celular para o PC. É legal também lembrar que algumas dessas conexões também são compatíveis com vários modelos de TV Full HD ou mesmo TVs 4K, uma ótima maneira de ver todo o conteúdo do seu celular em uma tela grande, com altíssima qualidade de imagem.

Quer conhecer outros produtos? Então continue no Zoom e compare preços, para mandar bem na hora da compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone